F1 volta ao normal no Bahrein com domínio da Mercedes e Rosberg à frente de Hamilton em Sakhir. Nasr é 8º

No primeiro confronto real entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg depois de toda a polêmica sem sentido detonada após o GP da China, melhor para o alemão, que liderou o segundo treino desta sexta-feira na noite de Sakhir. Kimi Räikkönen superou Sebastian Vettel para assegurar o terceiro posto. Felipe Nasr obteve belo desempenho com a Sauber e seguiu no top-10 no Bahrein

Pouco interessada em colocar as cartas na mesa e mostrar seu melhor ritmo no primeiro treino livre em Sakhir, a Mercedes precisou de apenas 90 minutos para provar que continua sem adversários na F1. De volta à realidade, a categoria presenciou mais um domínio prateado, mas com uma novidade em relação ao que tem sido a tônica de 2015. Nico Rosberg liderou a segunda sessão de treinos do GP do Bahrein, na noite desta sexta-feira (17).

Grande protagonista de uma polêmica sem sentido com Lewis Hamilton após o GP da China, o alemão parece disposto a reagir depois de reconhecer que está devendo na temporada. Nico anotou 1min34s647, 0s115 à frente de Hamilton. A Ferrari, cada vez mais consolidada como segunda força, terminou em terceiro, com Kimi Räikkönen à frente de Sebastian Vettel.

Mas a diferença da Mercedes para a Ferrari ainda é considerável: a vantagem de Rosberg para Räikkönen foi pouco maior que 0s5. Kimi, que vive um grande momento e está cada vez mais à vontade neste seu segundo ciclo em Maranello, andou à frente de Vettel durante todo o dia em Sakhir. O tetracampeão, quarto colocado, terminou à frente de Valtteri Bottas, que se destacou com um desempenho muito melhor em relação a Felipe Massa, décimo colocado no treino desta noite no Bahrein.

Nico Rosberg foi o mais rápido do primeiro dia de treinos da F1 em Sakhir (Foto: AP)

Daniel Ricciardo marcou bom tempo com a Red Bull e finalizou a sessão em sexto. O australiano, vencedor do prêmio Laureus na categoria Revelação na última semana, terminou a noite à frente de Pastor Maldonado. Na disputa para saber qual é a quarta força do grid, os taurinos levaram a melhor sobre a Lotus Mercedes, mas o venezuelano ficou apenas 0s025 atrás. Felipe Nasr, por sua vez, repetiu o grande desempenho exibido durante a tarde e novamente se colocou entre os dez primeiros. Com tempos consistentes e contando com o bem-nascido C34, o brasileiro anotou o oitavo tempo, seguido por Daniil Kvyat, da Red Bull, e Massa.

Fernando Alonso não foi ao top-10 ao longo da noite, mas ao menos conseguiu mostrar que a McLaren deu mais um passo na sua evolução em comparação a Xangai. O espanhol obteve o 12º tempo. Jenson Button não teve a mesma sorte do companheiro de equipe. Um novo problema prejudicou o trabalho do britânico, que só voltou a acelerar no terço final da sessão, mas sem tempo o bastante para anotar uma marca minimamente competitiva.

VIU ESSA? HAMILTON E RÄIKKÖNEN DÃO UMA DE 'PLAYBOY DE ACOSTAMENTO' E FURAM FILA NOS PITS EM TREINO NO BAHREIN

determinarTipoPlayer(“15444357”, “2”, “0”);

Confira como foi o segundo treino livre do GP do Bahrein de F1:

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de um primeiro treino atípico e modorrento, fatalmente a segunda sessão em Sakhir seria melhor e mais empolgante. Não apenas quanto ao nível de ação na pista, mas também pela queda de temperatura com o anoitecer no deserto. Diferente do que ocorreu à tarde, quando os times optaram por poupar equipamento e pneus, a noite prometia muito mais intensidade, com os pilotos na busca pelo melhor desempenho tanto com os compostos médios como também com os macios, designados pela Pirelli para o fim de semana.

Muitos pilotos deixaram os boxes logo cedo, e coube a Massa abrir a primeira volta rápida da noite em Sakhir. As fagulhas que saíram do seu carro, resultado do contato da prancha de titânio no assoalho do FW37 com o asfalto, proporcionavam um espetáculo à parte. Felipe cravou, em sua primeira passagem, 1min38s541, apenas 0s001 atrás do tempo de Bottas, que completou sua volta segundos depois.

Mas a Williams é a terceira força da F1 em 2015, por isso não demorou para que Bottas fosse superado pelo segundo melhor carro do grid, a Ferrari, do seu compatriota Kimi Räikkönen, que completou sua primeira volta 1s003 mais rápido que o piloto do time britânico, comprovando o ótimo rendimento da escuderia de Maranello neste começo de fim de semana. Porém, Kimi perdeu o primeiro posto para Vettel, quase 0s5 mais rápido que o nórdico.

Aí veio finalmente a Mercedes que, diferente do primeiro treino, começou a mostrar serviço com Rosberg e Hamilton. Na hora do 'vamos ver', ficou evidente a superioridade do W06 Hybrid perante a Ferrari. Em sua primeira volta cronometrada, Lewis assumiu a liderança ao marcar 1min36s795. Rosberg, por sua vez, errou na sua volta e sequer ameaçou os ponteiros. Estaria o alemão sentindo a pressão pela má fase que marca seu início de campeonato?

Na sequência, Nico completou uma volta razoável, mas muito atrás do tempo de Hamilton: exatos 1s259 de diferença em relação ao bicampeão do mundo. A Ferrari, por outro lado, mostrava desempenho muito consistente. Vettel melhorou sua marca e ficou a apenas 0s1 de Lewis, reduzindo demais a diferença para a Mercedes, ao menos neste primeiro dia de treinos no Bahrein. Outro piloto que fazia bonito em Sakhir era Nasr, que cravou ótima volta para ocupar momentaneamente o terceiro lugar, três posições à frente do xará Massa.

Mas nem só de sorrisos viveram os pilotos nesta sexta-feira. Jenson Button teve um dia de derrota no Bahrein. O britânico, que praticamente não andou no período da tarde, completou apenas três voltas à noite antes de ficar novamente parado na pista. Não poderia ter começado pior o fim de semana para o piloto da McLaren. Enquanto Button lamentava mais uma quebra, Rosberg finalmente fazia um tempo decente, mas, ainda assim, 0s397 atrás de Hamilton.

Restando seis minutos para o fim da primeira meia hora de treino, Räikkönen, então quinto colocado, foi o primeiro piloto a deixar os boxes com pneus macios.  O finlandês baixou seu melhor tempo de 1min37s537 para 1min35s512. Grande marca de Kimi, que assumia momentaneamente a liderança com 1s283 de frente para Hamilton, que permanecia nos pits. Vettel despontava para uma grande volta, mas cometeu um erro na última curva e cravou o segundo tempo provisório.

Mesmo sem ainda usar os pneus macios, Nasr permanecia entre os dez primeiros após meia hora de sessão. O novato brasileiro mantinha o bom desempenho do treino da tarde e conseguia tirar o melhor da performance da Sauber Ferrari C34. Massa ocupava o 12º lugar, 0s5 atrás de Bottas.

E então, as Mercedes finalmente voltaram à pista, com Hamilton e Rosberg guiando seus W06 Hybrid calçados com pneus macios. Seria questão de tempo para ver ao menos um dos carros prateados na ponta. A questão era: com quanto de vantagem para as Ferrari de Räikkönen e Vettel? Na primeira passagem de ambos com os macios, Rosberg foi 0s115 mais rápido que Hamilton e assumiu a liderança, colocando 0s5 de frente para a Ferrari. O posicionamento, com 50 minutos para o fim da sessão, era: Rosberg, Hamilton, Räikkönen, Vettel e Nasr, num ótimo desempenho, ficando a apenas 1s1 da Mercedes.

Vettel, com problemas nos freios, toca em Pérez e perde parte do bico no Bahrein (Foto: Reprodução)

A Williams só voltou à pista com os macios depois das rivais. Antes, Pastor Maldonado cavou uma vaga provisória no top-5 ao superar Nasr. Mas o venezuelano foi batido por Valtteri Bottas, que colocou o FW37 em quinto lugar, quase 0s7 atrás da Mercedes de Rosberg. Massa não repetiu a boa volta do seu companheiro de equipe e conseguiu apenas o oitavo tempo, atrás de Nasr. Aí veio a Red Bull, que posicionou seus dois carros entre os dez primeiros: Daniel Ricciardo em sexto e Kvyat, nono, relegando Massa ao décimo lugar.

O último terço do treino foi dedicado a simulações de corrida com pneus macios e, sobretudo, médios. Button ainda conseguiu voltar à pista para checar as condições do seu carro depois de tantos problemas ao longo do dia, porém sem condições de marcar um tempo minimamente competitivo. Nos minutos finais, ao passar pela primeira curva do circuito, Pérez tocou no carro de Vettel, que vinha com problemas nos freios, espalhando pedaços da asa dianteira da Ferrari na pista. A direção de prova interrompeu o treino com bandeira vermelha, praticamente consolidando a liderança de Rosberg no Bahrein.

A F1 retoma as atividades no Bahrein neste sábado (18), a partir das 8h (de Brasília). A classificação começa ao meio-dia — não se perca; o horário é diferente conforme supramencionado. O GRANDE PRÊMIO transmite tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

DADOS RELEVANTES QUE VOCÊ TEM DE SABER SOBRE O GP DO BAHREIN

Daniil Kvyat durante o primeiro treino livre em Sakhir, no Bahrein (Foto: AP))"/>

Por quê os treinos acontecem neste horário e a classificação e a corrida ao meio-dia?
Desde o ano passado, foi uma decisão tomada por Bernie Ecclestone por conta do calor no deserto e para dar um charme especial à corrida, a segunda árabe que acontece no crepúsculo. Em 2014, deu certo.

Qual a temperatura que o asfalto atinge?
No treino livre 1, os termômetros registraram 56ºC; com o pôr-do-sol na segunda sessão, não passaram de 29ºC.

Foi por causa da alta temperatura que a Mercedes andou pouco no TL1?

Não, se fosse assim, na Malásia não teriam saído dos boxes. Foi uma opção da equipe, que andou em outro tipo de configuração. Até porque a classificação e a corrida serão disputadas em condições diferentes.

F1, GP do Bahrein, Sakhir, treino livre 2:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.