FIA confirma detalhes do novo sistema de classificação e cria prêmio de ‘Piloto do Dia’ para ter interação com fãs da F1

A FIA confirmou os detalhes do novo formato de classificação da F1 que deve entrar em vigor ainda nesta temporada. O sistema fala em uma de eliminação a cada 1min30s no estilo da tradicional ‘dança da cadeira’, até que sobrem apenas dois pilotos para brigar pela pole. A entidade também quer criar um prêmio, escolhido pelos fãs, para o melhor piloto de cada corrida

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou nesta quarta-feira (24) os detalhes do novo formato de classificação da F1 para a temporada 2016. A mudança foi aprovada por unanimidade pelo Grupo de Estratégia e a Comissão de F1, que são formados pelos principais engenheiros, chefes das equipes e demais dirigentes. A ideia é introduzir um sistema de eliminação a cada 1min30s no estilo da tradicional ‘dança da cadeira’, até que sobrem apenas dois pilotos para brigar pela pole-position. 
 
A proposta, entretanto, ainda precisa da aprovação final do Conselho Mundial do Esporte a Motor da entidade máxima, que se reúne na próxima semana, no dia 4 de março. "O novo sistema ainda está sendo avaliado para uma potencial introdução no início da temporada 2016 da F1", afirmou a nota da FIA.
F1 vai mudar sistema de classificação e criar prêmio para melhor piloto do dia (Foto: AP)
Além da alteração no treino classificatório, a entidade também anunciou que a Comissão concordou em criar um prêmio para 'Piloto do Dia'. A ideia é fazer os fãs votarem por meio da internet no melhor competidor durante as corridas. O vencedor será conhecido logo após o fim do GP. A iniciativa, claro, faz parte dos esforços da categoria máxima em ampliar a popularidade e ganhar audiência. 
 
As mudanças nas regras para 2017, especialmente no que diz respeito à parte técnica, não tiveram avanço no encontro desta semana, e os dirigentes pediram mais tempo para a avaliação das propostas. Assim, o prazo para aprovação do regulamento técnico ficou para 30 de abril.
 
O NOVO FORMATO DA CLASSIFICAÇÃO
 
Q1
_16 minutos de duração
_Depois de sete minutos, o piloto mais lento será eliminado
_A cada 1min30s, um piloto será eliminado até o fim do Q1 
_Sete pilotos serão eliminados nesta fase, 15 passam para o Q2
 
Q2
_15 minutos de duração
_Depois de seis minutos, o piloto mais lento será eliminado
_A cada 1min30s, um piloto será eliminado até o fim do Q2 
_Sete pilotos serão eliminados, oito passam para o Q3
 
Q3
_14 minutos de duração
_Depois de cinco minutos, o piloto mais lento será eliminado
_A cada 1min30s, um piloto será eliminado até o fim do Q3
_Dois pilotos ficam no último 1min30s
 
VEJA A EDIÇÃO #17 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA A F1 E A MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.