F1 estuda voltar atrás e fazer classificação ‘dança da cadeira’ com Q3 normal a partir do GP do Bahrein

Pouco depois de descartar o sistema de ‘dança das cadeiras’, a F1 parece estar interessada em voltar atrás. De acordo com o site ‘Motorsport.com’, a categoria estuda um formato intermediário – apenas com o Q3 no formato utilizado até 2015 – enquanto pensa em algo definitivo para 2017

O falho treino classificatório em formato ‘dança das cadeiras’ parecia ter sido eliminado para sempre da F1, mas mudanças de última hora apontam para a direção oposta. De acordo com o site ‘Motorsport.com’, dirigentes da categoria estão considerando a possibilidade de introduzir um formato mesclado: eliminações constantes no Q1 e no Q2, mas com o formato utilizado até 2015 sendo aplicado ao Q3.
 
A proposta intermediária pode ser aplicada já no GP do Bahrein, mas ainda precisa ser votada e aprovada. A proposta, todavia, existe. E é exatamente o oposto do que havia sido decidido dias antes, quando dirigentes da F1 optaram por acabar com a nova classificação e pensar em algo novo para 2017.
O GP da Austrália ficou marcado pelo treino classificatório fiasquento(Foto: Getty Images)
O sistema intermediário seria, de certa forma, uma solução temporária para a caçada por um novo formato de classificação. Caso o meio-termo seja aprovado, a FIA ganharia tempo para pensar em algo definitivo para 2017.

Dentre os poucos defensores de uma mudança menos abrupta, aparecem a Force India e a Pirelli. Ambos não acreditam que a falha do formato tenha sido suficiente para um descarte horas depois. Os indianos, todavia, já disseram que não tentariam sustentar sua oposição caso fossem uma voz solitária.

As novidades surgem no dia em que a Associação de Pilotos da F1 resolveu se impôr contra o corpo governante da F1. Através de uma carta aberta ao público, a organização reclamou da forma como o certame é conduzido.
 

A categoria precisa correr contra o tempo para definir o que será do treino classificatório do Bahrein. A prova está marcada para daqui a menos de duas semanas, no dia 3 de abril.
 
VEJA A EDIÇÃO #21 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1 E MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.