Há 20 dias internado, Schumacher pode ficar em coma para sempre, alertam especialistas

Sem notícias sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, especialistas começam a avaliar que o coma pode perdurar para sempre ao heptacampeão, que sofreu um acidente na estação de esqui de Méribel em 29 de dezembro


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A ausência de notícias sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, que indicam que seu estado permanece crítico, porém estável, no Centro Hospitalar Universitário de Grénoble começa a suscitar uma série de questões mais profundas sobre as consequências do heptacampeão 20 dias após o acidente na estação de esqui de Méribel. Sem acesso ao alemão, mas com experiência em casos como estes, especialistas de renome começam a ser ouvidos e apontam cenários dos mais negativos.

A revista alemã 'Focus' publicou uma reportagem nesta quinta-feira em que, após ter ouvido experts da área de neurologia, afirma que "Schumacher pode ficar em coma para sempre". “Pode ter havido complicações”, declarou o neurocirurgião alemão Andreas Zieger. “O coma pode ser mantido pela vida toda".

Michael Schumacher (Foto: Mercedes)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});




O jornal 'Bild' citou fontes do hospital que confessaram que não há planos para tentar despertar Michael do coma — pacientes neste estado tendem a deixar de ser induzidos depois de duas semanas caso a atividade cerebral manifestasse alguma evolução.

Para a Dra. Gisele Sampaio Silva – membro do Departamento Científico de Doenças Cérebrovasculares, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva da Academia Brasileira de Neurologia –, a indução ao coma por tanto tempo não é um bom indicativo. "O fato de ele estar em coma induzido, quando você precisa da medicação para manter o paciente em coma por muito tempo, no geral, significa que, de alguma maneira, há a preocupação com o sistema nervoso central do paciente", afirmou à REVISTA WARM UP 46, que vai ao ar nos próximos dias. "Geralmente, nós, médicos, optamos por tirar a sedação, o coma induzido, o mais rápido possível. Hoje em dia, a gente usa o mínimo possível. Só não tiramos quando não dá", reitera. "Então, o uso prolongado de uma medicação para induzir o coma significa que o sistema nervoso central dele ainda está inspirando cuidados. Significa que problemas podem acontecer."
Infográfico indica o que aconteceu na estação de esqui (Arte: Rodrigo Berton)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Schumacher esquiava com o filho Mick na estação de esqui de Méribel, nos Alpes Franceses, em 29 de dezembro, quando saiu da área demarcada e caiu em um trecho com várias pedras, batendo a cabeça e o rosto violentamente contra uma delas, a uma velocidade estimada como sendo a de um "esquiador muito bom".
 
Encontrado consciente porém desorientado, o ex-piloto de Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes tinha o capacete partido ao meio e "muito sangue" na cabeça. Resgatado, o germânico sofreu um colapso e entrou em coma antes mesmo de chegar ao CHU de Grénoble. Reanimado, passou por uma cirurgia de emergência na cabeça e dois dias depois, enfrentou novo procedimento. Médicos indicam que Michael "luta pela vida".

Já faz 12 dias que nem o hospital nem a assessora de Schumacher, Sabine Kehm, vêm a público para soltar informações sobre seu estado de saúde. A última vez, aliás, nem pode ser considerado um boletim médico: Sabine apenas quis desmentir as declarações que haviam sido dadas pela agência de notícias 'AFP' e pelo jornal alemão 'Bild' de que Michael havia apresentado uma ligeira melhora. "Posso confirmar que seu estado de saúde permanece estável. Não posso confirmar que afirmei que sua vida está fora de perigo", limitou-se a dizer a assessora.

ADICIONE a página do GRANDE PRÊMIO no Facebook às listas de interesse




Viaje com a AMK VIAGENS para Mônaco e acompanhe de perto a mais importante das etapas do calendário da F1. Veja os pacotes e aproveite a promoção ATÉ 20 DE JANEIRO.
Clique e saiba mais detalhes.

Foto: Viaje com a AMK VIAGENS para Mônaco e acompanhe de perto a mais importante das etapas do calendário da F1! Confira os pacotes e preços e aproveite a promoção ATÉ O DIA 20 DE JANEIRO!http://amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/104

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.