Grosjean coloca Lotus no Q3 pela primeira vez em 2014 e afirma que não acredita em “milagre, mas trabalho”

Mesmo sem conseguir colocar Pastor Maldonado na pista, Lotus tem classificação positiva garantindo primeira largada da temporada no top-10

 As melhores imagens deste sábado da F1 na China
 A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO
 A programação do automobilismo do fim de semana

O começo de temporada da Lotus foi calamitoso, mas em Xangai, Romain Grosjean conseguiu o impossível, olhando pelo ponto de vista de quem acompanhou o final de semana em Melbourne: colocou seu carro preto e dourado no Q3 e vai largar da décima colocação no GP da China.

 
Agora, o objetivo do francês é marcar os primeiros pontos da equipe no campeonato, algo que não foi possível com os consecutivos problemas das primeiras três corridas.  
Parece uma miragem, mas é a Lotus de Romain Grosjean andando no Q3 em Xangai (Foto: Getty Images)
"Não acredito que tenha sido milagre, mas trabalho. É um pouco de tudo. Entendemos nossa aerodinâmica e nossa suspensão um pouco mais, ontem foi um bom dia, o TL2 foi ok. As características da pista favorecem o uso da potência, mas na chuva estava funcionando bem, também", analisou.
 
"Foi mais difícil no Q3 com a chuva sendo maior, mas foi bom apenas estar nessa parte do treino. Assim, podemos andar e aprender sobre o carro; e quando aprendemos, progredimos", afirmou.
 
Apesar do ótimo resultado de Grosjean, a Lotus não passou imune ao treino de classificação: Pastor Maldonado teve de trocar o motor Renault e, por isso, nem foi à pista, o que talvez tenha sido mais seguro para os outros pilotos, levando em consideração as peripécias que o venezuelano tem protagonizado desde a "batida suave" em Esteban Gutiérrez, no Bahrein. Maldonado sai da última posição.
 
"A Renault tem trabalhado; a Lotus, também, e estamos entendendo o que fazer com o carro e o que precisamos melhorar. É o que está acontecendo, positivo", encerrou Grosjean.
 
O GP da China dá a largada às 4h (Brasília) e o GRANDE PRÊMIO acompanha em tempo real.

Vá a Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Mas corra: as vagas estão acabando! Veja aqui:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.