Hamilton aproveita falha de Rosberg na largada, vence na Alemanha e amplia liderança da F1 antes das férias de verão

Na casa do rival, Lewis Hamilton ampliou a vantagem perante Nico Rosberg na liderança do Mundial de Pilotos com uma grande vitória em Hockenheim. Como na Hungria, o britânico tomou a ponta na largada e não foi mais superado. Rosberg foi o protagonista da polêmica do dia ao ser punido pela FIA após ultrapassar Max Verstappen. Felipe Massa e Felipe Nasr abandonaram a prova

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Lewis Hamilton vai curtir as férias de verão numa relax, numa tranquila, numa boa e mais líder do que nunca na F1 em 2016. Em grande fase, o britânico emendou sua sexta vitória nas últimas sete corridas ao triunfar com autoridade no GP da Alemanha, 12ª etapa da temporada, disputada neste domingo (31). O tricampeão do mundo teve seu caminho livre rumo ao topo do pódio desde a largada, quando aproveitou uma falha do rival, Nico Rosberg, num filme que já foi visto há uma semana, na Hungria. Assim, Lewis passa a somar 217 pontos, fechando a primeira parte do campeonato com uma vantagem considerável na ponta do campeonato.

Rosberg fez uma corrida sem brilho, muito pelo contrário. Além de ter sido superado por Hamilton, o alemão foi ultrapassado na largada por Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Durante a prova, o piloto da casa tentou se recuperar e buscou ganhar terreno contra os carros da Red Bull. Mas na metade da corrida, Rosberg e Verstappen protagonizaram uma manobra controversa. O piloto da Mercedes lutou pela posição no grampo de Hockenheim e se colocou lado a lado com o holandês, que acabou sendo jogado para a área de escape asfaltada. A FIA não aprovou a manobra e puniu Nico em 5s.

Desta forma, o placar aponta 217 para Hamilton, contra 198 de Rosberg. 19 pontos de vantagem para o britânico nesta primeira parte do campeonato.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Lewis Hamilton abriu vantagem na liderança do campeonato com vitória na Alemanha (Foto: Getty Images)

Assim, o pódio acabou sendo completado pela dupla da Red Bull. Ricciardo confirmou o segundo lugar na sua 100ª corrida na F1 e foi seguido por Verstappen. O resultado consolida a equipe taurina à frente da Ferrari no Mundial de Construtores. A escuderia de Maranello teve uma jornada bastante apagada e colocou Sebastian Vettel apenas em quinto lugar, seguido por Kimi Räikkönen. Nico Hülkenberg ganhou a posição de Valtteri Bottas no final da prova e foi o sétimo. O finlandês, com os pneus em frangalhos, também foi batido por Jenson Button e terminou em nono, à frente do mexicano Sergio Pérez, que fechou o top-10.

Os brasileiros tiveram outro domingo para se esquecer na temporada. Felipe Massa largou em décimo lugar, mas um toque da Renault de Jolyon Palmer colocou tudo a perder. O piloto da Williams tentou seguir na prova, mas perdeu muito rendimento e acabou abandonando a disputa. Felipe Nasr, da Sauber, também deixou a corria, restando cinco voltas para o fim.

Saiba como foi o GP da Alemanha de F1

Na semana passada, Rosberg largou na pole na Hungria, mas tracionou mal e permitiu a ultrapassagem de Hamilton, que rumou para a vitória em Budapeste. Neste domingo, o filme se repetiu. Nico falhou no início da sua corrida em casa, quando mais precisava se colocar à frente para tentar bater o rival, e foi superado de novo por Rosberg, que tomou a dianteira em Hockenheim. Outro que largou muito bem foi Verstappen, que fez uma grande manobra e ganhou por fora, na curva 1, a posição de Ricciardo, que chegou ao 100º GP na Alemanha. Massa manteve a décima colocação, mas sofreu um toque da Renault de Jolyon Palmer que acabou por comprometer toda sua corrida, enquanto Nasr ganhou posições importantes na largada e pulou de 21º para 17º.

Largada do GP da Alemanha: Hamilton toma a ponta de Rosberg (Foto: Getty Images)

Rosberg, somente em quarto, tentava andar rápido para não perder muito terreno perante Hamilton, que abria vantagem de quase 3s após oito voltas completadas. Massa, por sua vez, tinha problemas com a falta de ritmo da sua Williams e sofria nas primeiras voltas do GP da Alemanha. Primeiro, foi superado pelo ex-companheiro de equipe, Fernando Alonso. Em seguida, tinha de se segurar para não ser batido por Carlos Sainz, da Toro Rosso.

Sem ritmo, sobretudo depois de ter sido superado por Sainz em seguida, Massa foi para os boxes fazer seu primeiro pit-stop, assim como o espanhol. E aí o brasileiro conseguiu retomar a posição graças a um bom trabalho por parte da Williams. Pouco depois, na volta 12, Verstappen e Rosberg fizeram suas respectivas paradas, todos trocando um jogo usado por outro novo de pneus supermacios. No giro seguinte, foi a vez de Ricciardo fazer sua parada, mas adotando uma estratégia diferente ao sair para o segundo stint com pneus médios.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Hamilton entrou nos boxes na 15ª volta para sua primeira parada e veio com estratégia idêntica a de Ricciardo: trocou os supermacios pelos pneus médios. A vantagem do britânico era enorme e só mesmo um desastre lhe tiraria a vitória na casa de Rosberg.

Com a primeira rodada de troca de pneus, Hamilton seguia líder com folga, seguido por Verstappen e Ricciardo. Rosberg, com pneus supermacios, vinha rápido, porém ainda em quarto, seguido por Vettel e Räikkönen. Massa era só 14º, enquanto Nasr havia caído para 20º lugar. O brasileiro da Williams enfrentava muitas dificulades e tinha outra jornada sem brilho na F1. Felipe sofria com a falta de ritmo do seu FW38 e era superado depois por Sainz e Romain Grosjean, caindo para 16º. Valtteri Bottas, por sua vez, se sustentava num bom sétimo lugar.

Em sua 100ª corrida, Ricciardo lutava pelo terceiro lugar contra Rosberg (Foto: Getty Images)

A diferença de Hamilton, líder, para Rosberg, quarto colocado, era de pouco menos de 10s. Nico estava logo atrás de Ricciardo e lutava para tentar passar o australiano e ao menos cavar um lugar no pódio para diminuir sua frustração em casa.

Em uma nova rodada de pit-stops, Massa entrava nos boxes, e a Williams fez uma análise da suspensão traseira esquerda antes de liberar o brasileiro de volta à pista. Rosberg e Verstappen também entraram nos pits para a troca dos supermacios pelos macios. Na volta dos boxes, os pilotos voltaram a duelar. O holandês colocou seu carro lado a lado com Nico e endureceu a disputa, jogando o jovem da Red Bull para fora da pista. Nico venceu a batalha e assumiu o quinto lugar, mas teve sua manobra investigada pelos comissários de prova.

Minutos depois, a FIA anunciou a punição a Rosberg. Novamente, a entidade que regula a F1 interferiu na disputa e aplicou uma sanção de 5s para o alemão. Uma decisão polêmica e que certamente vai gerar muita discussão ao longo dos próximos dias. No fim das contas, a decisão foi ótima para Hamilton, que só tinha de continuar seu trabalho para vencer na casa do rival.

A controvérsia da corrida: ultrapassagem de Rosberg sobre Verstappen rendeu punição ao alemão (Foto: Reprodução)

Hamilton fez sua segunda parada na volta 35, agora colocando os supermacios no lugar dos macios. Rosberg vinha em segundo, à frente dos carros da Red Bull: Verstappen estava em terceiro e Ricciardo o quarto, todos eles jjá tendo feito suas respectivas paradas. 

Três voltas depois, Massa abandonava a corrida, enquanto a Williams tentava identificar o problema no carro do brasileiro. Era a quarta prova seguida que Felipe ficava sem pontuar, amargando uma fase bastante difícil nesta temporada. Nasr não estava tão melhor e era o 20º e penúltimo dentre os pilotos que estavam na corrida.

Na luta pelo terceiro lugar, Ricciardo ultrapassava Verstappen. O australiano contava com pneus supermacios e tinha melhor rendimento, tanto que ele já se aproximava de Rosberg. Sem restrições no rádio, a Mercedes pediu para Nico acelerar e tentar se segurar em segundo. Lá na frente, Hamilton seguia líder sem maiores dificuldades.

A Red Bull voltou a brilhar e, com o resultado na Alemanha, se colocou à frente da Ferrari (Foto: Getty Images)

Rosberg veio para sua terceira parada e caiu para sexto lugar, colocando pneus macios usados para seu último stint. Verstappen, por sua vez, passou a usar um jogo usado de supermacios. A luta pelo pódio estava totalmente aberta, mas com favoritismo dos carros da Red Bull, ainda mais considerando a punição imposta ao alemão.

Hamilton, por sua vez, fez sua derradeira parada na volta 48 e reiterou a liderança da prova, seguido por Ricciardo e Verstappen. Rosberg vinha apenas em quarto, à frente de Vettel e Räikkönen.

Felipe Nasr também abandonou o GP da Alemanha, fazendo companhia a Massa (Foto: Reprodução)

A corrida seguia seu curso normal e parecia que nada poderia mudar a sorte dos pilotos nesta fase final da disputa. Contudo, a chuva, que chegou a fazer parte da previsão do tempo na sexta e no sábado, ameaçou dar as caras de vez nas voltas finais da corrida em Hockeheim, com Hamilton falando em algumas gotas na sua viseira. Antes mesmo de qualquer chuva, Nasr abandonava a corrida e fazia companhia a Massa, também fora.

No fim das contas, a chuva não veio como o esperado e manteve a corrida sob controle de Hamilton, que partiu para mais uma grande vitória na temporada e consolidou a excelente fase ao abrir 19 pontos de vantagem para seu maior rival na luta pelo título.

F1, GP da Alemanha, Hockenheim, final:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:30:44.200 67 voltas
2 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER +6.996  
3 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER +13.413  
4 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +15.845  
5 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI +32.570  
6 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +37.023  
7 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +1:10.049  
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA +1 volta  
9 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +1 volta  
10 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1 volta  
11 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI +1 volta  
12 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA +1 volta  
13 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI +1 volta  
14 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI +1 volta  
15 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI +1 volta  
16 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT +1 volta  
17 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES +2 voltas  
18 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI +2 voltas  
19 30 JOLYON PALMER ING RENAULT +2 voltas  
20 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES +2 voltas  
  12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   NC
  19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   NC
               
MELHOR VOLTA DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:18.442  
               
RECORDE NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:14.000 30/07/2016
MELHOR VOLTA LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:19.908 20/07/2014
PADDOCK GP #39 DEBATE F1 E MOTOGP COM CONVIDADO ALEX BARROS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.