FIA confirma calendário da F1 2015 com 20 etapas e GP do Brasil como penúltima corrida da temporada

Reunido nesta sexta-feira em Pequim por ocasião da estreia da F-E, o Conselho Mundial do Automobilismo (WMSC) ratificou o calendário da F1 para 2015, apenas ajustando as datas que constavam como dúvida anteriormente. A única diferença da temporada atual para a do ano que vem é a chegada do México, colocado para o começo de novembro. Semanas depois, tem GP do Brasil em Interlagos

O calendário 2015 da F1 está definido, e pouquíssima coisa muda. Os membros do Conselho Mundial da FIA (WMSC) estiveram reunidos nesta sexta-feira (12) em Pequim e confirmaram como será a temporada do ano que vem, apenas ajustando duas datas que eram dúvida e promovendo uma inversão de corridas em relação ao esboço divulgado após o GP da Itália do último domingo. A Austrália torna a abrir o campeonato e Abu Dhabi encerra. O Brasil vem como penúltima praça e só há uma diferença em relação ao esquema deste ano: a inclusão do GP do México.

Assim, não há muita surpresa. A temporada volta a ter 20 etapas, igualando-se à de 2012 como a mais extensa da história. É a sanha de Bernie Ecclestone em querer descobrir novos lugares e que tragam volumosas quantias financeiras. Mas no caso, trata-se de uma volta: o circuito Hermanos Rodríguez, remodelado, é quem retorna à principal categoria do automobilismo após uma ausência de 23 anos.

Largada vista por trás (Foto: Getty Images)

Antes previsto para a segunda quinzena de outubro, os dirigentes da entidade máxima resolveram inverter a data com o GP dos EUA. Não foi dada nenhuma explicação, mas se entende que é para evitar qualquer choque de data da corrida em Austin com a prova da Nascar comumente reaizada em território texano.

Interlagos vai receber a F1 na condição de prévia da final do campeonato tal qual este ano, em 15 de novembro. O GP da Alemanha, na inversão de pistas que realiza, torna a Nürburgring. E serão apenas três dobradinhas — provas em finais de semana seguidos: Malásia/Bahrein, Alemanha/Hungria e Cingapura/Japão.

F1, calendário de 2015:

 
DATA
PAÍS
CIRCUITO
15/3
AUSTRÁLIA
ALBERT PARK
29/3
MALÁSIA
SEPANG
5/4
BAHREIN
SAKHIR
19/4
CHINA
XANGAI
10/5
ESPANHA
BARCELONA
24/5
MÔNACO
MONTE CARLO
7/6
CANADÁ
MONTREAL
21/6
ÁUSTRIA
RED BULL RING
5/7
GRÃ-BRETANHA
SILVERSTONE
19/7
ALEMANHA
NÜRBURGRING
26/7
HUNGRIA
HUNGARORING
23/8
BÉLGICA
SPA-FRANCORCHAMPS
6/9
ITÁLIA
MONZA
20/9
CINGAPURA
MARINA BAY
27/9
JAPÃO
SUZUKA
11/10
RÚSSIA
SOCHI
25/10
ESTADOS UNIDOS
CIRCUITO DAS AMÉRICAS
1/11
MÉXICO
HERMANOS RODRÍGUEZ 
15/11 BRASIL INTERLAGOS
29/11
ABU DHABI
YAS MARINA

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.