Favorável a mudanças na F1, Vettel pede por carros mais difíceis de pilotar: “No passado, você precisava de colhões”

Segundo Sebastian Vettel, a F1 deveria olhar para trás e tomar o passado como referência na hora de moldar seus bólidos. O alemão pensa que a categoria deveria “assustar” os pilotos, além de dar mais prioridade à pilotagem e o talento – valores que teriam se perdido com o passar dos anos

Sebastian Vettel é mais um dos pilotos favoráveis a mudanças nos carros da F1. Querendo ver bólidos mais rápidos e agressivos, o piloto alemão disse que o passado da categoria pode ser uma boa referência para tal.
 
“Eu sou bem à moda antiga. Gostaria de ter um motor muito maior, não sei se turbo ou não, pneus melhores, mais aderência, para deixar os carros melhores como um todo”, opinou.
Sebastian Vettel durante a primeira sessão de treino livre para o GP de Mônaco (Foto: AP)
Segundo Vettel, a F1 deveria assustar os pilotos – uma sensação que teria se perdido com o tempo.
 
“Na primeira vez que dirigi um carro de F1, para ser honesto, eu estava assustado. Acho que você não consegue mais essa sensação. O passo da GP2 para a F1 não é tão grande. Ainda é difícil ser rápido, mas, no passado, você provavelmente precisava ter mais colhões para isso, que é o que os pilotos e os fãs gostariam de ver”, disse.
 
E as distorções da F1 não param aí, de acordo com Vettel. Para o alemão, a pilotagem não vem sendo tão priorizada quanto deveria.
 
“Pilotagem deveria ser sempre o principal, e acho que isso tem sido bastante discutido nos últimos tempos, com os carros ficando mais lentos. No fim das contas, você está procurando o piloto mais rápido. Não dá para mudar o espírito do esporte, de ver que o piloto mais rápido deveria vencer. Acho que estamos cada vez mais se afastando disso”, lamentou.
 
Os receios não são uma exclusividade de Vettel. O Grupo de Estratégia da FIA também viu como necessárias algumas mudanças na F1. Portanto, nos próximos anos, permitirá reabastecimento e a livre escolha de pneus pelas equipes.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.