Hamilton esnoba concorrência e fecha dia como mais rápido em Silverstone. Com problemas, Rosberg nem treina

Lewis Hamilton reinou sozinho em Silverstone nesta sexta-feira (8). Sem a concorrência de Nico Rosberg, o tricampeão colocou quase quatro décimos em cima da Red Bull para fechar o dia como mais veloz no segundo treino livre para o GP da Inglaterra. Daniel Ricciardo e Max Verstappen completaram o top-3. Enquanto entre os brasileiros, Felipe Massa foi o décimo e o xará Nasr, 14º

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Lewis Hamilton ignorou os rivais em Silverstone. No primeiro dia de treinos livres para o GP da Inglaterra, nesta sexta-feira (8), o piloto da Mercedes se colocou como o mais rápido. Aliás, muito mais rápido. Sem ter de enfrentar a concorrência do colega de Mercedes, Nico Rosberg, o tricampeão cravou o melhor tempo do segundo treino em 1min31s660 e impôs quase quatro décimos em cima da Red Bull guiada por Daniel Ricciardo – o homem que mais se aproximou do britânico.

 
E a esquadra dos energéticos ainda se mostrou melhor que a Ferrari. Max Verstappen terminou a atividade vespertina inglesa na terceira colocação, a pouco mais de dois décimos da marca do australiano. A equipe italiana só foi capaz de colocar seus pilotos na quarta e quinta colocação, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Räikkönen.

A surpresa do dia ficou por conta de Fernando Alonso. Empurrado pelo motor atualizado da Honda, o espanhol obteve a sexta melhor marca da sessão, batendo a Williams de Valtteri Bottas. Romain Grosjean também foi muito bem com a Haas e se pôs ali em oitavo, tendo Jenson Button em nono e Felipe Massa em décimo. Felipe Nasr fechou em 14º, depois de ter figurado com a Sauber no top-10.

Piloto da casa, Lewis Hamilton foi a alegria do torcedor inglês em Silverstone (Foto: Getty Images)

Confira como foi o segundo treino livre para o GP da Inglaterra

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A segunda sessão de treinos começou com temperaturas mais altas. 21ºC marcava o termômetro quando o sinal verde autorizou o início das ações na mais clássica das pistas da F1 nesta sexta-feira (8). No asfalto, a marca estava em 34ºC. E o primeiro piloto a ganhar a pista na tarde britânica foi Esteban Gutiérrez, que voltou ao carro da Haas depois de ter cedido o cockpit ao jovem Charles Leclerc. Pascal Wehrlein cruzou o pit-lane logo na sequência. Aí vieram Felipe Nasr, Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, Fernando Alonso e Romain Grosjean. Todos nesta fase usando os pneus duros da Pirelli.

 
Enquanto isso, a garagem da Mercedes surgia agitada, mas apenas do lado de Nico Rosberg. Pouco antes de acabar o primeiro treino, a equipe alemã relatou falhas com o ERS. Aí veio a notícia de que o time também enfrentava problemas com o assoalho. Então, enquanto os mecânicos trabalhavam em seu carro, o líder do campeonato batia uma bolinha atrás dos boxes.
 
Na pista, o primeiro tempo cronometrado foi registrado por Gutiérrez em 1min38s681 – ainda bem fora da realidade, apesar dos compostos laranja. Mas não demorou para a tabela ganhar ares de competitividade. Räikkönen tomou a ponta antes dos dez minutos de atividades com 1min34s374. E quem mais se aproximou nesta fase foi Fernando Alonso, mas a 0s5 do finlandês, que acabou de ter seu contrato com a Ferrari renovado.
Hamilton se colocou como mais rápido em Silverstone (Foto: Getty Images)

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Vettel, Felipe Massa, Carlos Sainz, Grosjean, Nasr, Jolyon Palmer, Gutiérrez e Rio Haryanto completavam o top-10 provisório. 

 
Só que aí a Red Bull e a Mercedes mandaram seus pilotos já com os pneus médios. E, como é de se esperar, Lewis Hamilton saltou para a ponta imediatamente, com 1min33s505, apenas 0s191 mais veloz que Daniel Ricciardo. Max Verstappen rapidamente se colocou ali em terceiro, comprovando a boa forma dos austríacos nesta fase inicial dos trabalhos. 
 
Enquanto isso, Rosberg já se preparava para enfim dar início ao treino – o problema foi um vazamento de água. Já Daniil Kvyat rodou na ‘Club’ e viu a quebra da asa dianteira – bandeira amarela apenas no local. Quase ao mesmo tempo, Nico Hülkenberg subiu para sexto, logo atrás dos carros da Ferrari. 
Quando a sessão alcançava a marca de 30 minutos, houve uma breve pausa de atividades de pista. Aí os fiscais aproveitaram para dar aquele ‘tapinha’ e limpar os detritos espalhados pelas várias saídas de pista destes primeiros minutos de treinos.
 
Logo depois, Alonso foi o primeiro a deixar os pits. Calçado com um jogo de pneus médios usados, o espanhol virou 1min34s507, saltando para a quinta colocação da tabela. Vettel, Hülk, Haryanto e Marcus Ericsson seguiram o bicampeão da McLaren. Todos também de compostos de risca branca, com exceção do ferrarista, que optou já pelos macios. 
 
Os pneus amarelos colocaram o tetracampeão na liderança, com 1min32s570 – superando em quase 1s a marca anterior de Hamilton, com os duros. Mas o inglês logo veio à pista também com os macios. E, aí, em cima da versão mais macia do fim de semana, Lewis veio esculhambando as parciais de Seb para virar 1min31s660, impondo uma incômoda diferença de 0s910 para o carro vermelho #5. 

AS IMAGENS DA SEXTA-FEIRA DE F1 NA INGLATERRA
#GALERIA(5720)

 
Mas se a vantagem para a Ferrari parecia um abismo, o mesmo não acontecia com a Red Bull. Novamente, Ricciardo seguiu o inglês e, também os macios, se pôs em segundo, mas a 0s391 do tempo do líder. Vettel, Räikkönen, Verstappen, Nasr, Hülk, Alonso, Palmer e Sergio Pérez formavam os dez mais rápidos.
 
Enquanto a Williams também mandava Felipe Massa e Valterri Bottas à pista com os macios, Rosberg já estava fora do carro novamente. E não demorou nada para a Mercedes confirmar que a falha ainda não havia sido resolvida. Resultado: Nico fora da sessão. Sem dúvida, um duro revés para o líder do campeonato, que sequer foi capaz de completar volta neste TL2 devido aos problemas técnicos. 

Outro atravessava problemas era Jenson Button – o piloto da casa passou boa parte da sessão nos boxes e, quando finalmente teve a chance de voltar, o carro #22 apresentou problemas, forçando inglês a retornar os boxes. 

 
Diante disso, ninguém foi páreo para Hamilton, que seguiu líder até o fim das atividades vespertinas na Inglaterra. Mas isso não quer dizer que o britânico ficou de boa nas garagens alemãs. Na verdade, quando restavam 40 minutos para o fim, a esquadra prateada o mandou de volta ao trabalho, para aquela fase mais monótona dos treinos: a simulação de corrida.
 
Com tanque cheio e usando os pneus macios novos, o tricampeão deu início à avaliação pensando no domingo  – o dono do carro #44 completou ao todo 19 voltas com esse jogo antes de mudar para os macios nos dez minutos finais da sessão. Outros seguiram o exemplo do inglês, revezando o uso dos compostos duros, médios e macios.
Daniel Ricciardo ficou a 0s4 de Hamilton em Silverstone (Foto: Red Bull)
Embora sem mudanças na tabela por conta das simulações de corrida, a parte final da atividade viu alguns pilotos em apuros. Felipe Nasr, por exemplo, relatou problemas com a Sauber, enquanto Button ainda tentava se livrar das falhas da McLaren, mas seguia se queixando da baixa aderência. Neste ínterim, muita gente escapou da pista, como o próprio Hamilton, Wehrlein e Magunssen.

No fim, Lewis confirmou a performance assombrosa desta sexta-feira e fechou o dia como mais veloz, seguido dos dois carros da Red Bull, com Ricciardo à frente de Verstappen. Massa foi o décimo, enquanto Nasr terminou em 14º.

F1 2016, GP da Inglaterra, Silverstone, TL2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:31.660   36
2 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:32.051 +0.391 30
3 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER 1:32.286 +0.626 36
4 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:32.570 +0.910 40
5 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:32.736 +1.076 38
6 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:33.040 +1.380 31
7 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:33.493 +1.833 38
8 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:33.614 +1.954 32
9 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:33.763 +2.103 20
10 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:33.801 +2.141 29
11 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:33.840 +2.180 27
12 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:34.000 +2.340 32
13 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI 1:34.139 +2.479 35
14 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:34.154 +2.494 25
15 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:34.321 +2.661 35
16 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:34.356 +2.696 37
17 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:34.549 +2.889 40
18 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:34.610 +2.950 41
19 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:34.722 +3.062 36
20 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT 1:34.959 +3.299 41
21 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES 1:35.841 +4.181 36
22 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES      
PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

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