Frustrado, Räikkönen critica poder de ultrapassagem da F14 T: "Perde todo o downforce e destrói os pneus"

Oitavo colocado no GP de Cingapura, Kimi Räikkönen parecia ter condições de ficar mais acima na classificação, mas a incapacidade de ultrapassar Felipe Massa e depois Valtteri Bottas custou alguns pontos para o finlandês

O oitavo lugar no GP de Cingapura do último domingo (21) acabou por ser frustrante para Kimi Räikkönen seguindo um final de semana que indicava coisas boas para os carros da Ferrari. Durante as duas horas da prova, Räikkönen por várias vezes pareceu mais rápido que os carros à sua frente, porém sem conseguir ir adiante. O piloto da Ferrari disse que a dificuldade de ultrapassagem é um dos grandes problemas da F14 T.
 
Durante a maior parte da prova, Kimi ficou atrás de Felipe Massa e Valtteri Bottas, sempre preso. No estágio final, já com pneus gastos, acabu ultrapassado por Jean-Éric Vergne e Sergio Pérez. Fernando Alonso, que terminou na quarta posição, também mostrou dificuldade para fazer ultrapassagem, ficando atrás de Daniel Ricciardo por cerca de 15 voltas mesmo com pneus novos e carro aparentemente mais veloz. Segundo o campeão de 2007, o vácuo tem efeito negativo no downforce e nos pneus dos carros vermelhos. 
 
"A maioria da corrida eu passei atrás da Williams, principalmente Massa e só no final o Bottas. Eu tinha mais velocidade, mas obviamente não conseguia passar. Ficar atrás parece nos afetar muito. Quando você se aproxima, perde todo o downforce e simplesmente destrói os pneus. É bem desapontante", disse o finlandês.
 
"Em condições de corrida, é muito importante ter seções limpas. Já vimos antes que temos a velocidade, mas quando você fica preso atrás de alguém, a corrida está acabada", seguiu.
Kimi Räikkönen (Foto: AP)
O #7 ainda elogiou o carro da Williams, afirmando que é bem difícil de ser ultrapassado. Especialmente numa pista como a de Marina Bay.
 
"É difícil ultrapassá-los. Cheguei perto algumas vezes, mas nas curvas você perde a aderência. Se você não consegue dar o bote de forma apropriada, você não pode passá-los nas retas. É um ponto forte do carro deles, e aqui só tem duas chances de ultrapassar", encerrou.
 
A F1 volta em 5 de outubro, no GP do Japão.

#GALERIA(5078,81708)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.