Fundador do GP de Long Beach é contratado para atuar como consultor no projeto do GP da América

Chris Pook foi apresentado pela organização do GP da América como consultor do projeto da segunda corrida da F1 nos Estados Unidos, prevista para estrear em 2014

Um dia depois de a saída de dois diretores do GP da América de F1 se tornar pública, a organização da que pode vir a ser a segunda prova da categoria nos Estados Unidos em 2014 anunciou um reforço: Chris Pook. Fundador do GP de Long Beach, o empresário vai atuar como consultor do projeto de construção do circuito de rua que terá como pano de fundo a cidade de Nova York.

Segundo Leo Hindery, porta-voz da corrida de Nova Jersey, Pook “vai prestar consultoria em relação a todos os aspectos da construção, planejamento e execução do evento”, que deveria ter estreado já em 2013, mas acabou adiado devido a atrasos nas obras para a montagem do circuito.

A primeira corrida de rua da história de Long Beach foi promovida por Pook em 1975 (Foto: Getty Images)

Dirigente máximo da F1, Bernie Ecclestone destacou o passado de Pook na categoria. “Chris tem uma história de muito sucesso na F1 e estou confiante de que ele vai trazer isso para o GP da América”, afirmou o inglês de 82 anos. O GP de Long Beach é tido como o segundo evento mais importante da Indy, atrás apenas das 500 Milhas de Indianápolis, e a mais antiga corrida disputada em um circuito de rua nos EUA.

O nome de Pook esteve em evidência recentemente justo por conta da corrida criada por ele e que está sendo especulada para retornar ao calendário do Mundial. No mês passado, a revista norte-americana ‘Motorsport’ publicou que Ecclestone está negociando, com o apoio de Pook e do ex-piloto Zak Brown, para comprar os direitos da prova californiana.

O próprio Ecclestone demonstrou ter interesse em Long Beach. Contudo, quem não tem interesse, pelo menos por enquanto, em ter a F1 por lá são os atuais donos da prova, Gerry Forsythe e Kevin Kalkhoven. A dupla já declarou que não tem interesse em vender o evento e parece inclinada a renovar o contrato com a Indy, que se encerra em 2014.

A F1 retornou aos Estados Unidos em 2012 após um hiato de seis anos. O GP dos EUA aconteceu em novembro no novíssimo Circuito das Américas, em Austin, capital do Texas. Quem venceu a disputa foi o inglês Lewis Hamilton – aquela foi sua última vitória como piloto da McLaren, já que, para este ano, ele se mudou para a Mercedes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.