Formato de classificação pode voltar a ser introduzido na abertura da temporada na Austrália, mas não tão ‘radical’

O formato da classificação na F1 se tornou a grande atração deste início de temporada. Depois de atrasado por questões técnicas, agora uma reunião voltou a abrir a possibilidade de a 'dança das cadeiras' aparecer já na Austrália, mas com um Q3 conservador

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O novo formato de treino classificatório da F1, aprovado na reunião do Grupo de Estratégia da F1 na semana passada e depois colocado em espera por Bernie Ecclestone, pode voltar à pauta para passar a valer já no GP da Austrália do próximo dia 20 de março.
 
A informação chega após uma reunião com a participação de chefes de equipe e a FIA durante os testes de pré-temporada que estão sendo realizados em Barcelona. Os presentes no encontro revisaram os prós e contras da proposta, e um sistema de alternativo recebeu apoio. A justificativa de Ecclestone para o atraso era exatamente que não haveria tempo hábil para ajustar os sistemas de cronometragem.
Mas uma mudança na classificação (Foto: Getty Images)
O plano preferido da maioria presente à reunião é que o sistema de 'dança das cadeiras' funcione no Q1 e Q2. E que o Q3, grande decisão da sessão, tenha oito carros andando em sistema convencional para a batalha pela pole-position.
 
O diretor de corridas da McLaren, Éric Boullier, confirmou a conversa sobre o assunto e o formato preferido pelo grupo, mas disse que ainda não se sabe se será possível para a Austrália.
 
"Ontem houve uma discussão e todo mundo deu sua opinião sobre o que vai acontecer. Foi um pouco mais um processo de pensamento sobre o próximo treino classificatório. Mas não estou sabendo de outra mudança de formato. A ideia é de ter mudanças no Q1 e Q2, mas não no Q3. A introdução é o que ainda não sabemos quando será. Todas as vezes que dou uma entrevista tem uma versão diferente, então vamos esperar até ser oficial", disse.
 
Apesar de qualquer tipo de acordo, para que o formato entre em vigor ainda precisa ser confirmado pelo Conselho Mundial de Automobilismo na reunião da próxima sexta-feira, 4 de março.
 
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.