“Foi uma das corridas mais fáceis que já ganhei”, diz Räikkönen sobre vitória no GP da Austrália

Kimi Räikkönen tirou proveito da estratégia bem-sucedida de duas paradas da Lotus para triunfar na primeira corrida da temporada. Entretanto, o nórdico diz que a equipe ainda precisa trabalhar muito se quiser lutar pelo título mundial em 2013

 

Kimi Räikkönen não era um dos mais cotados para vencer neste domingo (17) em Melbourne. Sebastian Vettel, Fernando Alonso e até Lewis Hamilton tinham certo favoritismo no GP da Austrália, mas o ‘nó tático’ aplicado pela Lotus contra as equipes rivais colocou o finlandês em condições de vencer sua 20ª corrida na carreira. E, na visão do próprio vencedor em Albert Park, uma das mais fáceis de todas.

O piloto da Lotus não fez cerimônia, como de costume, e descreveu seu feito na tarde deste domingo em Melbourne. “Foi uma das corridas mais fáceis que já ganhei. Espero que possamos ter muitas dessas corridas”, comentou o veterano de 33 anos em entrevista coletiva concedida logo após a prova.

Kimi é o número 1 do Mundial de Pilotos após o GP da Austrália (Foto: Getty Images)

Räikkönen também falou sobre o sucesso da tática de duas paradas, enquanto alguns dos seus maiores oponentes adotaram três pit-stops. “Nosso plano era fazer duas paradas, e isso é sempre complicado nas primeiras corridas, saber quando parar e não ir tão cedo, nós fomos exatamente no momento certo”, comemorou Kimi.

Uma das chaves do sucesso, de acordo com o piloto, foi o fato de o E21 ter obtido um bom trato com os pneus, gerando menos desgaste para os compostos em relação aos outros carros do grid. “Cumprimos o plano e isso deu muito certo para nós. Pude poupar os pneus e andar mais rápido, se precisasse.”

No fim da corrida, Fernando Alonso, que adotou estratégia de três pit-stops, se aproximou de Räikkönen, dando a entender que lutaria ferozmente pela vitória contra o finlandês. Kimi, no entanto, disse que a situação estava controle e que sua vitória jamais esteve perto de ser ameaçada pelo espanhol.

“Fernando tentou me alcançar em alguns pontos, quando estava aliviando mais e encontrei algum tráfego, então só queria ter a certeza de que, se a chuva ou qualquer outra coisa do tipo viesse, que eu tivesse um pouco mais de diferença”, relatou o piloto. “Foi uma corrida boa, não muito difícil”, acrescentou o líder do Mundial de Pilotos.

Contudo, Räikkönen voltou a adotar o discurso comedido para dizer que a Lotus ainda vai precisar remar muito para ser, de fato, uma postulante ao título de 2013. “Isso é bom, mas é apenas uma corrida, e isso não pode mudar nosso objetivo ou o nosso trabalho. Estamos felizes com a vitória e ainda há muito a fazer para tentar vencer o campeonato”, encerrou.

 

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.