Hamilton evita lamentos e não culpa Mercedes por perda da vitória em Mônaco: “Nós vencemos e perdemos juntos”

Depois de um erro de estratégia da Mercedes em Mônaco, Lewis Hamilton viu sua liderança tranquila virar um desolado terceiro lugar. Apesar dos protestos e da perda da vitória, o inglês evitou se lamentar ou culpar a equipe alemã. "Nós vencemos e perdemos juntos", disse

#GALERIA(5324)

Lewis Hamilton nem queria muito sair do carro quando estacionou no parque fechado de Mônaco neste domingo (24). Desolação era pouco para o atual campeão. O inglês largou da pole-position, liderou grande parte da corrida com absoluta tranquilidade, mas uma decisão torta da Mercedes pôs tudo a perder. Da liderança folgada, Hamilton caiu para terceiro no fim da corrida e por lá ficou até o fim, entregando uma vitória que parecia certa ao colega de equipe.

Tudo isso aconteceu por conta do acidente entre Max Verstappen em Romain Grosjean na volta 64.O safety-car foi acionado e, no intervalo, a Mercedes chamou Hamilton aos boxes para a troca de pneus. O inglês, que tinha uma vantagem de acima dos dez segundos para o segundo colocado, Rosberg, voltou atrás de Sebastian Vettel, então o terceiro. E, mesmo com os rápidos supermacios, não conseguiu se recuperar nas oito voltas finais, terminando mesmo na última posição do pódio.

Irritado, Hamilton fez cara de poucos amigos no pódio monegasco (Foto: AP)

A vantagem no campeonato que seria de 27 para Rosberg se tivesse vencido agora é de apenas dez. Mas Hamilton, apesar de todos os protestos pelo rádio com a equipe, evitou lamentar o episódio ou acusar o time.

"Não foi a mais fácil das corridas", disse Lewis. "A equipe tem sido incrível ao longo do ano, nós vencemos e perdemos juntos. Apenas tenho de parabenizar Nico e Sebastian", completou o inglês.

"Tenho certeza de que vamos sentar mais tarde e pensar em muitas maneiras de melhorar daqui para frente", acrescentou Hamilton, que sequer participou da festa do champanhe depois do pódio com a real família do Principado.

O britânico ainda tentou explicar o que se passou nas voltas depois da parada inesperada. “Eu não consigo expressar como me sinto neste momento. Você sempre confia na sua equipe. Eu no telão que o time estava fora, achei que Nico tinha parado. Não consigo ver os caras atrás, achei que iam parar. Quando fiquei na pista, vi os pneus esfriarem e assumi que quem estava atrás teria pneus supermacios novos. Entrei no box com a certeza de que os outros parariam também”, acrescentou.

A próxima etapa do campeonato acontece no dia 7 de junho em Montreal, no Canadá. No ano passado, Daniel Ricciardo conquistou a vitória com a Red Bull.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.