Hamilton confirma favoritismo dos treinos e levanta público com pole do GP da Inglaterra. Massa nem vai ao Q3

Lewis Hamilton apenas confirmou o grande desempenho que vem mostrando desde a sexta-feira em Silverstone e provou que conhece como ninguém a pista de casa. Pela 55ª vez na carreira na F1, o inglês da Mercedes vai sair na pole-position e terá a seu lado o companheiro e principal rival pelo título Nico Rosberg. Felipe Massa sai em 12º, enquanto Felipe Nasr será o 21º

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Silverstone tem apenas um dono. E somente um. E se chama Lewis Hamilton. O tricampeão não deu chances a ninguém neste sábado (9) e provou que conhece como ninguém a clássica pista inglesa ao conquistar a posição de honra do grid para seu GP caseiro. Essa será a 55ª vez que o britânico de 31 anos vai sair na pole-position na carreira na F1 – e agora está a dez de igualar Ayrton Senna. Também é a sexta em que vai puxar o pelotão na volta de apresentação em 2016.

Mas a classificação não foi tão tranquila como o texto acima pode sugerir. Na verdade, o dono do carro #44 teve sua primeira volta rápida deletada no Q3 por exceder os limites da pista na curva 9. Mas isso não foi capaz de pará-lo. Frio, Hamilton saiu novamente e, fazendo tudo com perfeição, virou 1min29s287, para bater em quase quatro décimos a marca que dava a pole a Rosberg.

 
Ao lado de Lewis, o alemão vai alinhar neste domingo o carro #6 da Mercedes em mais um embate acirrado entre os dois protagonistas do campeonato deste ano. E o desempenho apenas mais um capitulo da dura briga entre ambos que atingiu seu ponto mais quente até aqui depois do toque na volta final do GP da Áustria, na semana passada. O incidente foi tão polêmico que gerou bronca dos chefes e ameaças
 
Amanhã, porém, começa tudo de novo.

Entre os pilotos brasileiros, Felipe Massa ficou fora do Q3 em uma pista em que Williams não vem se encontrando e vai sair em 12º. Já Felipe Nasr, apesar do motor atualizado da Ferrari, ficou apenas em 21º.

Lewis Hamilton cravou a pole em Silverstone (Foto: Getty Images)

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Confira como foi a classificação para o GP da Inglaterra de F1

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A classificação da F1 em Silverstone neste sábado gelado e úmido teve início com uma enorme expectativa pelo primeiro embate oficial entre os dois protagonistas de 2016, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, depois do polêmico toque entre ambos no GP da Áustria. E eles não perderam tempo quando a luz verde autorizou o começo da definição do grid de largada para a etapa da Inglaterra, a décima da temporada.

 
Ainda, pouco antes do pontapé inicial, a Ferrari confirmou mais uma troca de câmbio para Sebastian Vettel, o que não, claro, implicou nova punição no grid. De novo, cinco colocações. Marcus Ericsson, por sua vez, ficou de fora do treino por conta do forte acidente da manhã, que destruiu sua Sauber.
 
Dito isso tudo, todo mundo optou pela versão mais macia dos compostos da Pirelli desde os primeiros minutos – na verdade, ninguém andou com outro tipo de pneus durante o treino. Por isso, os bicampeões logo apareceram na ponta. Na verdade, Rosberg estabeleceu como melhor tempo 1min30s724, sendo apenas 0s015. O desempenho mostrou mais uma vez o quão perto estavam os dois rivais no traçado inglês.
 
Enquanto isso, a Red Bull surgiu novamente como a equipe que mais se aproximou dos prateados. Só que, desta vez, Max Verstappen foi o melhor, mas andando 0s6 atrás de Nico. Kimi Räikkönen puxou a dupla da Ferrari, em quarto, logo à frente de Vettel. Ricciardo foi o sexto, seguido por Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Felipe Massa e Esteban Gutiérrez. 
Max Verstappen foi quem mais se aproximou da Mercedes no Q1 (Foto: Clive Mason/Getty Images)

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Fernando Alonso ainda terminou em 11º, sendo meio segundo mais veloz que seu melhor tempo no fim de semana. Como prêmio, o espanhol conseguiu a passagem para o Q2. Mesma sorte não teve o companheiro Jenson Button, que ficou no Q1, junto com Jolyon Palmer, Rio Haryanto, Pascal Wehrlein, Felipe Nasr e Marcus Ericsson – este não participou da classificação.

No fim do Q1, ainda teve um momento 'bate cabeça' quando houve uma dúvida sobre a volta final de Kevin Magnussen, que, inicialmente havia tido o giro deletado por passar com as quatro rodas fora da pista. Mais tarde, a Renault confirmou a manutenção do tempo, embora a FIA não tenha ratificado a decisão. Assim, Button, que estava na bolha, ficou fora mesmo. 

Hamilton assombra 
 
Depois da confusão, os pilotos voltaram à pista para o Q2. E, de novo, a Mercedes deixou os boxes logo nos primeiros instantes. Andando com os macios, Hamilton impôs um tempo avassalador de 1min29s243 – sendo o primeiro a baixar da casa de 1min30s. O registrou ainda foi 0s727 melhor que o desempenho de Rosberg.
 
E seguindo a tendência do fim de semana, de novo a Red Bull se colocou em terceiro e, mais uma vez, com Verstappen. Só que o jovem holandês agora ficou a 1s4 da marca dos bicampeões. Vettel e Ricciardo completavam o top-5. Nada mais normal que isso nesta fase.
 
Valtteri Bottas, Nico Hülkenberg, Carlos Sainz, Romain Grosjean e Fernando Alonso ainda formavam o grupo dos dez. Mas isso ainda não seria definitivo.
 
Isso porque Kimi Räikkönen decidiu sair nos minutos finais e, mesmo cometendo pequenos erros, foi capaz de cravar o sexto tempo. Alonso também acertou uma boa volta e colocou a McLaren em oitavo, assegurando novamente um lugar na fase decisiva da sessão. Felipe Massa, por sua vez, bem que tentou no fim, mas fechou mesmo em 12º.
Hamilton fica com a pole-position (Foto: Reprodução/Twitter)

Hoje não

O Q3 obedeceu ao roteiro da fase anterior. Ou seja, a Mercedes logo mandou seus dois pilotos à pista para iniciar a disputa pela pole. Mas Hamilton não queria saber de briga. O inglês abriu a parte definitiva da sessão com 1min29s339, colocando 0s267 na marca de Rosberg, que vinha logo atrás. Só que o tempo do tricampeão acabou deletado na sequência. Atenta, a direção de prova não gostou de ver Lewis exceder os limites da pista na curva 9 e retirou seu melhor giro, deixando a pole provisória nas mãos de Nico.

Atrás dos carros da Mercedes, Verstappen, de novo, foi mais veloz que o companheiro de Red Bull, assegurando a terceira posição, à frente de Ricciardo. Räikkönen também foi mais veloz que Vettel e garantiu o quinto lugar e a terceira fila ferrarista. Bottas, Hülkenberg e Alonso – este também teve o tempo anulado.

Mas Hamilton não se deixou abater pelo revés. Voltou à pista nos instantes finais e tomou a pole de volta para si ao virar 1min29s287. Sem ter como revidar, Rosberg ficou mesmo a 0s319 do inglês.

F1, GP da Inglaterra, Silverstone, grid de largada:
 
1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:29.287   14
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:29.606 +0.319 14
3 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:30.313 +1.026 12
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:30.618 +1.331 12
5 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:30.881 +1.594 15
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:31.557 +2.270 17
7 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:31.989 +2.702 12
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:32.172 +2.885 18
9 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:32.343 +3.056 15
10 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:31.875 +2.588 15
11 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI P+5 1:31.490 +2.203 12
12 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:32.002 +2.715 10
13 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:32.050 +2.763 14
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:32.241 +2.954 14
15 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:32.306 +3.019 12
16 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:37.060 +7.773 12
17 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:32.788 +3.501 3
18 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:32.905 +3.618 9
19 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:33.098 +3.811 9
20 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:33.151 +3.864 9
21 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:33.544 +4.257 8
22 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI        
    TEMPO 107% Q1     1:35.537 +6.250  
                 
RECORDE LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:29.607 30/06/2013  
MELHOR VOLTA FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:30.874 11/07/2010  
                 
    Condições do tempo   SOL    ar: 21ºC | pista: 28ºC  

 

PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

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