Hamilton passa Rosberg na largada, fatura vitória categórica na Hungria e vira novo líder da temporada 2016

Lewis Hamilton passou Michael Schumacher e se tornou o maior vencedor da história do GP da Hungria. A quinta conquista em Budapeste veio após superar Nico Rosberg na largada. Daí em diante, o britânico partiu para finalmente assumir a liderança do campeonato pela primeira vez nesta temporada. Daniel Ricciardo fechou o pódio em Budapeste num domingo pra lá de apagado dos brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Demorou nada menos que 11 corridas, mas finalmente Lewis Hamilton é o líder da temporada 2016 do Mundial de F1. O tricampeão do mundo faturou uma vitória categórica na tarde deste domingo (24) no GP da Hungria depois de superar Nico Rosberg logo na largada. Daí em diante, o britânico foi soberano e jamais chegou a sofrer uma ameaça de ultrapassagem por parte do rival em Hungaroring. Nem mesmo no fim de uma corrida bastante modorrenta Nico conseguiu esboçar uma tentativa de ganhar a liderança. Assim, Lewis deixa a Hungria como o maior vencedor da prova e superou Michael Schumacher ao alcançar cinco conquistas em solo magiar e, de quebra, abriu seis pontos de frente para Rosberg ao somar 192 pontos contra 186 do alemão.

Daniel Ricciardo colocou a Red Bull e voltou ao pódio na temporada. Os taurinos fecharam no top-3 pela terceira corrida consecutiva e só não passaram a Ferrari porque Sebastian Vettel conseguiu superar Max Verstappen e terminou em quarto lugar. O holandês resistiu ao melhor ritmo da Ferrari de Kimi Räikkönen e foi o quinto, seguido pelo nórdico. A McLaren voltou a pontuar e terminou em sétimo lugar com Fernando Alonso, enquanto Carlos Sainz foi o oitavo com a Toro Rosso. Valtteri Bottas somou dois pontos com a Williams e fechou em nono, num estrago que só não foi maior porque a melhor Force India terminou só em décimo lugar com Nico Hülkenberg.

Os brasileiros foram bem discretos neste domingo em Hungaroring. O melhor colocado foi Felipe Nasr, que teve dificulades com o ritmo de corrida da Sauber e terminou apenas em 17º. Felipe Massa terminou atrás do compatriota. Depois de enfrentar problemas com o sistema de direção do FW38 antes de sair para o grid de largada, o piloto da Williams partiu em 18º lugar e terminou a prova justamente nesta posição.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Hamilton assumiu a ponta da corrida na largada e jamais foi superado por Rosberg na Hungria (Foto: Getty Images)

Saiba como foi o GP da Hungria de F1

O 'pulo do gato' de Hamilton foi na largada. Lewis tracionou melhor que Rosberg e fez a primeira curva já como líder. A Red Bull ameaçou com Ricciardo, que se colocou por fora e chegou até mesmo a passar o alemão, que acabou recuperando o segundo lugar. Verstappen vinha em quarto lugar, com Vettel mantendo o quinto e Alonso logo atrás depois de ter ultrapassado o compatriota Sainz Jr. Massa, que enfrentou problemas no sistema de direção da sua Williams momentos antes da largada, passou a primeira volta em 20º, enquanto Nasr aparecia em 15º.

No fim das contas, foi uma largada sem maiores problemas ou incidentes. Hamilton fez valer o melhor desempenho do seu carro no início da corridda e passou a abrir vantagem perante o rival, o bastant para impedir Rosberg de abrir a asa móvel e tentar a ultrapassagem. Ricciardo continuava em terceiro, à frente de Verstappen com uma Red Bull que era muito melhor que a Ferrari, só em quinto com Vettel.

Largada do GP da Hungria, com Hamilton lado a lado com Rosberg (Foto: Getty Images)

Button, que havia largado em oitavo lugar, enfrentava problemas no pedal do freio e estava muito lento na pista, sendo facilmente ultrapassado pelos adversários. Nesta volta, o britânico conversou com a McLaren, que pediu que o veterano seguisse na pista para tentar resolver o problema. Por tal motivo, a FIA colocou o incidente sob investigação por conta de mensagens via rádio não autorizadas e acabo por punir Jenson com um drive-through. Assim, a chance de um grande resultado da McLaren na Hungria ficava toda com Alonso, sexto colocado. Com o problema de Button, Massa ganhava uma posição e subia para 18º. Nasr, por sua vez, seguia para o 14º.

Lá na frente, Hamilton seguia abrindo vantagem para Hamilton depois de cravar 1min25s674 na volta 11, a melhor marca da corrida até então. O stint do britânico era extremamente forte, tanto que sua marca foi melhorada nas voltas seguintes. Assim, Lewis enfiava 2s5 de frente para Rosberg na corrida.

Nas voltas seguintes, os pilotos começavam a fazer os primeiros pit-stops. Hamilton fez sua parada na volta 17, enquanto Rosberg entrou no pit-lane na volta seguinte. Lewis não teve dificuldades para voltar à liderança da corrida. Quem chamava a atenção era Kimi Räikkönen. Depois de ter largado em 14º usando pneus macios, o 'Homem de Gelo' seguia na pista sem parar e subia para o quinto lugar depois de duelar com Verstappen, que havia acabado de sair dos boxes. O holandês perdeu a posição para Vettel, que subiu para quarto, atrás de Ricciardo.

Torcedor-mirim vibra com a F1 no GP da Hungria (Foto: Reprodução)

Apesar de Hamilton ter voltado na frente, Rosberg estava bem mais próximo e conseguia reduzir a diferença para o rival volta a volta. O jogo de pneus macios do britânico não tinha um bom rendimento e o levava a perder performane para o rival. Mais atrás, Ricciardo também se aproximava e diminuía a vantagem para a dupla da toda-poderosa Mercedes.

Na luta por uma boa posição na corrida e visando o Mundial de Construtores, a Force India estava bem à frente da Williams. Sergio Pérez aparecia em sétimo lugar, à frente de um surpreendente Jolyon Palmer e de Alonso, nono. Carlos Sainz vinha em décimo, seguido por Valtteri Bottas, com a melhor Williams da corrida. Massa havia caído para 20º depois de fazer seu primeiro pit-stop e ter colocado pneus médios, arriscando ir até o fim da corrida.

Räikkönen só fez seu pit-stop na volta 30, trocando os pneus macios pelos supermacios. Aí Verstappen teve a pista livre e voltou ao quinto lugar, mas bem mais distante de Vettel na luta pelo quarto posto. Na volta dos boxes, Kimi fez uma bela ultrapassagem sobre Alonso e se colocou novamente em sexto. Lá na frente, nada mudava: Hamilton continuava à frente de Rosberg e não era mais ameaçado pelo piloto alemão.

A Mercedes trabalhou de forma perfeita nos pit-stops de Hamilton na Hungria (Foto: Getty Images)

Vettel, por sua vez, bradava contra Massa via rádio por entender que o brasileiro, retardatário em Hungaroring, estava atrapalhando sua jornada na corrida. O germânico subia para terceiro depois que Ricciardo fez sua parada para trocar pneus. Em seguida, na volta 42, Hamilton realizou seu pit-stop e voltou momentaneamente em segundo. Mas logo o britânico retomava à ponta com a parada de Rosberg na volta seguinte e seguia rumo a uma vitória categórica.

A corida, na sequência, se tornou bastante modorrenta e sem maiores emoções. Vettel chamava a atenção via rádio sobre o uso das bandeiras para ultrapassar os retardatários. Jolyon Palmer acabou rodando na volta 49 durante passada pela curva 4, mas voltou à pista de volta muito perigosa e quase foi acertado por outros pilotos que vinham logo atrás.

Na volta 51, Räikkönen fez sua última parada para troca de pneus e voltou à pista em sexto após colocar outro jogo de compostos supermacios. O finlandês voltou muito rápido à pista e se colocou como postulante ao quinto lugar ao lutar por posição com Verstappen.


determinarTipoPlayer(“15937603”, “2”, “0”);

Nas voltas finais, Rosberg chegou a se aproximar de Hamilton depois que o britânico teve dificulades para passar a Haas de Esteban Gutiérrez. Além de ter ignorado as bandeiras amarelas, o mexicano deixou Lewis extremamente irritado. O tricampeão respondeu ao sinalizar com o dedo do meio depois de passar o retardatário na Hungria.

Verstappen continuava a se defender dos ataques de Räikkönen no fim da corrida. Em uma das disputas de pista, o holandês fechou a porta e acabou fazendo com que o piloto da Ferrari tocasse levemente o bico do seu carro na traseira do Red Bull. Não houve maiores incidentes, e Kimi voltou à luta pelo quinto lugar em seguida. Estava claro que o nórdico tinha um rendimento muito melhor na fase final da prova em razão do desempenho dos seus pneus supermacios.

Enquanto Button finalmente abandonava a prova — o primeiro abandono do domingo, aliás —, Hamilton cometia um erro ao abrir demais na curva e permitiu a aproximação de Rosberg, que mesmo assim não conseguiu esboçar uma ultrapassagem perante o tricampeão. A vitória parecia garantida, enquanto a grande batalha continuava sendo pelo quinto lugar entre Räikkönen e Verstappen. Mas, no fim das contas, o holandês levou a melhor e triunfou na grande batalha da corrida. 

No topo do pódio, Hamilton só tinha motivos para comemorar: maior vencedor do GP da Hungria após superar Michael Schumacher e por ser, a partir de agora e pela primeira vez em 2016, o líder do campeonato. Rosberg parte para tentar virar o jogo contra o rival daqui a uma semana, justamente em casa, na Alemanha.

F1, GP da Hungria, Hungaroring, final: 

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:40:30.115 70 voltas
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +1.977  
3 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER +27.539  
4 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI +28.213  
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER +48.659  
6 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +49.044  
7 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA +1 volta  
8 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI +1 volta  
9 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +1 volta  
10 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +1 volta  
11 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1 volta  
12 30 JOLYON PALMER ING RENAULT +1 volta  
13 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI +1 volta  
14 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI +1 volta  
15 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT +1 volta  
16 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI +1 volta  
17 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI +1 volta  
18 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES +2 voltas  
19 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES +2 voltas  
20 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI +2 voltas  
21 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES +2 voltas  
22 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   NC
               
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:23.086  
               
RECORDE RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI 1:18.436 14/08/2004 30/06/13
MELHOR VOLTA MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI 1:19.071 15/08/2004 11/07/10
               
    Condições do tempo   PISTA SECA  ar: 28ºC | pista: 50ºC
 
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.