Hamilton confirma favoritismo e crava pole-position em dobradinha da Mercedes no grid do GP da Malásia

Lewis Hamilton confirmou o enorme favoritismo que vem apresentando em Sepang e conquistou a pole-position para o GP da Malásia. É a oitava vez que o inglês vai largar da posição de honra do grid e a 57ª da carreira na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Ninguém foi mais rápido que Lewis Hamilton na Malásia. O tricampeão confirmou a superioridade que vem apresentando desde sexta-feira e voou na tarde de sábado (1) em Sepang, para conquistar o direito de largar do lugar de honra do grid. É a oitava pole-position do inglês e a 57ª da carreira na F1. Ainda, Hamilton foi tão avassalador que bateu duas vezes o recorde de pole que pertencia a Michael Schumacher desde 2004. E vai celebrar também sua 100ª primeira fila no Mundial

Como prêmio, a performance estonteante no traçado malaio ainda coloca o britânico da Mercedes em uma forte posição para tentar a revirada no campeonato e tomar do rival Nico Rosberg a liderança. O alemão, com dois pequenos erros nas voltas finais do Q3, garantiu a segunda colocação do grid. 

O desempenho dos carros prateados também deu clara demonstração de que a esquadra alemã tem tudo para celebrar neste fim de semana o tricampeonato no Mundial de Construtores. Para sair da Malásia, a equipe chefiada por Toto Wolff precisa de apenas 36 pontos. 

Quem mais se aproximou foi – de novo – Max Verstappen, que abre a segunda fila, tendo a companhia familiar de Daniel Ricciardo. As Ferrari se colocaram logo atrás, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Räikkönen. Entre os brasileiros, Felipe Massa vai sair da décima posição, enquanto Felipe Nasr terminou a classificação em 18º. 

Lewis Hamilton é o pole (Foto: Mercedes)

Confira como foi a classificação do grid para o GP da Malásia de F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de um terceiro treino livre dominado por Lewis Hamilton e que viu uma aproximação perigosa da Red Bull, os pilotos voltaram, já no fim da tarde de sábado na Malásia, para a definição do grid. E com um clima mais 'fresco' do que da sessão anterior. Os termômetros registravam 29ºC, enquanto na pista a marca era de 42 graus. A umidade continuava alta, e o céu já surgia mais encoberto. Ainda assim, a chance de chuva seguia à espreita. 

 
Com relação a punições, somente Fernando Alonso estava na lista. Por conta de intensa mudança nos componentes de seu motor, o espanhol ganhou uma sanção de 45 posições. Ou seja, fim do grid para o bicampeão.

Ainda, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também enviou às equipes, pouco antes do início da classificação, um documento regulamentando os procedimentos no caso de dupla bandeira amarela. A ideia é evitar as controvérsias deste ano, como no GP da Hungria, com Nico Rosberg. Agora, ao ver a sinalização, os pilotos precisam tirar o pé e abandonar a volta, além de estarem preparado para parar imediatamente ou desviar de algum potencial perigo.

Fernando Alonso vai largar do fundo do grid em Sepang (Foto: McLaren)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Dito isso, os 18 minutos do Q1 tiveram início já com Hamilton e Nico Rosberg na pista, lançando mão dos pneus macios. Os dois carros da Manor vieram logo atrás, na mesma configuração. Quem destoou neste começo foi Felipe Massa, que apareceu calçado com os pneus duros. Além dos macios e duros, a Pirelli entregou aos pilotos os compostos médios. 

 
Neste cenário, o primeiro piloto a fazer disparar o cronômetro foi Pascal Werhlein. O alemão abriu a tabela com 1min36s999. O colega Esteban Ocon se posicionou em segundo, a 0s442 da marca do líder. Aí Rosberg pulverizou o tempo do compatriota e cravou 1min34s460. Só que Hamilton logo passou abaixo da marca do companheiro de Mercedes – apenas 0s016. 
 
O treino decisivo, então, tomou corpo, com o início dos trabalhos de Red Bull e Ferrari – ambos optaram por registrar tempos com os pneus médios. Alonso seguiu os dois times. Enquanto isso, a maioria foi macios mesmo. E dois pequenos incidentes chamaram a atenção neste início de Q1: o primeiro foi protagonizado por Romain Grosjean, que perdeu o retrovisor direito. Já Jenson Button deu uma bela rodada na curva 14. 
 
Assim, o cenário se formou, com Hamilton na ponta, seguido por Rosberg, Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Felipe Massa, Max Verstappen, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, que fechava o top-10. Carlos Sainz surgia em 11º, à frente de Kevin Magnussen, Grosjean, Daniil Kvyat, Button, Jolyon Palmer, Esteban Gutiérrez, Marcus Ericsson, Wehrlein, Felipe Nasr, Alonso e jovem estreante Esteban Ocon.
 
Enquanto a parte de cima da tabela permaneceu inalterada, a briga mesmo foi para escapar da bolha, que tinha, nos minutos finais, Gutiérrez, Ocon, Ericsson, Wehrlein, Nasr e Alonso – o espanhol, no entanto, completou apenas uma volta, só para registro, já que tinha uma punição para cumprir.
 
No fim das contas, as duas Sauber ficaram de fora, com Nasr saindo do 18º posto. Palmer, Ocon e Werhlein vieram na sequência.

Hamilton voa e até bate recorde de pole

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Assim que a segunda fase da classificação teve início, os dois carros da Mercedes deixaram os boxes com os pneus macios e foram lá para mais 15 minutos de sessão. Sem nenhuma surpresa, os dois prateados se colocaram nas duas primeiras colocações. Só que Hamilton voou pela pista malaia e virou 1min33s046 – e cravou não só a melhor volta do fim de semana, mas também superou o recorde de pole-position que pertencia a Michael Schumacher, que era de 1min33s074, registrado em 2004. Porém, a volta mais rápida já registrada em Sepang foi feita por Alonso, em 1min32s582, em 2005, durante também o Q2.

 
A marca ainda o colocou 0s6 à frente do companheiro Nico Rosberg. Importante dizer que, durante os giros, a Mercedes avisou ao tricampeão que, aqueles "macios seriam potencialmente os pneus da corrida". 
 
Rosberg ficou mesmo em segundo, com 1min33s609. E quem surgiu como ameaça aí foi o menino Max Verstappen – de novo. O jovem ficou a menos de um décimo do líder do campeonato, na terceira colocação, à frente do colega Daniel Ricciardo. 
 
Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel posicionaram a Ferrari logo na sequência, também andando na casa de 1min33s. Felipe Massa, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Nico Hülkenberg fechavam o top-10, deixando evidente a intensa briga vivida entre a Williams e a Force India. 
Felipe Massa se garantiu no Q3 (Foto: Williams)
Nos instantes finais, apenas Massa parecia seguro no sétimo posto da tabela e por lá ficou, garantindo, assim, passagem para a fase decisiva. Button também apareceu forte e colocou a McLaren em oitavo. Hülkenberg e Pérez se salvaram, mas Bottas não. O finlandês da Williams acabou mesmo em 11º, à frente de Grosjean, Gutiérrez, Magnussen, Kvyat e Sainz.

 A volta da pole

A Mercedes obedeceu ao roteiro das duas fases anteriores e mandou seus dois comandados imediatamente após a luz verde. Rosberg e Hamilton deixaram os pits com os pneus macios e foram seguidos pelos dois carros da Red Bull e da Ferrari. Sergio Pérez também veio com eles. Os restando dos classificados preferiu aguardar um pouco mais.
 
Pérez foi quem primeiro apareceu na ponta, depois foi superado por Vettel, que se viu batido por Räikkönen. Aí Ricciardo pulou para o primeiro lugar. Não durou nada, já que Verstappen tomou a liderança na sequência. Só que aí Hamilton fez um novo temporal ao cravar 1min32s850, impondo mais de meio segundo no holandês. A marca acabou sendo também suficiente para a pole – a oitava na temporada 2016.

Rosberg, por sua vez, cometeu um erro na parte final de seu primeiro giro decisivo, escapou e foi capaz de virar apenas 1min33s761. Quinto posto para ele.

Nico Rosberg errou em suas voltas finais (Foto: Mercedes)
Por isso, nos instantes finais, o líder do Mundial foi o primeiro a sair e com toda a pressão sob os ombros. Ainda que não tenha conseguido chegar perto da marca do colega Hamilton e errar na volta final, o alemão conseguiu cavar uma posição na primeira fila. 
 
Verstappen, por sua vez, ficou mesmo em terceiro, à frente de Ricciardo, Vettel, Räikkönen, Pérez e Hülkenberg, que venceram a Williams no grid. Celebrando seu 300º GP, Button será o novo, dividindo a quinta fila com Massa.

A largada para o GP da Malásia está marcada para as 4h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1, GP da Malásia, grid de largada:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:32.850   11
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:33.264 +0.414 12
3 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:33.420 +0.570 15
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:33.467 +0.617 12
5 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:33.584 +0.734 17
6 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:33.632 +0.782 16
7 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:34.319 +1.469 17
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:34.489 +1.639 15
9 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:34.518 +1.668 17
10 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:34.671 +1.821 13
11 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:34.577 +1.727 9
12 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:35.001 +2.151 14
13 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:35.097 +2.247 14
14 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:35.277 +2.427 13
15 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:35.369 +2.519 12
16 55 CARLOS SAINZ JR. ESP TORO ROSSO FERRARI   1:35.374 +2.524 12
17 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:35.816 +2.966 8
18 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:35.949 +3.099 8
19 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:35.999 +3.149 8
20 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES   1:36.451 +3.601 9
21 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:36.587 +3.737 9
22 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA P +45 1:37.155 +4.305 5
  TEMPO 107% Q1     1:41.055    
 
 
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.