Hamilton lidera primeiro dia em Barcelona, mas vê Vettel e Massa bem perto. McLaren e Red Bull têm problemas
Lewis Hamilton liderou o complemento do primeiro dia de testes da F1. Mas isso não significa que a Mercedes está sobrando: o britânico, com macios, teve pouca vantagem sobre a Ferrari de Sebastian Vettel, com médios. A Williams de Felipe Massa também ficou perto, pintando em terceiro
Lewis Hamilton tirou a liderança das mãos de Sebastian Vettel no turno da tarde do primeiro dia de pré-temporada da F1 em 2017, nesta segunda-feira (27). Mas isso não significa que a Mercedes já pode ser apontada como uma espécie de favorita: Hamilton, com macios, liderou com apenas 0s113 de vantagem para Vettel, que optou por usar médios. Até mesmo Felipe Massa, voltando à Williams, conseguiu se sustentar no alto da tabela, 0s311 atrás do ponteiro.
O ânimo renovado vem, segundo o próprio piloto, de duas coisas. A primeira, o novo regulamento da categoria. “Todas as mudanças me dão prazer. O prazer de tentar entender como as coisas funcionam, de ver a equipe evoluindo… É algo novo para todos, e eu gosto desse tipo de mudança."
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Saiba como foi a tarde do primeiro dia de testes da pré-temporada da F1
Logo após uma providencial pausa para o almoço, os pilotos voltaram para a segunda parte do primeiro dia de testes de pré-temporada em Barcelona. Ou melhor, nem todos. Isso porque Valtteri Bottas, seguindo a programação da Mercedes de revezar seus dois competidores em todos os dias, deu lugar a Lewis Hamilton, que prometeu realizar uma chamada ao vivo em sua conta no Instagram de dentro do seu carro para mostrar os testes para seus fãs. São os novos tempos da F1.
Ricciardo, que mal teve tempo para guiar o novo RB13 no período da manhã, foi o primeiro piloto a deixar os boxes, às 10h08 (horário de Brasília), depois de a Red Bull resolver o problema no sensor do seu carro, o que impediu o trabalho do australiano, que logo marcou 1min27s881 usando pneus médios. A expectativa também estava nos boxes da McLaren. Depois de um vazamento de óleo no motor Honda, a equipe de Woking e a fornecedora japonesa trabalharam para colocar Alonso de volta à pista nesta tarde, quando os termômetros marcavam 18,4ºC de temperatura ambiente e 28,9ºC no asfalto.
Enquanto a Honda confirmava a troca de motor do carro de Alonso, que ainda seguia nos boxes, a Renault tratava de colocar Hülkenberg para trabalhar. E o alemão mostrava serviço. Com o novo R.S.17 calçado com pneus médios, Nico realizou um bom stint de voltas rápidas, chegando a marcar 1min25s972, ainda permanecendo em sexto. Quem melhorava seu tempo era Carlos Sainz. De volta à pista após o almoço, o jovem espanhol registrou 1min25s206, também com pneus médios, deixando Felipe Massa para trás.
Pouco depois, finalmente Hamilton acelerou o novo W08. Mas diferente de Bottas, Lewis guiou o carro prateado da Mercedes dotado de uma 'barbatana'. A equipe tricampeã do mundo quis avaliar o desempenho do modelo com duas configurações aerodinâmicas diferentes. Assim como Valtteri, o britânico também foi à pista usando pneus médios. E logo de cara registrou 1min25s235, subindo para quinto lugar.
Em seguida, Hamilton baixou ainda mais sua marca e cravou 1min24s756. Quem também acelerou e melhorou seu tempo foi Massa, que subiu para terceiro depois de voltar à pista com pneus macios. O brasileiro passou na linha de chegada com 1min23s461, superando a Force India de Sergio Pérez.
O bom momento de Massa no teste não parou por aí. Mais algumas voltas e, ainda com macios, o brasileiro registrou o melhor tempo da sessão, 1min22s727. Ainda é cedo para comparar a real velocidade dos carros, mas a Williams certamente fica animada por ter um tempo 0s4 melhor do que o da Mercedes, que também andava com a borracha amarela. 20 minutos depois, quando a Williams resolveu dar novos pneus macios para Felipe, a marca caiu para 1min22s536.
No quesito quilometragem, tão importante em testes de pré-temporada, duas equipes viviam situações extremamente diferentes. A Mercedes, com 79 voltas de Bottas na manhã e 22 de Hamilton na tarde, havia quebrado a barreira dos 100 giros já no primeiro dia. A McLaren, por sua vez, seguia com apenas uma volta no bolso — Alonso ainda não havia deixado a garagem no turno da tarde. Ricciardo, mesmo com os problemas de sensor resolvidos, seguia empacado com oito voltas.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Pouco antes da marca de duas horas de teste vespertino, a liderança voltou a trocar de mãos. Vettel, ainda com médios, marcou 1min22s475 e desbancou Massa e seus macios. Um ótimo indicativo para a esquadra italiana.
Só que não durou muito: pouco depois Hamilton foi à pista com macios e, para a surpresa de absolutamente ninguém, assumiu a liderança com folga. O #44 anotou 1min21s765, colocando 0s3 sobre o novo melhor tempo de Massa, que havia recuperado o segundo lugar na tabela de tempos. Era um bom tempo da Mercedes, mas nada imbatível.
Enquanto Mercedes, Williams e Ferrari buscavam seus limites, a McLaren só buscava um dia tranquilo. E nem isso conseguia: Alonso saiu dos boxes pela segunda vez, e quebrou pela segunda vez. O motor Honda não conseguiu completar uma volta antes de apresentar problemas, o que obrigou o espanhol a se arrastar até os boxes. Era um verdadeiro pesadelo para a turma de Woking. Sorte que, cinco minutos depois, o asturiano conseguiu deixar a garagem normalmente.
Quem também vivia um pesadelo, mesmo que em menor escala, era a Red Bull. Depois de resolver os problemas de sensor do RB13, Ricciardo regressou à pista e descobriu que a bateria do carro também estava defeituosa. Assim como a McLaren, a equipe austríaca resolveu o problema rapidamente.
Com problemas resolvidos, tanto Red Bull quanto McLaren começaram a ganhar alguma quilometragem. Ricciardo, de médios, surgiu em sétimo na classificação. Isso jogava a Sauber de Ericsson, com 64 voltas, para a lanterninha da tabela de tempos. Alonso, com supermacios, marcou o nono melhor tempo do dia. Depois, usando um set de macios, melhorou um pouco mais, mas não ganhou posições.
Na última hora de atividades do dia, a situação ficou mais calma. Poucas equipes ainda eram capazes de melhorar o tempo de volta e o foco claramente havia mudado para a quilometragem. Salvo Ricciardo, que subiu para quinto com pneus macios, a tabela estava praticamente estacionária. Hamilton, Vettel e Massa seguiam no top-3, e com grande folga para os demais pilotos.
Os minutos passavam e ficava claro que as equipes queriam aproveitar cada instante na pista. Alonso quebrou a barreira das 20 voltas com macios, uma pequena vitória para uma assustada McLaren. Hamilton, Vettel, Massa e Hülkenberg também somavam quilometragem, mesmo sem ter condições de melhorar os tempos de volta. Assim, sem mais grandes acontecimentos, o primeiro dia de atividades da F1 se encerrou.
F1, Barcelona, testes coletivos, dia 1:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:21.765 | 73 | |
2 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:21.878 | +0.113 | 128 |
3 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:22.076 | +0.311 | 103 |
4 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | HAAS FERRARI | 1:22.894 | +1.129 | 51 |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | MERCEDES | 1:22.926 | +1.161 | 50 |
6 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:23.169 | +1.404 | 79 |
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:23.709 | +1.944 | 39 |
8 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:24.494 | +2.729 | 51 |
9 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | RENAULT | 1:24.784 | +3.019 | 57 |
10 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:24.852 | +3.087 | 29 |
11 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:26.841 | +3.672 | 72 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
Os pneus são…
ultramacios | supermacios | macios | médios | duros
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);