Hamilton supera problema, Räikkönen e Rosberg para liderar sexta-feira na Malásia. Massa é sexto
Lewis Hamilton ignorou o tempo perdido com o contratempo no motor de seu carro nesta sexta-feira (27) em Sepang. Quando teve a chance de voltar à pista, foi novamente perfeito, cravando o melhor tempo do dia no segundo treino livre para o GP da Malásia. A Ferrari ficou perto com Kimi Räikkönen, enquanto Felipe Massa foi o sexto. Felipe Nasr terminou a sessão em 12º
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Se pela manhã Nico Rosberg soube bem como tirar proveito do contratempo mecânico de seu companheiro de Mercedes, a tarde a história foi contada de forma diferente. A equipe alemã trabalhou rápido para resolver a falha no sistema de admissão do motor do carro do bicampeão e conseguiu mandá-lo à pista com tempo para bater colega.
Hamilton só pôde sair com os pneus médios – a versão mais macia deste fim de semana – nos 20 minutos finais e não desperdiçou a oportunidade. Para assegurar a liderança do dia, o britânico cravou 1min39s790. Lewis foi o único a virar abaixo de 1min40s.
E quem terminou mais próximo do líder do campeonato? Errou quem disse Rosberg. A Ferrari surpreendeu de novo e colocou um rápido Kimi Räikkönen em segundo, ‘apenas’ 0s373 atrás do piloto prateado. Aliás, os ferraristas estiveram por boa parte do tempo na ponta de cima da lista de tempos, e o finlandês liderava no momento em Hamilton decidiu andar de verdade.
Logo atrás do trio surgiu a Red Bull. O russo Daniil Kvyat foi o quarto mais veloz, andando também na casa de 1min40s346.
Pelos lados da McLaren, a sessão foi mais complicada à tarde. Fernando Alonso, que chegou a escapar da pista na parte final das atividades, foi o 16º, uma posição melhor que Jenson Button.
Confira como foi o segundo treino livre da F1 para o GP da Malásia
Dito isso, a imagem que abriu os trabalhos do TL2 foi a de Fernando Alonso. Sorridente, o espanhol, que retorna ao cockpit da McLaren, bateu um papo rápido e descontraído com o pessoal da Ferrari no pit-lane. Mas enquanto o bicampeão ainda se preparava para as atividades vespertinas, o novato Will Stevens foi o primeiro a deixar os pits com a Manor Marussia. Kimi Räikkönen saiu na sequência.
E Stevens logo já registrou a primeira volta cronometrada da sessão. O inglês abriu os trabalhos em 1min46s705, menos de um décimo pior do que sua melhor marca pela manhã.
Também na pista, Räikkönen iniciou seus giros cronometrados. E logo surgiu na ponta da tabela, com 1min41s002, impondo 5s2 para a pequena Manor. O finlandês, entretanto, acabou sendo batido por Sebastian Vettel, que deixou rapidamente os boxes nesses primeiros minutos de sessão.
As imagens da F1 em Sepang
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Max Verstappen, Marcus Ericsson, Romain Grosjean e Nico Hülkenberg também se juntaram aos ferraristas e já começaram a se posicionar na tabela. Daniel Ricciardo, Pastor Maldonado e Carlos Sainz Jr. saíram logo em seguida.
Enquanto isso, o tetracampeão da Ferrari já virava em 1min40s652, aumentando para 0s3 a vantagem para o companheiro de equipe. A ordem provisória era: Vettel, Räikkönen, Ricciardo, Verstappen, Sainz, Ericsson, Alonso, Maldonado, Sergio Pérez, Grosjean, Hülkenberg e Stevens.
Nesse meio tempo, a Lotus de Maldonado apresentou um problema com a carenagem lateral, que quase se desprendeu totalmente do carro. O incidente obrigou o venezuelano voltar rápido para os boxes.
Na pista, Felipe Massa e Felipe Nasr, agora de volta ao cockpit da Williams, já faziam suas primeiras voltas cronometradas. Valtteri Bottas seguiu os dois xarás, logo à frente de Nico Rosberg. Lewis Hamilton ainda seguia parado, aguardando o trabalho dos mecânicos em seu carro.
Daí que o alemão da Mercedes logo foi lá se colocar na ponta, com 1min40s438, apenas dois décimos melhor que Vettel. Räikkönen ainda era o terceiro, uma posição melhor que Bottas. Massa já havia se colocado em quinto. Já Nasr aparecia em 12º. Pelos lados da McLaren, Alonso detinha o 11º tempo, enquanto Button vinha duas colocações atrás.
Pouco antes de voltar aos boxes, Rosberg ainda teve tempo de cravar 1min40s282 e ampliar para 0s370 a distância para a Ferrari de Vettel. Kimi vinha 0s7 atrás, enquanto Bottas era mais de 1s mais lento. Massa, 1s2 atrás do líder, continuava na pista. Como de costume, todos os tempos dessa primeira parte da sessão foram feitos em cima dos pneus duros.
Só que o plano ferrarista foi logo interrompido por uma rodada de Roberto Merhi. O espanhol da Manor escapou na curva 11 e ficou parado na brita. Por causa do resgate, a direção de prova acionou a bandeira vermelha.
A paralisação durou cerca de dez minutos. Quando a bandeira verde foi novamente agitada, a Mercedes tratou de mandar Hamilton de volta à pista, depois de um trabalho hercúleo no carro do inglês. A Ferrari, em seguida, devolveu seus dois pilotos calçados com os pneus médios. Lewis foi ainda com os duros.
Aí, enquanto Kimi já cravava o melhor tempo com 1min40s163, Vettel se via ao contrário na mesma curva que vitimou Merhi. O tetracampeão, entretanto, teve mais sorte e conseguiu retornar à pista. Nesse tempo, Rosberg saiu com os médios, assim como Bottas.
Mas não demorou para Hamilton finalmente sair com os pneus médios. Restavam pouco mais de 25 minutos para o fim, quando o inglês deixou os boxes e iniciou o seu stint com os compostos mais rápidos.
Logo em seguida, o treino entrou na fase das simulações de corrida, avaliação dos dois tipos de pneus com tanque cheio e vazio. Ou seja, ninguém mais melhorou as marcas.
Assim sendo, o TL2 malaio terminou com Hamilton como o tempo mais veloz do dia, seguido pela surpreendente Ferrari de Räikkönen. Nico Rosberg ficou mesmo em terceiro, quase meio segundo atrás de Lewis.
Agora, os pilotos voltam à pista apenas neste sábado, para mais um treino livre e a classificação, que vai definir o grid de largada.
F1, GP da Malásia, Sepang, Treino livre 2:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:39.790 | 16 | |
2 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:40.163 | +0.373 | 29 |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:40.218 | +0.428 | 26 |
4 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:40.346 | +0.556 | 17 |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:40.450 | +0.660 | 21 |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:40.560 | +0.770 | 27 |
7 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:40.652 | +0.862 | 29 |
8 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:41.220 | +1.430 | 30 |
9 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:41.261 | +1.471 | 30 |
10 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:41.799 | +2.009 | 8 |
11 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:41.877 | +2.087 | 15 |
12 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:41.988 | +2.198 | 20 |
13 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:42.242 | +2.452 | 24 |
14 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:42.291 | +2.501 | 31 |
15 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:42.330 | +2.540 | 28 |
16 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:42.506 | +2.716 | 25 |
17 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:42.637 | +2.847 | 24 |
18 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:42.948 | +3.158 | 7 |
19 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:45.704 | +5.914 | 12 |
20 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:47.229 | +7.439 | 6 |
TEMPO 107% | TL2 | 1:46.775 | +6.985 | ||||
RECORDE | FERNANDO ALONSO | ESP | RENAULT | 1:32.582 | 19/3/2005 | ||
MELHOR VOLTA | JUAN PABLO MONTOYA | COL | WILLIAMS BMW | 1:34.223 | 21/3/2004 |
Nada faz pensar que a Mercedes não vá repetir a dobradinha vista no GP da Austrália deste ano ou mesmo o resultado do GP da Malásia de 2014, e com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg.
A briga pelo lugar que sobra do pódio fica entre Ferrari e Williams, com vantagem para Sebastian Vettel. Se a chuva vier, só assim, as coisas podem mudar na segunda etapa do campeonato em Sepang.
A Williams agora tem um piloto reserva, depois que viu a necessidade de contar com alguém na função. O alemão Adrian Sutil foi anunciado como o substituto imediato de Valtteri Bottas e Felipe Massa na equipe de Grove. Sutil está na F1 desde 2007, quando estreou pela equipe Spyker. Seguiu nela após a mudança de nome para Force India e defendeu a Sauber na temporada 2014, sendo dispensado para dar lugar a Felipe Nasr e Marcus Ericsson em 2015.
TESÃO DE JOVENS
Os dois já são veteranos. Um tem os primeiros fios grisalhos e outro passou dos 40. Mas os dois seguem firmes e fortes na Indy e usam a idade como um grande fator positivo. Helio Castroneves e Tony Kanaan prometem a mesma disposição dos tempos em que começaram na Indy para conquistarem o título da temporada 2015. E os dois estão nas duas melhores equipes possíveis: a Penske e a Ganassi, respectivamente.