FIA confirma pneus de 18 polegadas e bane cobertores de pneus a partir da temporada 2021 da F1

Os pneus da F1 vão mudar radicalmente em 2021, passando a ser de 18 polegadas. Outra mudança é o fim dos cobertores dos pneus, que cumpriam a importante função de manter a borracha aquecida na saída dos boxes e no grid de largada

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Duas grandes mudanças relacionadas aos pneus da F1 foram confirmadas nas primeiras horas desta sexta-feira (20). A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou que, a partir de 2021, a categoria passa a ter pneus de 18 polegadas – aquele de perfil baixo, testado apenas uma vez em 2014.
 
Para isso, as dimensões atuais dos pneus serão alteradas – os dianteiros ficam mais estreitos, passando de 305 mm para 207 de largura. Os traseiros têm alteração apenas no diâmetro que passa de 670 mm para “700-720 mm”, um número ainda não definido pela FIA.
 
Outra mudança agressiva é o fim dos cobertores de pneus na F1, mudança também prevista para 2021. O instrumento é tradicional, sendo utilizado desde a década de 1980, e serve para manter os pneus aquecidos em situações de boxes ou de grid de largada. Isso representa um desafio para equipes e pilotos, que precisam se acostumar com o conceito, mas também para a Pirelli – ou alguma outra fornecedora de pneus –, que precisa desenvolver compostos com melhor desempenho quando sob baixas temperaturas.
Se seguir na F1, a Pirelli vai precisar de adequar às novidades (Foto: Pirelli)

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A nomenclatura dos pneus também muda e passa a ser simplificada. Independente dos compostos disponíveis em um fim de semana, estes serão apresentados ao público com duro, médio e macio.
 
A série de mudanças prevista para 2021 representa um desafio em termos de fornecedora de pneus da F1. Isso porque o próximo contrato de uma fábrica com a categoria vai valer entre 2020 e 2023. Caso a Pirelli seja substituída por uma concorrente, essa nova fornecedora teria de desenvolver do zero pneus com formato semelhante ao atual em 2020.
 
O trabalho voltaria a partir do zero em 2021, quando uma possível nova fábrica teria de focar no novo regulamento. Essa situação coloca a Pirelli em vantagem para o próximo ciclo de fornecimento de pneus.

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