Hamilton usa ‘fator casa’ e lidera primeiro treino livre marcado por teste da versão 2 do Halo em Silverstone
Lewis Hamilton parece ter usado o fator casa para voar em Silverstone nesta sexta-feira (8). O tricampeão foi mais rápido que Nico Rosberg e fechou na ponta o primeiro embate entre os dois depois do incidente na Áustria. O primeiro treino livre para o GP da Inglaterra também viu um novo teste de pista da versão 2 do Halo
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Usando bem o ‘fator casa’, Lewis Hamilton foi mais rápido que Nico Rosberg no primeiro embate entre os dois protagonistas da temporada 2016 depois do polêmico incidente entre ambos, na semana passada, na volta final da corrida na Áustria. A diferença, é bem verdade, foi pequena. Apenas 0s033 separaram os dois rivais da Mercedes. Mas, mais impressionante que isso, foi a vantagem que os dois impuseram frente aos demais adversários em comum.
Entre os brasileiros, Felipe Massa viveu uma sessão apagada com a Williams e terminou apenas em 14º, três posições à frente do compatriota Felipe Nasr.
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Se a Mercedes foi o centro das atenções ontem, a Ferrari roubou a cena na manhã desta sexta-feira (8) em Silverstone. Pouco depois de anunciar a renovação de contrato de Kimi Räikkönen, a equipe italiana decidiu novamente testar a segunda versão do Halo nos primeiros minutos do treino que abriu as atividades da F1 para o GP da Inglaterra. E dentro daquilo que já se esperava, o time instalou a peça revisada no carro de Sebastian Vettel, que completou apenas uma volta de instalação.
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E como de praxe, a Mercedes não demorou muito para se colocar na frente. Nico Rosberg, é verdade, foi o primeiro a aparecer como líder, mas logo foi superado pelo colega Lewis Hamilton. Ambos andando com os compostos de risca branca. E o tricampeão alcançou uma liderança sólida ao virar 1min32s478 ainda na primeira parte da sessão. A marca ainda era 0s167 mais veloz que o tempo do alemão.
Com 20 minutos para o fim, Rosberg retomou as atividades. Andando com pneus médios usados de oito voltas, o líder do campeonato deu início ao trabalho de simulação do ritmo de corrida. Por isso, passou a andar quase 1s4 mais lento que seu tempo mais rápido. Hamilton, obviamente, seguiu o companheiro na mesma estratégia.
As demais equipes também seguiram os bicampeões e passaram jpa a trabalhar em simulação de corrida, alterando os compostos de pneus. Por isso, pouca coisa mudou na tabela de tempos. Ainda assim, vale destacar que a Sauber conseguiu ajeitar a tempo o carro de Marcus Ericsson, que passou boa parte da sessão nos boxes.
A McLaren, depois de figurar no top-3, acabou caindo na classificação depois do uso dos pneus macios por suas rivais mais diretas. A Williams, por outro lado, viveu uma sessão apagada. Felipe Massa terminou apenas em 14º, uma posição atrás de seu companheiro Valtteri Bottas. Felipe Nasr foi o 17º nesta sessão inicial com a Sauber.
No fim, Hamilton ficou mesmo em primeiro, com Rosberg em segundo – este ainda enfrentou um problema de combustível e ERS na parte final da sessão. Nico Hülkenberg fechou em terceiro.
F1 2016, GP da Inglaterra, Silverstone, Treino livre 1:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:31.654 | 30 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:31.687 | +0.033 | 34 |
3 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:32.492 | +0.838 | 30 |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:32.501 | +0.847 | 20 |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:32.773 | +1.119 | 30 |
6 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:33.039 | +1.385 | 28 |
7 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:33.202 | +1.548 | 22 |
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:33.235 | +1.581 | 30 |
9 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:33.446 | +1.792 | 19 |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:33.527 | +1.873 | 22 |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:33.738 | +2.084 | 20 |
12 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:34.132 | +2.478 | 24 |
13 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:34.263 | +2.609 | 38 |
14 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:34.456 | +2.802 | 34 |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:34.547 | +2.893 | 24 |
16 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:34.787 | +3.133 | 29 |
17 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:34.805 | +3.151 | 21 |
18 | 50 | CHARLES LECLERC | MON | HAAS FERRARI | 1:35.869 | +4.215 | 26 |
19 | 20 | ESTEBAN OCON | FRA | RENAULT | 1:35.980 | +4.326 | 31 |
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:36.003 | +4.349 | 19 |
21 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:36.136 | +4.482 | 25 |
22 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:36.647 | +4.960 | 29 |
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