Grande cara, parte da família: mundo da F1 exalta carreira de Massa após anúncio de aposentadoria

O anúncio da aposentadoria de Felipe Massa da F1 mexeu com os pilotos do grid e também com pessoas ligadas ao esporte. Nesta quinta-feira (1), vários personagens do automobilismo homenagearam o brasileiro, exaltaram seu caráter e sua trajetória vitoriosa no Mundial

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Tão logo anunciou ao mundo que sua carreira como piloto de F1 vai chegar ao fim com o GP de Abu Dhabi, o último da temporada 2016, Felipe Massa foi homenageado pelo mundo do esporte nesta quinta-feira (1). Vários pilotos e nomes ligados ao automobilismo exaltaram sua trajetória e seu caráter assim que tomaram conhecimento de que logo o brasileiro vai encerrar passagem vencedora pela F1.
 
Aos 35 anos, Massa fez amigos e tem o apreço de vários dos seus pares no grid da F1. A começar pelo seu atual e último companheiro de equipe no Mundial, Valtteri Bottas, que escreveu em sua conta no Twitter palavras de carinho ao veterano. “Parabéns pela sua grande carreira. Grande companheiro de equipe, grande pessoa e grande piloto. Vamos curtir o fim de 2016”.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Ao lado de Claire Williams, Felipe Massa anuncia o fim da sua carreira na F1 (Foto: Williams)
Claire Williams, sua última chefe de equipe, recordou o apreço pelo brasileiro e por Felipe ter sido um dos pilares da reconstrução da escuderia britânica nesses três últimos anos de sua jornada como piloto de F1. “Gostaria de agradecer a Felipe Massa por todo seu trabalho duro. Ele vai ser sempre parte da família Williams”, disse a filha do mítico Frank Williams.
 
A Ferrari, também por meio do Twitter, não se esqueceu do piloto que trilhou a maior parte da sua trajetória na F1 em Maranello. “Obrigado, Felipe Massa, por todos os anos conosco e tudo do melhor em seus desafios futuros”, escreveu a escuderia italiana. A Sauber, primeira equipe do brasileiro, também desejou “tudo do melhor nas suas últimas corridas na F1”.

 
Carlos Sainz, que completa 22 anos nesta quinta-feira, disse, em entrevista coletiva promovida pela FIA em Monza, que tem em Massa uma grande referência. “Eu me lembro de tê-lo conhecido quando eu tinha dez, 11 anos, e ele foi muito gentil. Desde então, eu tenho muito respeito por ele”, declarou o piloto da Toro Rosso.
 
Kimi Räikkönen, companheiro de equipe de Massa em sua melhor época na F1, entre os anos de 2007 e 2008, lamentou a saída do brasileiro do grid. O finlandês contou com a ajuda de Felipe em sua campanha rumo a um improvável título em 2007 e, no ano seguinte, foi ele quem ajudou Massa a quase conquistar o campeonato, ficando a apenas um ponto de Lewis Hamilton.
 
“É uma grande pena, mas é sua escolha. Nós tivemos uma grande relação como companheiros de equipe. Ele é um grande cara”, disse o ‘Homem de Gelo’.
 
Por sua vez, Nicolas Todt, seu empresário de longa data e um dos seus grandes amigos na F1, se emocionou ao recordar o início dos trabalhos ao lado do paulista e os momentos felizes e difíceis ao longo da carreira.
Massa fez grandes amigos em sua trajetória como piloto de F1 (Foto: Getty Images)
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Treze anos se passaram desde quando comecei a gerenciar a carreira de Felipe e parece que foi ontem. Compartilhamos alguns momentos fantásticos juntos, como sua primeira vitória na Turquia, em 2006, mas também alguns dolorosos, como o terrível acidente na Hungria, em 2009, onde ele quase perdeu a vida. O mais importante é que nós sempre nos mantivemos unidos nesta longa jornada e ter construído uma grande amizade que vai muito além do automobilismo é o que mais conta para mim”, escreveu o empresário.

 
“Hoje, Felipe anunciou sua aposentadoria da F1. Além de ser um dos melhores pilotos da sua geração, ele demonstrou durante toda sua carreira algumas qualidades humanas que podem ser um exemplo para todos nós. É difícil para mim não me sentir triste com isso, é o fim de um grande capítulo, mas a vida continua e tenho certeza de que o próximo capítulo será muito bonito. Estou muito ansioso para estar com ele e sua adorável família”, acrescentou.

Felipe Nasr, o outro brasileiro do grid, também prestou homenagem a Massa, exaltando o quanto o piloto da Williams lhe ajudou no início da carreira na F1.

PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.