Hamilton fecha sábado na frente em Barcelona. 2º, Massa acaba treino com estouro no carro e sem pneu
Equipes dedicaram segundo período dos treinos coletivos deste sábado (2) às simulações de corridas. As novidades foram Valtteri Bottas e Romain Grosjean, que voltou às pressas para Barcelona para treinar no lugar de Kimi Räikkönen, com suspeita de intoxicação alimentar
► Confira as primeiras imagens da F1 deste sábado na galeria exclusiva do GP
Lewis Hamilton encerrou o penúltimo dia de treinos coletivos da pré-temporada da F1, neste sábado (2), com o melhor tempo desde o início das atividades da manhã. O britânico manteve a marca estabelecida pela manhã, fechando a sessão com 1min20s558, comprovando a força do novo W04, sendo mais de 1s3 que a então melhor marca, registrada na semana passada por Sergio Pérez, seu sucessor na McLaren. Hamilton dedicou o segundo período à execução de long-runs, e seu carro prateado apresentou bom desempenho e baixo desgaste dos pneus.
Relacionadas
A parte da tarde foi reservada por pilotos e equipes para simulações de corrida. Assim, poucos foram os pilotos que melhoraram seus tempos em relação ao primeiro período. No melhor dos climas em todo o fim de semana em Montmeló — temperatura ambiente estimada em 15ºC e 30ºC no asfalto —, um dos poucos que melhoraram seu tempo em relação à manhã foi Felipe Massa.
[Os 23 dias de Razia]
► Razia diz que fechou com Marussia "porque era o que dava"
► Indignado por falta de apoio brasileiro, Razia se conforma com perda da vaga
► Após quase largar carreira em 2011, Razia sente que sofreu 'tombo duro'
► As imagens de Luiz Razia
O brasileiro realizou stints alternando voltas rápidas com outras lentas, tanto com pneus macios quanto com os supermacios para verificar o nível de desgaste dos novos compostos desenvolvidos pela Pirelli. No fim das atividades, Felipe marcou 1min21s266 com supermacios, subindo para a segunda colocação na tabela de tempos em Barcelona, ficando a 0s708 de Hamilton, que anotou sua melhor volta com pneus macios. Contudo, é difícil estabelecer uma comparação mais incisiva, já que tudo depende do nível de combustível — não revelado pelas equipes — de cada carro na pista.
Mas faltando cerca de 18 minutos para o fim da sessão, Massa vinha em volta rápida e cruzava a reta oposta do circuito da Catalunha, mas de maneira muito estranha e ainda não identificada pela Ferrari, o pneu dianteiro esquerdo se soltou do seu carro. Felipe teve tempo de reduzir a velocidade e parar na área de escape na entrada do estádio, causando a única bandeira vermelha do período da tarde.
Segundo mais rápido pela manhã, Adrian Sutil foi superado por Massa à tarde. Mas a programação traçada pela Force India para o segundo período em Montmeló compreendeu simulação de corrida, como na maioria das equipes. Recém-contratado pela escuderia anglo-indiana, Adrian completou 66 voltas de simulação usando as seguintes sequências de pneus: macios, macios, médios, duros e novamente duros, obtendo 1min29s como média de tempo.
Pastor Maldonado fechou o dia com a quarta colocação, tempo também obtido pela manhã. No segundo período, o já experiente venezuelano deu seu lugar no FW35 ao jovem companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas. O novato foi quem menos completou voltas em Barcelona, dedicando seu tempo a simulações de classificação, mas fez o suficiente para garantir o quinto melhor posto. Esteban Gutiérrez colocou a Sauber no top-6 ao completar 1min22s553, marca também estabelecida pela manhã.
Piloto que menos completou voltas dentre todos os que participaram dos dois períodos dos treinos neste penúltimo dia da pré-temporada, Mark Webber, com 59 giros, melhorou seu tempo nos instantes finais, passou Sergio Pérez e ficou na sétima posição. Já ‘Checo’ manteve seu tempo e fechou o sábado com o oitavo tempo em Barcelona. O mexicano deu sequência ao trabalho de avaliação da asa dianteira do novo carro da McLaren, o MP4-28.
Por sua vez, Jean-Éric Vergne foi um dos que mais andou em Montmeló: com 114 voltas, o jovem francês fechou a sessão em nono, à frente do compatriota Romain Grosjean, que desembarcou às pressas em Barcelona para substituir Davide Valsecchi, que guiou o Lotus E21 em substituição a Kimi Räikkönen, fora de combate por suspeita de intoxicação alimentar. Jules Bianchi manteve seu tempo e concluiu seu primeiro dia como titular da Marussia em 12º, permanecendo à frente de Giedo van der Garde, também novato da grande rival do time de Banbury, a Caterham, que parece ter um carro inferior ao MR02 nesta fase inicial de 2013.
F1, pré-temporada, Barcelona, terceira bateria, dia 3, final:
1
|
Lewis HAMILTON
|
ING
|
Mercedes
|
|
1:20.558
|
|
117
|
2
|
Felipe MASSA
|
BRA
|
Ferrari
|
|
1:21.266
|
+0.708
|
94
|
3
|
Adrian SUTIL
|
ALE
|
Force India Mercedes
|
|
1:21.627
|
+1.069
|
109
|
4
|
Pastor MALDONADO
|
VEN
|
Williams Renault
|
|
1:22.305
|
+1.747
|
34
|
5
|
Valtteri BOTTAS
|
FIN
|
Williams Renault
|
|
1:22.468
|
+1.910
|
31
|
6
|
Esteban GUTIÉRREZ
|
MEX
|
Sauber Ferrari
|
|
1:22.553
|
+1.995
|
99
|
7
|
Mark WEBBER
|
AUS
|
Red Bull Renault
|
|
1:22.658
|
+2.100
|
59
|
8
|
Sergio PÉREZ
|
MEX
|
McLaren Mercedes
|
|
1:22.694
|
+2.136
|
101
|
9
|
Jean-Éric VERGNE
|
FRA
|
Toro Rosso Ferrari
|
|
1:23.223
|
+2.665
|
114
|
10
|
Romain GROSJEAN
|
FRA
|
Lotus Renault
|
|
1:23.380
|
+2.822
|
46
|
11
|
Davide VALSECCHI
|
ITA
|
Lotus Renault
|
|
1:23.448
|
+2.890
|
16
|
12
|
Jules BIANCHI
|
FRA
|
Marussia Cosworth
|
|
1:24.028
|
+3.470
|
74
|
13
|
Giedo VAN DER GARDE
|
HOL
|
Caterham Renault
|
|
1:24.235
|
+3.677
|
126
|
Tabela melhor visualizada em fonte DIN Mittelschrift
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.