Fora da Sauber e sem vaga no grid da F1, Gutiérrez assina contrato com Ferrari para ser reserva em 2015

O mexicano Esteban Gutiérrez é o mais novo piloto da Ferrari. Depois de duas temporadas como titular na F1 pela Sauber, Gutiérrez trabalhará como piloto de testes e reserva da equipe italiana em 2015

A Ferrari anunciou nesta segunda-feira (15) a contratação do mexicano Esteban Gutiérrez. Titular da Sauber nas duas últimas temporadas, o mexicano vai trabalhar na equipe italiana como piloto de testes e reserva da dupla Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen.

Gutiérrez, que chegou à F1 apoiado pelo magnata Carlos Slim no mesmo programa do qual Sergio Pérez faz parte, disputou 38 GPs e tem como melhor resultado um sétimo lugar no GP do Japão de 2013, única oportunidade em que foi capaz de pontuar.

Para 2015, foi preterido na Sauber pelo brasileiro Felipe Nasr e o sueco Marcus Ericsson, confirmados desde novembro.

Esteban Gutiérrez (Foto: Ferrari/Twitter)

Nos dois anos de F1, Gutiérrez sempre trabalhou com motores da Ferrari. Em 2013, os V8 aspirados. Em 2014, com as unidades de força V6 turbo híbridas. Agora representando diretamente a fábrica de Maranello, terá como uma das atribuições ajudar no desenvolvimento dos equipamentos e trabalhar no simulador do time.

"Estamos satisfeitos por podermos oferecer essa oportunidade a Esteban, que, apesar de jovem, tem tem muita experiência com relação à nova geração de carros de F1. Estou certo de que, com a sua experiência, ele vai dar uma contribuição importante para o trabalho de desenvolvimento da equipe no simulador", disse o diretor-geral Maurizio Arrivabene. Dar as boas vindas a Esteban também

"Dar as boas vindas a Estaban também significa abrir os portões da Ferrari para um piloto do México, um país em que a escuderia ainda tem muitos fãs, assim como era o caso há 50 anos com os irmãos Rodríguez", completou.

Gutiérrez agradeceu pela oportunidade e destacou a tradição que envolve a marca italiana. "É uma honra me tornar parte da família Ferrari, uma equipe com tanta história. Para mim, é o começo de uma nova fase no meu futuro e vou dar o meu melhor para contribuir para que as metas estabelecidas pela escuderia sejam atingidas", afirmou.

 
Ao se ver sem lugar no grid, Gutiérrez já dissera que estava preparado para dar um passo atrás na carreira com vistas em um objetivo maior.

O posto de reserva da Ferrari em 2014 foi ocupado pelo espanhol Pedro de la Rosa. A Ferrari não falou se o relacionamento com o piloto continuará ou não no próximo ano.

RETROSPECTIVA F1 2014:
HISTÓRIAS QUE VÃO ALÉM DA MERCEDES
O GRANDE PRÊMIO dá início nesta segunda-feira (15) à RETROSPECTIVA 2014 e começa a mergulhar outra vez no que foi a temporada do Mundial de F1 — um ano de uma equipe só.
 
A Mercedes e Lewis Hamilton foram os grandes destaques graças às marcas que alcançaram. A equipe se tornou a recordista de vitórias em um único campeonato graças a um acerto primoroso no desenvolvimento dos novos motores V6 turbo. O inglês se sagrou bicampeão e tornou-se o mais vencedor britânico da história da F1 e o segundo mais vitorioso dentre os pilotos em atividade — atrás só de Sebastian Vettel.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

 OPINIÃO GP: F-E DÁ PINTA DE QUE VAI SE FIRMAR

De Punta del Este, uma coisa ficou muito clara: a F-E pretende se agarrar a essa prova na cidade mais turística do Uruguai. A reverência dos pilotos foi corroborada pelo diretor-geral, Alejandro Agag, que não apenas repetiu o antigo apelido de Monte Carlo da América do Sul, como também disse que a prova tem tudo para se tornar um clássico.
 
E se a F-E gostou de Punta del Este, Punta del Este da mesma forma gostou da F-E. Todos os dez mil ingressos colocados à venda saíram. Fica, assim, configurado o primeiro 'sell-out' da história da categoria, após públicos muxibentos nos ePs de China e Malásia.

Leia o OPINIÃO GP completo no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.