Hamilton vence duelo com Rosberg e volta das férias como antes: com pole-position do GP da Bélgica
Lewis Hamilton voltou do recesso de quatro semanas disposto a pavimentar de vez seu caminho rumo ao tri mundial. E a sua campanha começou da melhor forma, com a pole-position do GP da Bélgica depois de vencer uma batalha com Nico Rosberg. Felipe Nasr foi eliminado ainda no Q1 e o xará Felipe Massa larga em sexto
Em 11 etapas, nada menos que dez poles. O aproveitamento de Lewis Hamilton continua excepcional na temporada depois do retorno da F1 após quatro semanas de férias. Disposto a mostrar sua força rumo ao tricampeonato, o britânico não deu chances a Nico Rosberg e venceu o duelo interno da Mercedes contra o alemão para assegurar a sexta pole consecutiva em 2015 neste sábado (22), em Spa-Francorchamps, ao anotar 1min47s197, muito além dos 1min47s655 do companheiro de Mercedes. Resta a Rosberg a chance de largar na primeira fila do grid do GP da Bélgica, lado a lado com o maior rival na briga pelo título.
Os brasileiros viveram sentimentos distintos no fim de semana. Felipe Nasr deu até pinta de que poderia brigar por um bom lugar no grid, mas foi eliminado ainda no Q1. Mas Felipe Massa avançou à superpole e garantiu uma vaga no rol dos dez primeiros do alinhamento inicial, em sexto lugar.
Relacionadas
Valtteri Bottas surpreendeu com uma ótima terceira posição em Spa-Francorchamps, mostrando que os tempos aferidos pela Williams na sexta-feira realmente não refletiam a realidade. Bottas larga ao lado do surpreendente Sergio Pérez, que conseguiu com a Force India seu melhor grid do ano.
Daniel Ricciardo conseguiu um promissor quinto lugar no grid e vai abrir a terceira fila ao lado de Massa. Destaque também para a boa performance de Pastor Maldonado, sétimo. O venezuelano foi superado por Romain Grosjean, mas o franco-suíço, punido por uma troca de câmbio, perdeu cinco posições e vai largar em nono, atrás de Sebastian Vettel, que decepcionou em Spa-Francorchamps. Carlos Sainz Jr. fecha o rol dos dez primeiros.
Confira como foi o treino classificatório do GP da Bélgica de F1:
Hamilton ou Rosberg? Era a grande questão sobre quem seria o pole-position do GP da Bélgica, o primeiro da temporada depois do providencial recesso de quatro semanas durante o verão europeu. Nico liderou os dois primeiros treinos livres, mas o bicampeão do mundo começou o sábado em melhor forma e não tomou conhecimento do companheiro de equipe. A única certeza era que a posição de honra do grid de largada teria a cor prateada.
Assim, outras questões pairavam: quem seria a segunda força? Ferrari ou Red Bull? E a Williams? Voltaria à velha boa forma nos circuitos de alta, deixando para trás um começo de fim de semana complicado? As perguntas começaram a ser respondidas com o acender da luz verde às 14h em ponto no horário local em Spa-Francorchamps para os 18 minutos de Q1.
Mercedes sobra; Nasr faz companhia às duplas de McLaren e Manor e cai no Q1
No início da classificação, as equipes optaram pelo uso de pneus médios para as primeiras voltas rápidas. Foi de Bottas o primeiro tempo cronometrado do Q1, 1min50s195, marca que seria facilmente batida posteriormente pelas Mercedes de Hamilton e Rosberg. Lewis cravou 1min49s577, mas em seguida foi a vez de o alemão mostrar serviço ao anotar 1min49s498. Vettel conseguiu se colocar em terceiro, enquanto Bottas vinha em quarto e Carlos Sainz Jr. aparecia numa ótima quinta colocação, à frente do igualmente muito positivo tempo de Felipe Nasr, sexto. Mas o brasileiro não conseguiu melhorar sua marca posteriormente, o que comprometeria sua permanência na sessão.
Na volta seguinte, Nico melhorou ainda mais seu tempo ao registrar 1min49s498, 0s079 à frente de Hamilton. No outro extremo da tabela, a McLaren seguia com seu calvário e via seus dois pilotos, Button seguido por Alonso, só à frente da fraquíssima dupla da Manor Marussia. E Massa só foi à pista bem depois, já que a Williams teve de reprogramar seu carro nos primeiros minutos do Q1.
Com pouco mais de sete minutos para o desfecho do Q1, boa parte dos pilotos deixou os boxes com pneus macios. Naturalmente, as marcas cairiam sensivelmente. Pérez, com a boa Force India, subiu para primeiro, conseguindo bater com propriedade a dupla da Ferrari, com Vettel vindo à frente de Räikkönen. Rosberg havia caído para sexto e Hamilton para sétimo, mas naturalmente voltariam ao topo. Detalhe: com pneus médios, trucidando a concorrência. Aí foi a vez de Lewis superar o rival em 0s015 para assumir a ponta.
Restava ver quem seria o eliminado do treino ao lado das duplas de McLaren e Manor. E o 'degolado' da vez foi Nasr. O brasileiro ficou a apenas 1s044 do tempo de Lewis. Na 'bacia das almas', Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. melhoraram suas marcas, assim como Valtteri Bottas, todos ameaçados pela degola. Assim, o novato, que completou 23 anos na última sexta-feira, encerrou sua participação no treino classificatório deste sábado. Massa se garantiu no Q2 em 14º.
'Rei de Spa', Räikkönen enfrenta pane e larga só em 15º; Massa vai ao Q3
A Mercedes liberou Hamilton de volta à pista com pneus macios novos. Mas o britânico teve de lidar com outro problema, uma vez que estava sem a telemetria do seu carro nas primeiras voltas no Q2. Contudo, sem qualquer problema, Lewis avançou para a ponta com 1min48s024. Entretanto, Rosberg deu o troco na sequência, indicando uma bela batalha no desfecho da classificação. O anotou anotou 1min47s955.
Aí o treino foi interrompido com bandeira vermelha com 8min24s restantes para o fim do Q2. A Ferrari de Räikkönen ficou parada na Stavelot, numa posição bem perigosa, devido a uma quebra bastante estranha no câmbio: "Alguma coisa quebrou", disse Kimi, via rádio. Via Twitter, a Ferrari informou que a falha foi devido a uma perda da pressão do óleo. Assim, o finlandês, 'Rei de Spa', vai largar apenas em 15º e terá de fazer uma corrida de recuperação no domingo.
O treino classificatório foi retomado pouco depois. Ainda havia tempo de sobra para boas voltas rápidas. Apenas sete pilotos — Rosberg, Hamilton, Pérez, Hülkenberg, Massa, Bottas e Ericsson — tinham tempos registrados no Q2. Com pneus macios novos, Valtteri foi o primeiro a deixar os boxes de Spa para a retomada da segunda parte da sessão.
Já Verstappen, como já terá de cumprir uma punição de dez posições no grid, nem sequer saiu dos boxes, optando por poupar pneus para a corrida. Hamilton e Rosberg, tranquilos e garantidos no Q3, sequer se arriscaram. Aos outros, restava a briga por oito vagas na fase final da classificação. Antes da última tentativa de cada piloto, Massa ocupava o terceiro lugar.
Mas Vettel estabeleceu a realidade ao se colocar no top-3, só atrás dos carros da Mercedes. Pérez, aproveitando a ótima performance do motor Mercedes e do carro da Force India, assegurou o quarto tempo, colocando Massa em quinto. Ainda assim, uma boa colocação por parte do brasileiro. A dupla da Lotus, também com um ótimo rendimento das unidades de força da Mercedes, se garantiram no Q3 com Maldonado em sexto e Grosejan em sétimo. Ricciardo, Bottas e Sainz Jr. também subiram para a superpole em Spa.
Surpresa foi a eliminação de Nico Hülkenberg, que vinha bem ao longo do treino, mas não encontrou a melhor volta no Q2, ficando só em 11º, à frente de Daniil Kvyat. Dentre os que aferiram tempo neste segmento da classificação, Ericsson ficou em 13º e último lugar, formando uma fila da Escandinávia, largando ao lado de Räikkönen.
Dupla da Mercedes protagoniza esperado duelo pela pole em Spa
Sem tempo a perder, Hamilton e Rosberg deixaram logo os boxes para o começo dos 12 minutos de Q3 na Bélgica. Eram, sem dúvida, os protagonistas da briga pela pole, enquanto aos coadjuvantes restava a luta pela melhor posição possível no grid em Spa-Francorchamps.
Hamilton abriu a disputa com o melhor tempo ao anotar 1min47s449, mais de 0s4 em relação a Rosberg. Contudo, os dois pilotos estavam usando pneus macios usados. Bottas vinha em um bom terceiro lugar, seguido por Massa e Ricciardo, fechando o quinto lugar.
Mas na hora da decisão, Hamilton mostrou que não é o grande favorito ao título por acaso. Lewis destruiu Rosberg ao marcar 1min47s197 para assegurar a décima pole da temporada. Destaque para a ótima colocação de Bottas, que se colocou em terceiro lugar. O finlandês vai formar a segunda fila do grid ao lado do ótimo Pérez, numa grande campanha da Force India em Spa-Francorchamps. Felipe Massa larga apenas em sexto lugar.
F1, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:47.197 | 16 | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:47.655 | +0.458 | 17 | |
3 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:48.537 | +1.340 | 19 | |
4 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:48.599 | +1.402 | 16 | |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:48.639 | +1.442 | 17 | |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:48.685 | +1.488 | 15 | |
7 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:48.754 | +1.557 | 17 | |
8 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:48.825 | +1.628 | 17 | |
9 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | P +5 | 1:48.561 | +1.364 | 17 |
10 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:49.771 | +2.574 | 12 | |
11 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:49.121 | +1.924 | 12 | |
12 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:49.228 | +2.031 | 11 | |
13 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:49.586 | +2.389 | 12 | |
14 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 8 | |||
15 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:49.952 | +2.755 | 6 | |
16 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:52.948 | +5.751 | 6 | |
17 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:53.099 | +5.902 | 7 | |
18 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | P +10 | 10 | ||
19 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | P +50 | 1:50.978 | +3.781 | 6 |
20 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | P +55 | 1:51.420 | +4.223 | 6 |
TEMPO 107% | Q1 | 1:56.532 | ||||||
RECORDE | JARNO TRULLI | ITA | TOYOTA | 1:44.503 | 29/08/2009 | |||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:47.263 | 30/08/2009 |