Fangio é melhor piloto da história da F1, Senna fica em 4º e Schumacher é só 8º, aponta pesquisa de universidade

Um estudo conduzido pelo pesquisador Andrew Bell, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, apontou Juan Manuel Fangio como o melhor piloto da história da F1. Por meio de uma análise estatística, os resultados descartaram o peso de carros e equipes no desempenho dos competidores

Juan Manuel Fangio é o maior piloto de todos os tempos da F1. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra. O autor do trabalho, o Dr. Andrew Bell, desenvolveu uma análise estatística para chegar aos resultados, descartando o peso do carro no desempenho dos pilotos. Ou seja, o pesquisador priorizou o talento para determinar os melhores competidores da história da maior das categorias.
 
Considerando o impacto de um carro vencedor nos resultados, o maior piloto de todos os tempos em termos de número de vitórias é Michael Schumacher. Mas o estudo tirou o efeito da equipe e 'rebaixou' o alemão para o oitavo lugar — isso porque a pesquisa levou em consideração também o desempenho de Schumacher nos anos de Mercedes, em que foi superado constantemente por Nico Rosberg. Antes do heptacampeão, a lista tem Fangio na primeira colocação, enquanto Alain Prost aparece em segundo. O terceiro lugar é do bicampeão Jim Clark, logo à frente do tricampeão Ayrton Senna.
A lista dos melhores pilotos da história da F1 (Foto: Reprodução/Universidade de Sheffield)
Entre os pilotos atuais, Fernando Alonso – bicampeão entre 2005 e 2006 – é o melhor colocado, na quinta posição. Alonso, inclusive, surge na frente de nomes como Nelson Piquet, Jackie Stewart, Schumacher e Emerson Fittpaldi. Sebastian Vettel é o décimo da lista. Curiosamente, Christian Fittipaldi, que sequer venceu na F1, é o 11º da tabela, uma posição melhor que o tricampeão Lewis Hamilton.
 
"A questão sobre 'quem é o melhor piloto da F1 de todos os tempos' é difícil de responder, porque nós não sabemos até que ponto os pilotos conseguem seus resultados com base no talento ou no carro que estão guinando. A questão tem fascinado os fãs por anos e tenho certeza de que vai continuar", disse o autor da pesquisa britânica.
 
"O nosso modelo estatístico nos permitiu formar um ranking e avaliar a importância relativa dos efeitos das equipes e dos pilotos. E há resultados surpreendentes. Por exemplo, Christian Fittipaldi está no top-20, enquanto Niki Lauda nem aparece no top-100. Esses pilotos correram em equipes diferentes e seus legados, portanto, também são distintos", explicou.

Bell explicou que a alta colocação de Fittipaldi se dá porque o brasileiro andou apenas por uma equipe com baixo ranking e não chegou a "ser testado com um bom carro". As ordens de equipes, que sempre foram alvo de polêmica na F1, também foram consideras pela pesquisa. 

A análise do desempenho das equipes da F1 (Foto: Reprodução/Universidade de Sheffield)
"Um modelo semelhante poderia ser usado para responder a uma variedade de questões na sociedade em geral. Por exemplo, o quanto uma empresa afeta a produtividade de um trabalhador ou o quanto em termos de classe, como o quanto o bairro interfere nos níveis de escolaridade", acrescentou o pesquisador.
 
O estudo ainda apontou que a equipe importa seis vezes mais do que os pilotos quando se trata de sucesso na F1, e que isso só aumentou ao longo dos anos. Além disso, a pesquisa mostrou que o desempenho dos pilotos em circuitos de rua vale mais do que em pistas normais.

O GRANDE PREMIUM desenvolveu uma fórmula estatística em que avalia os pilotos das nove principais categorias internacionais, considerando seus resultados nos últimos três anos e na atual temporada, além do peso e da competitividade do campeonato, gerando o Super Ranking.

PADDOCK GP #24 FALA SOBRE F1, MOTOGP, INDY E STOCK

Relacionadas


google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.