FIA altera procedimento e passa a permitir uso da asa móvel em trechos de bandeira amarela no GP do Canadá

Os pilotos da F1 vão utilizar asa móvel em trechos de bandeira amarela no GP do Canadá, mudança que afeta principalmente o treino classificatório. Mesmo assim, a FIA ainda pede que se diminua a velocidade do carro em tais situações

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) alterou procedimentos da F1 às vésperas do GP do Canadá. A partir da etapa de Montreal, os pilotos vão ter autorização para utilizar a asa móvel em situações de bandeira amarela.
 
A novidade afeta principalmente o treino classificatório. O incidente de um piloto não vai prejudicar tanto um outro que venha em volta rápida. Até o GP de Mônaco, a bandeira amarela impedia imediatamente o uso da asa móvel, com consequências negativa para quem não havia feito erro algum.
As regras para acionamento da asa móvel foram modificadas (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Apesar da mudança, os pilotos da F1 ainda são obrigados a desacelerar em situações de bandeira amarela, principalmente nas corridas. Em caso de desobediência, os comissários seguirão aplicando punições normalmente.
 
A mudança é particularmente importante no Canadá. O circuito vai contar com três áreas de acionamento de asa móvel no fim de semana, novidade que visa facilitar as ultrapassagens.
 
Em outras provas do calendário da F1, independente do número de áreas de asa móvel, a mudança segue valendo normalmente.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.