Ferrari confirma saída de Mattiacci e anuncia chegada de executivo da Marlboro para comandar time da F1

A Ferrari confirmou nesta segunda-feira (24) a saída de Marco Mattiacci do comando do time após míseros sete meses no cargo. O italiano, que entrou no lugar de Stefano Domenicali, será substituído por Maurizio Arrivabene, um executivo da Marlboro

A Ferrari confirmou nesta segunda-feira (24) a saída de Marco Mattiacci do comando do time da F1. A passagem do italiano pela escuderia durou sete meses.
Mattiacci assumiu o posto de chefe da escuderia de Maranello há sete meses, substituindo Stefano Domenicali. O motivo da nova troca seria a insatisfação do comando da Ferrari com a má condução e gestão da relação com Fernando Alonso, que vai deixar o time após cinco anos
Marco Mattiacci deixa a Ferrari após sete meses no cargo (Foto: Getty Images)
Além de confirmar a saída de Mattiacci, a Ferrari também anunciou Maurizio Arrivabene como substituto. Vice-presidente de Estratégia de Consumidor e Marketing de Eventos da Philip Morris, a fabricante do Marlboro, Arrivabene não é um estranho no mundo da F1, já que supervisiona o patrocínio da marca de cigarros à escuderia de Maranello.
 Presidente da Fiat e da Ferrari, Sergio Marchionne, que substituiu Luca di Montezemolo no comando da fábrica de Maranello, afirmou que a mudança na direção esportiva é resultado da tentativa da escuderia de melhorar seus resultados na F1.
 
“Nós decidimos indicar Maurizio Arrivabene porque, neste momento histórico para a Scuderia e para a F1, nós precisávamos de uma pessoa com entendimento não só da Ferrari, mas também dos mecanismos de governança e exigências do esporte”, explicou Marchionne. “Maurizio tem uma riqueza única de conhecimento: é próximo da escuderia há anos e, como membro da Comissão da F1, também é ciente dos desafios que estamos enfrentando”, seguiu.

“Ele tem sido uma fonte constante de ideias inovadores focadas na revitalização da F1”, contou. “Sua experiência gerencial em um mercado altamente complexo e regulado também é de grande importância, e vai ajudá-lo a gerenciar e motivar o time. Estou encantando em poder contar com a liderança dele em nossas atividades de corrida."

Maurizio Arrivabene é o novo responsável pela gestão esportiva da Ferrari (Foto: Vladimir Rys/Getty Images)
Ainda, Marchionne agradeceu o trabalho de Mattiacci e revelou que o italiano não só deixa a direção esportiva, mas também encerra sua ligação com a fábrica italiana. Marco chegou ao time vindo do braço norte-americano da Ferrari, onde atuava no comércio de veículos.
 
“Nós também gostaríamos de agradecer Marco Mattiacci por seu trabalho para a escuderia nos últimos 15 anos e desejamos o melhor a ele em seus futuros empreendimentos”, completou.
 
Os rumores sobre a saída de Mattiacci ganharam força no último fim de semana em Abu Dhabi e vieram acompanhados de boatos sobre um retorno de Ross Brawn à equipe. O britânico, que está em sua segunda aposentadoria, entretanto, negou a informação.
Arrivabene se juntou a Philip Morris em 1997 e depois de 20 anos de carreira na área de marketing e promoção, foi indicado à vice-presidência de Comunição e Promoção da Marlboro. Em 2011, Maurizio foi promovido à vice-presidente de Estratégia de Consumidor e Marketing de Eventos da Philip Morris. 
 
Além disso, Arrivabene é um membro independente do conselho da Juventus, líder do Campeonato Italiano, desde 2012.
BICAMPEÃO

A esperança de Nico Rosberg não durou mais de 50 metros ou 3 segundos. Sua horrível largada no GP de Abu Dhabi deste domingo (23) deu de bandeja — sem bebida alcoólica — a liderança para Lewis Hamilton. Se em nenhum momento o alemão esboçava qualquer reação, o carro passou a apresentar um problema no ERS. Já era.

A falha de Rosberg significaria nas condições normais dizer que Hamilton conquistou seu segundo título com mais uma vitória tranquila. Mas Felipe Massa estava empolgado como há tempos não se via. Com uma Williams andando no ritmo da Mercedes, tentou caçar a vitória depois de liderar a prova. Faltou pouco. Ao menos, Massa conquistou seu melhor resultado desde o GP do Japão de 2012 e o terceiro pódio na temporada.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHOR SENSAÇÃO NO MELHOR DIA DA VIDA

Lewis Hamilton não conteve a lágrimas em Abu Dhabi. Na entrevista conduzida pelo ex-piloto Martin Brundle, Lewis agradeceu aos fãs e disse que vive o melhor dia de sua vida. “Uma coisa que quero dizer é um muito obrigado a todos os fãs que vieram até aqui, todas as bandeiras, bonés, fizeram a diferença. Todos os meus amigos, meus pais, minha mãe está em casa. Não consigo explicar. Sinto ainda mais que o primeiro. Parece que foi a primeira vez”, disse o recém-coroado campeão.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

É SÓ O COMEÇO PARA 2015

O ano do renascimento da Williams terminou como a equipe poderia imaginar em alguns de seus pensamentos mais otimistas. O primeiro pódio duplo do time de Grove desde 2005, com Felipe Massa em segundo e Valtteri Bottas logo atrás. Além de um grande ano para a Williams, a segunda metade de 2014 foi também de recuperação de Massa. E o GP de Abu Dhabi finalizou o ano em alta.

"A prova foi fantástica para nós. Eu não esperava ter esse ritmo, especialmente com os mesmos pneus. Lewis estava um pouco rápido demais. Foi perto, um bom começo para o ano que vem", disse.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.