FIA decide adiar para GP de Mônaco proibição do descarte de sobreviseiras durante corridas da F1

A medida vinha sendo tratada pela F1 para entrar em vigor já a partir do fim de semana do GP da Espanha, mas foi adiada para a etapa de Mônaco, quando os pilotos não mais vão poder jogar na pista ou no pit-lane as películas de sobreviseiras sujas dos seus respectivos capacetes

Às vésperas do GP da Austrália, em março, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a proibição do descarte das sobreviseiras, películas de plástico que protegem e mantém limpa a viseira, instalada no capacete de cada piloto, durante as etapas do Mundial de F1. A medida teve como objetivo evitar com que carros pudessem ter problemas quando, por exemplo, uma sobreviseira acaba por entrar num duto de ar, como aconteceu com Fernando Alonso no GP da Espanha do ano passado, tendo de abandonar a prova.
 
A proibição estava marcada para o fim de semana do GP da Espanha deste ano, depois que as equipes vetaram o banimento já para o fim de semana da Austrália, pedindo tempo para que os próprios times e também os fabricantes de capacetes buscassem soluções alternativas aos pilotos.
A proibição do descarte das sobreviseiras durante os GPs da F1 foi adiada para Mônaco (Foto: Reprodução/Twitter)
Mas a FIA optou por adiar a medida para a próxima etapa da temporada, o GP de Mônaco, que será realizada no fim de maio. É o que informa o site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 
Diz o artigo 1.2 do capítulo 3 do Código Desportivo Internacional que “qualquer sobreviseira ligada à viseira não pode ser jogada na pista ou no pit-lane”.
 
As equipes votaram por um novo adiamento e por isso, em conjunto com a FIA, conseguiram com que a medida entre em vigor somente em Mônaco. A razão para a decisão é que as equipes queriam mais tempo para analisar as alternativas para o descarte das sobreviseiras, o que vai ser feito durante os testes de intertemporada, entre 17 e 18 de maio, dias depois do GP da Espanha, em Barcelona.
 
PADDOCK GP #28 DEBATE: QUAL É A REAL SOBRE SCHUMACHER?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.