FIA confirma fim da pontuação dobrada na última corrida e desiste de fazer relargadas paradas em 2015

Após Conselho Mundial de Automobilismo, realizado em Doha, no Catar, FIA e F1 acharam melhor encerrar as corridas de pontuação dobrada, como aconteceu no GP de Abu Dhabi neste ano. Outras medidas importantes foram o cancelamento das relargadas paradas por medida de segurança, bem como a adoção do sistema de safety-car virtual

A FIA divulgou mudanças nos regulamentos da F1 para a temporada 2015, após o encontro do Conselho Mundial de Automobilismo em Doha, no Catar. A principal modificação em relação à temporada 2015 é o fim da corrida de pontuação dobrada no encerramento da temporada, instituída para 2014 e criticada em doses industriais. Assim, o GP de Abu Dhabi, que novamente será o final da temporada, valerá o mesmo que todas as outras etapas.
 
Além do fim das corridas de pontuação dobrada, a F1 achou por bem desistir das relargadas paradas. A decisão foi colocada como uma medida de segurança.
F1 cancela pontuações dobradas para 2015 (Foto: Getty Images)
Testado após o acidente de Jules Bianchi no GP do Japão, o safety-car virtual será instituído para 2015. O sistema é acionado pela direção de prova quando os pilotos precisarem diminuir a velocidade em certa parte da pista. Normalmente, o sistema será ligado em caso de dupla bandeira amarela.

No quesito punições, foi introduzida uma nova: o stop-and-go de 10s, que obedece ao mesmo raciocínio do stop-and-go de 5s e deverá ser cumprida após um pit-stop.

Outra mudança adotada diz respeito às corridas suspensas. Em caso de bandeira vermelha, a saída do pit será fechada e todos os carros entrarão devagar pelo pit-lane, não no grid. O primeiro carro a entrar no pit-lane deve seguir direto para a saída do pit, esperando até que a relargada seja autorizada. Todos os outros carros ficarão em fila na ordem em que entraram.

Antes do início das provas, se qualquer membro da equipe permanecer no grid após a sinalização de 15s para a volta de apresentação, o piloto do carro em questão deverá largar no pit-lane. Um stop-and-go de 10s será imposto a qualquer piloto que deixar de cumprir essa regra.

Se for constatado que algum carro foi liberado dos boxes de forma insegura durante uma corrida, um stop-and-go de 10s será imposta ao piloto em questão. Uma punição adicional  será imposta a qualquer piloto que, segundo a opinião dos comissários, continuar a guiar o carro sabendo da condição de liberação insegura. 
O procedimento de classificação também foi resolvido. Em caso de 24 carros, sete pilotos serão excluídos no Q1, mais sete no Q2. Se forem 22, seis deixam o treino no Q1 e seis, no Q2. E assim por diante.
 
Em situações de safety-car, uma vez que carros que estejam uma volta atrás passem o líder, o safety-car poderá voltar aos boxes na volta seguinte, sem ter de esperar que os últimos colocados cheguem ao final da fila.
 DIRETAS GP

A REVISTA WARM UP e o GRANDE PRÊMIO abriram nesta terça-feira (2) sua já tradicional votação de 'Melhores do ano'. Depois de votação interna dos jornalistas da equipe da AGÊNCIA WARM UP, cinco candidatos foram indicados em cada uma das 11 categorias, e os vencedores serão definidos pelos leitores em votação popular que fica aberta por uma semana, até o dia 8 de dezembro.

 
O recordista de indicações é Rubens Barrichello, campeão da Stock Car, que concorre nas categorias 'Melhor piloto que compete no Brasil', 'Melhor piloto de Turismo/Endurance/Rali' e 'Melhor piloto brasileiro'. A categoria principal, 'Melhor piloto de 2014', tem os seguintes candidatos: Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Marc Márquez, Valentino Rossi e Will Power.

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Melhores de 2014
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O PRINCIPAL RESPONSÁVEL

A comissão de notáveis formada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para apurar as causas do acidente de Jules Bianchi concluiu que o francês foi o principal responsável pela batida que aconteceu no GP do Japão, no dia 5 de outubro, em Suzuka. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (3), disse que o piloto falhou ao não reduzir o suficiente a velocidade ao contornar a curva 7 e minimizou a presença da presença de um trator na área de escape sem que o carro de segurança fosse acionado.

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COREIA DE VOLTA
A FIA apresentou nesta quarta-feira (3) o calendário da temporada 2015 da F1. Com 21 etapas, a grande novidade do programa é – o ainda não confirmado – retorno da Coreia do Sul.
 
O calendário foi divulgado no conselho mundial da entidade em Doha, no Catar. Mais uma vez, a temporada começa na Austrália, com a primeira etapa do campeonato marcada para 15 de março.

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