Hamilton sobra no molhado circuito da China e garante terceira pole em 2014. Massa sai em sexto
Lewis Hamilton se mostrou supremo em Xangai, tanto com pista seca quanto molhada, e neste sábado (19) cravou a terceira pole-position de 2014. Daniel Ricciardo é que vai dividir com o inglês a primeira fila. Felipe Massa vai sair em sexto
Supremo. Assim Lewis Hamilton se mostrou em Xangai. O inglês da Mercedes foi o mais rápido em todas as situações na pista chinesa até o momento neste fim de semana. Com ou sem chuva, Hamilton sempre esteve na frente e, quando foi para valer mesmo, o campeão de 2008 não deu chances. Neste sábado (19), Lewis cravou a terceira pole-position de 2014, com folga para os rivais. E, dado o desempenho avassalador, o britânico é aposta certa para a vitória neste domingo de Páscoa.
A segunda posição do grid terá a presença de um encantador Daniel Ricciardo. Muito rápido no molhado, o piloto da Red Bull se mostra cada vez mais confortável na equipe campeã e hoje garantiu um importante segundo posto, aproveitando todas as chances que a pista molhada proporciona quando não se tem o melhor equipamento.
Relacionadas
Também é justo dizer que Sebastian Vettel lutou até o fim e acabou premiado com o terceiro lugar. A segunda fila terá Nico Rosberg em quarto, sendo a pior posição de largada da Mercedes em 2014. Fernando Alonso ainda pôs a Ferrari em quinto.
Felipe Massa também foi outro que teve de batalhar por um resultado decente com chuva. E conseguiu. O brasileiro da Williams sai em sexto, à frente do colega Valtteri Bottas. Nico Hülkenberg, Jean-Éric Vergne e um impressionante Romain Grosjean completaram os dez melhores do grid chinês.
A chuva que atingiu a pista de Xangai na manhã deste sábado (19) surgiu com maior intensidade à tarde e marcou o início da definição do grid — aliás, pista molhada tem sido uma constante neste início de temporada da F1. Três dos quatro treinos classificatório foram disputados com chuva em 2014. Por isso, quando a luz verde autorizou o começou do Q1, uma fila de carros deixou os pits, liderada por Jules Bianchi, Max Chilton, Marcus Ericsson, Kamui Kobayashi e Adrian Sutil. Logo, todos já seguiram o exemplo.
Enquanto todos faziam o reconhecimento das condições do asfalto, a Lotus informava que Pastor Maldonado não teria condições de participar do treino por conta do de um problema de motor. O venezuelano, de qualquer maneira, vai ter de cumprir a punição pelo acidente com Esteban Gutiérrez na prova do Bahrein. Os comissários decidiram que o piloto vai perder cinco posições no grid por causa da batida com o mexicano.
Na pista, a chuva não dava trégua e fazia muita gente boa escapar do traçado, como Sebastian Vettel e Nico Rosberg. Ainda assim, foi o líder do campeonato que surgiu na ponta nos primeiros instantes do Q1, com 1min56s351, 0s099 melhor que o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton. E é evidente que, com tanta água, todos registraram tempos com pneus para pista muito molhada.
Vettel já era o terceiro, seguido por Fernando Alonso e Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Felipe Massa e Kimi Räikkönen. Na ponta debaixo da tabela, a briga para passar ao Q2 estava entre os dois carros da Sauber, com Sutil em 16º, à frente de Gutiérrez.
Com quatro minutos para o fim, Seb virou 1min55s926 e saltou para primeiro, quase meio segundo melhor que Rosberg e Hamilton. Pouco tempo depois, alguns pilotos tentaram voltar com os pneus intermediários. O primeiro a sair foi Bianchi. Hülkenberg, Chilton e Gutiérrez seguiram o exemplo do francês.
Nesse meio tempo, Hamilton veio com 1min55s516 e assumiu a liderança da tabela. Massa também melhorou nesse minuto final de Q1 e subiu para quinto. Mas ficaria ali pouco tempo. Já com intermediários, Bottas foi para quinto, quase que ao mesmo tempo que Hülkenberg virara o segundo melhor tempo.
A ordem, então, dos 16 melhores era: Hamilton, Hülkenberg, Vettel, Rosberg, Ricciardo, Massa, Bottas, Alonso, Daniil Kvyat, Magnussen, Jean-Éric Vergne, Jenson Button, Sutil, Kimi Räikkönen, Sergio Pérez e Romain Grosjean. Gutiérrez, Kobayashi, Bianchi, Ericsson, Chilton e Maldonado acabaram limados nesta primeira peneira.
Q2 com menos água
Sutil foi o primeiro a sair para a segunda fase da classificatória. O alemão da Sauber foi seguido por Alonso, Rosberg e Hamilton. Todos com pneus intermediários, evidenciando a melhora nas condições da pista chinesa.
1min58s188 foi o tempo da volta de Adrian. Mas a marca estava muito longe da realidade, já que Rosberg veio com 1min55s613. E Hamilton foi ainda melhor, com 1min54s200. Ricciardo, Alonso, Bottas, Grosjean, Räikkönen, Kvyat, Magnussen e Vergne completavam os dez primeiros. Massa era apenas o 13º.
Quando a fase intermediária do treino atingiu os cinco minutos finais, Vettel saltou para segundo, 0s688 pior que Lewis. Rosberg vinha em terceiro, 1s atrás. Enquanto isso, Massa lutava para entrar no top-10.
Felipe, na verdade, vinha em uma boa volta, mas acabou errando na parte final. Sem demora, o brasileiro da Williams iniciou uma penúltima tentativa na sequência, na busca pelo Q3. E teve sucesso, ao virar a nona melhor marca. A volta derradeira nem foi tão necessária, já que os rivais mais próximos, Button e Räikkönen, não conseguiram melhorar suas marcas.
Assim, os classificados para a disputa da pole foram: Hamilton, Vettel, Rosberg, Ricciardo, Alonso, Bottas, Grosjean, Vergne, Massa e Hülkenberg. Räikkönen ficou em 11º, à frente de Button, Kvyat, Sutil, Magnussen e Pérez.
As melhores imagens deste sábado da F1 na China | |
A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO | |
A programação do automobilismo do fim de semana |
Q3 e a pole anunciada de Hamilton
Foi debaixo de mais chuva que o Q3 teve início, e Sebastian Vettel foi quem primeiro ganhou a pista. Hamilton e Alonso vieram logo atrás. Bottas já seguia os três campões, assim como Rosberg. Ricciardo também veio, seguido por Vergne e Hülkenberg. A maioria com pneus intermediários. O finlandês da Williams, o francês da Toro Rosso e o alemão da Force India saíram com pneus azuis.
Seb, então, cravou 1min54s981 e abriu a tabela da terceira fase na classificação. Mas ao que parece a primeira posição tem outro dono na China: Lewis Hamilton assinalou logo em seguida 1min54s348. A lista mostrava a seguinte ordem: Hamilton, Vettel, Rosberg, Ricciardo, Alonso, Massa, Bottas, Vergne, Hülkenberg e Grosjean.
Aí vieram as trocas de pneus e as tentativas derradeiras. Ricciardo foi o destaque dessa parte final da sessão. O jovem australiano chegou a causa certa apreensão na Mercedes, mas acabou mesmo em segundo, com 1min54s455. Hamilton, entretanto, já virava 1min53s860, marca que garantiu a ele a terceira pole no ano.
Rosberg bem que tentou no fim. Acabou rodando em plena reta principal e precisou se contentar com o quarto lugar, atrás de um danado Vettel. Alonso assegurou o quinto posto, enquanto Felipe Massa se colocou em sexto.
A corrida na China começa neste domingo às 4h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo ao vivo e em tempo real.
á a Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Mas corra: as vagas estão acabando! Veja aqui:
F1, GP da China, Xangai" target="_blank">Xangai, grid de largada:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:53.860 | 21 | ||
2 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:54.455 | +0.595 | 23 | |
3 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:54.960 | +1.100 | 23 | |
4 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:55.143 | +1.283 | 22 | |
5 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:55.637 | +1.777 | 21 | |
6 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:56.157 | +2.297 | 24 | |
7 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:56.282 | +2.422 | 24 | |
8 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:56.366 | +2.506 | 23 | |
9 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:56.773 | +2.913 | 23 | |
10 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:57.079 | +3.219 | 22 | |
11 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:56.860 | +3.000 | 17 | |
12 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:56.963 | +3.103 | 17 | |
13 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:57.289 | +3.429 | 18 | |
14 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:57.393 | +3.533 | 17 | |
15 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:57.675 | +3.815 | 17 | |
16 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:58.264 | +4.404 | 17 | |
17 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:58.988 | +5.128 | 8 | |
18 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:59.260 | +5.400 | 10 | |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:59.326 | +5.466 | 10 | |
20 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 2:00.646 | +6.786 | 10 | |
21 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 2:00.865 | +7.005 | 10 | |
22 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | P +5 | |||
TEMPO 107% | Q1 | 2:03.602 | +9.742 | |||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/2004 | |||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/2004 |