Hamilton erra no seco e bate no molhado, mas ainda assim lidera segundo treino livre no Canadá. Massa é oitavo

Assim como foi pela manhã, Lewis Hamilton fechou o segundo treino livre do GP do Canadá na frente e garantiu a melhor marca desta sexta-feira em Montreal: 1min15s988, registrado antes de a chuva dar as caras. A Ferrari fechou o top-3 com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. Pastor Maldonado garantiu um bom quinto lugar, comprovando o bom desempenho da Lotus, enquanto Felipe Massa finalizou em oitavo. O xará Felipe Nasr ficou em 17º

A previsão do tempo foi certeira: com pouco mais de meia hora de tempo percorrido no segundo treino livre do GP do Canadá, na tarde desta sexta-feira (5), a chuva começou a dar as caras em Montreal, abreviando, na prática, a sessão prevista para 90 minutos. Com a pista bastante molhada, equipes e pilotos, em sua maioria, optaram por não arriscar — com exceção da Mercedes —, uma vez que a meteorologia aponta tempo bom para sábado e domingo. Com pista seca, Lewis Hamilton marcou 1min15s988 e assegurou a volta mais rápida do treino, fechando um dia praticamente perfeito. No molhado, no entanto, o líder do campeonato arriscou ao sair da pista debaixo do temporal e, na entrada do hairpin, aquaplanou e bateu seu carro na barreira de pneus, diante dos torcedores canadenses.

E nem parece que foram tantos os problemas para Hamilton. Tanto que nem falou nada de ruim que lhe aconteceu logo após a sessão. "Eu me sinto bem neste fim de semana, bem no carro, o mesmo da última corrida. E também nos long-runs. Espero que consiga continuar assim e conseguir o que estou mirando", declarou.

A Ferrari teve um bom rendimento nesta tarde em Montreal. Sebastian Vettel garantiu um bom segundo lugar, 0s452 atrás de Hamilton, enquanto Kimi Räikkönen completou o top-3 da sessão. "Tudo parece estar funcionando como esperado. A Mercedes está rápida, nos sabemos, qualquer outra coisa seria uma surpresa — e aceitaríamos! Mas não sabemos o que todos estão fazendo, combustível e essas coisas, então temos que tomar cuidado. Precisamos melhorar ainda e vamos usar a noite para isso". falou Vettel.

Nico Rosberg, em contrapartida, ficou bem distante do seu companheiro de equipe, como já havia acontecido pela manhã, e não conseguiu mais que o quarto melhor tempo da sessão. "Aprendemos muito, com certeza. Andamos com pouco combustível e o pneu macio, difícil de aquecer os pneus. A ferrari está perto. Ainda não falei com os meus engenheiros, então não sei quão perto estão, e eles sabem quanto combustível, pneus eles têm, o que diz muito mais do que os tempos", disse o alemão.

Destaque para a Lotus, que voltou a andar bem no Circuito Gilles Villeneuve e colocou Pastor Maldonado em quinto lugar, enquanto Romain Grosjean, que foi o terceiro lugar no primeiro treino do fim de semana, finalizou o dia em sétimo.

Lewis Hamilton aquaplana e acerta a barreira de pneus no hairpin em Montreal (Foto: AP)

Entre a Lotus de Grosjean ficou a dupla da Williams, com Valtteri Bottas em sexto lugar e Felipe Massa, oitavo. A Red Bull, ao menos nesta sexta-feira, foi a quinta força do grid ao encerrar o dia com Daniil Kvyat em nono, enquanto Daniel Ricciardo completou o top-10. Felipe Nasr, enquanto contou com a pista seca, voltou a enfrentar dificuldades com o carro da Sauber e concluiu a sessão em 17º, à fente de Jenson Button, Roberto Merhi e Will Stevens.

Confira como foi o segundo treino livre do GP do Canadá de F1: 

Com o céu ainda bastante encoberto, começava a segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira em Montreal. Sem perder tempo, vários pilotos deixaram os boxes para a execução das primeiras voltas rápidas. Sebastian Vettel, quinto colocado pela manhã, foi à pista já com sua Ferrari calçada com pneus supermacios, os mais rápidos desenvolvidos pela Pirelli para a F1. Já a Mercedes levou Hamilton e Rosberg usando os macios. Na sua primeira passagem, o tetracampeão anotou 1min21s855, tempo pouco significativo considerando que a Mercedes andou na casa de 1min16s pela manhã.

Na sequência, foi a vez de Räikkönen assumir a ponta com 1min17s793. Mas o finlandês não durou muito na liderança porque Vettel, na volta seguinte, finalmente andou na casa de 1min16s. Rosberg se colocou entre as duas Ferrari ao anotar 1min17s215 com pneus médios, o que indica uma grande diferença de desempenho da Mercedes em relação aos carros de Maranello. No início da sessão, Pérez — que sempre andou bem em Montreal — aparecia em quinto.

Em volta rápida, na chicane que leva à reta dos boxes, Hamilton quase encheu a traseira da Lotus de Romain Grosjean, que vinha muito mais lento para percorrer o trecho. Lewis tirou o pé e acabou passando pela área de escape para evitar a batida. Em seguida, o franco-suíço manteve o bom rendimento da manhã e subiu para sétimo, com Maldonado em oitavo. Na frente, Vettel liderava com 1min16s304, mas o alemão não duraria muito na ponta porque as Mercedes voltaram à pista com os supermacios.

A McLaren voltou a decepcionar no Canadá, e Jenson Button ficou apenas em 18º nsta tarde (Foto: AP)

Toda a correria no trabalho das equipes em Montreal tinha uma razão: a previsão meteorológica oficial da F1 indicava chuva na pista a partir dos 35 minutos de treino. Assim, caso se confirmasse, os pilotos teriam poucos minutos para acumular quilometragem com os supermacios, uma vez que os pneus macios foram usados por todos no primeiro treino livre.

E já que o assunto é pneu, Hülkenberg, que vinha em um ótimo sexto lugar no treino, apareceu lento na pista, mais precisamente na grande reta de Montreal, com o pneu traseiro esquerdo destruído. Mas o alemão, em conversa com os engenheiros da Force India, disse que não havia batido em lugar algum no circuito. Enquanto Nico recolhia de volta para os boxes, Hamilton acelerava na pista, mas sem conseguir fazer uma volta limpa, ocupava o 15º lugar.

Assim, a Ferrari continuava na liderança do treino com Vettel, 0s006 à frente de Räikkönen, enquanto Rosberg vinha em terceiro lugar. A Red Bull voltava a andar bem, com Daniil Kvyat em quarto, seguido por Daniel Ricciardo.

Aí Hamilton finalmente conseguiu fazer uma volta limpa e, como consequência, conseguiu subir para primeiro lugar. O britânico foi o primeiro piloto do fim e semana a andar abaixo da casa de 1min16s. Com 1min15s988, o líder da temporada se colocou 0s316 à frente de Vettel e abriu 0s452 de diferença para Hamilton, um pouco mais em relação ao que havia estabelecido no treino da manhã. Outro que havia melhorado de forma bastante considerável sua marca foi Valtteri Bottas, que subiu para quinto lugar. Massa, por sua vez, aparecia em 11º.

Com uma razoável volta, Massa subiu para nono, com tempo 0s303 mais lento em relação a Bottas. Restando 67 minutos para o fim da sessão, Felipe Nasr lutava com sua Sauber para ficar em 15º. O novato brasileiro estava à frente da dupla da Toro Rosso, com um STR10 que não se adaptou bem ao circuito de Montreal: Max Verstappen vinha em 16º, seguido por Carlos Sainz Jr. A McLaren também estava longe de brilhar, com Fernando Alonso em 14º, quatro posições à frente de Jenson Button.

Em contrapartida, a Lotus aparecia muito bem com seus dois pilotos. Maldonado subiu para o quinto lugar do treino, desbancando o tempo de Bottas. Grosjean também vinha em ótima forma e detinha a sétima colocação provisória, ficando logo à frente de Massa, que havia subido para oitavo. No momento, a escuderia aurinegra despontava como terceira força do fim de semana, só atrás de Mercedes e Ferrari.

Felipe Nasr enfrentou dificuldades ao longo do dia com a Sauber em Montreal (Foto: AP)

Com a chuva prestes a dar as caras em Montreal, a Sauber orientou Nasr a ficar mais tempo na pista para acumular quilometragem e aprender o traçado de Montreal. Até que, com pouco mais de meia hora de treino já percorrida, as primeiras gotas de chuva começavam a molhar o asfalto do Circuito Gilles Villeneuve. Hamilton seguia na frente, com Vettel em segundo, Räikkönen em terceiro e Rosberg ocupando o quarto posto. Maldonado fechava o top-5, enquanto Massa era o oitavo colocado e Felipe Nasr, 17º.

Aí a chuva apareceu de vez para praticamente definir o posicionamento da sessão da tarde em Montreal, fazendo com que os pilotos regressassem aos boxes para evitar qualquer tipo de risco, já que a previsão para sábado e domingo é de tempo bom na região do circuito canadense.

Não chegou a ser necessariamente um temporal, ao menos no início, mas foi o suficiente para molhar de vez o asfalto e inviabilizar qualquer melhora em termos de tempos. Ainda assim, os fãs nas arquibancadas não arredavam o pé, talvez na esperança de alguma ação na pista nos minutos seguintes.

Lewis Hamilton encara o temporal na parte final do segundo treino livre (Foto: AP)

A chuva apertou bastante, mas a Mercedes foi ovacionada pela torcida ao posicionar Hamilton e Rosberg na saída do pit-lane, ambos com pneus intermediários. Rosberg apenas completou um giro e voltou para os boxes, mas Lewis perdeu o controle do seu carro, que aquaplanou na entrada do hairpin, passou reto e bateu na barreira de pneus. Não foi um acidente grave, ao contrário, apenas a asa dianteira do W06 Hybrid ficou danificada. Mas foi o suficiente para a direnção de prova interromper a sessão com bandeira vermelha para resgatar o carro e reorganizar a barreira de pneus.

Pouco depois, a pista foi liberada, mas na prática não havia qualquer condição para a sequência do treino, tamanho era o volume de água na pista em Montreal.

F1, GP do Canadá, Circuito Gilles Villeneuve, treino livre 2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:15.988   22
2 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:16.304 +0.316 19
3 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:16.310 +0.322 20
4 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:16.440 +0.452 22
5 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:16.600 +0.612 15
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:16.849 +0.861 18
7 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:16.864 +0.876 15
8 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:17.041 +1.053 19
9 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:17.092 +1.104 10
10 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:17.111 +1.123 16
11 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:17.120 +1.132 15
12 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:17.261 +1.273 17
13 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:17.318 +1.330 23
14 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:17.367 +1.379 20
15 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:17.627 +1.639 21
16 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:17.657 +1.669 23
17 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:17.751 +1.763 21
18 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:18.135 +2.147 20
19 98 ROBERTO MERHI ESP MANOR MARUSSIA FERRARI 1:19.531 +3.543 15
20 28 WILL STEVENS ING MANOR MARUSSIA FERRARI 1:19.734 +3.746 13
    TEMPO 107% TL2   1:21.307 +5.319  
               
RECORDE RALF SCHUMACHER ALE WILLIAMS BMW 1:12.275 12/06/2004  
MELHOR VOLTA RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI 1:13.622 13/06/2004  
               
    Condições do tempo   CHUVA ar: 18-21ºC | pista: 23-32ºC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.