F1 discute ideias para melhorar imagem visual e pode promover volta da suspensão ativa e discos de freio incandescentes

A temporada de 2015 pode voltar a ter uma F1 mais atraente aos olhos. As equipes estão debatendo propostas para que elementos como as faíscas dos carros batendo no chão, o 'fogo' dos discos de freios e até a suspensão ativa retornem à categoria

Se o som dos novos motores não tem agradado e pouco se pode fazer neste momento, a F1 começa a estudar novas ideias para se tornar visualmente atraente. Com medo de perder mais audiência com os carros atuais — que são feios que doem —, conversas estão rolando para que cenas como as vistas nos anos 90 retornem à categoria. A informação é da revista 'Autosport'.

O Grupo de Estratégia tem em mãos planos para que a F1 volte, por exemplo, a ver faíscas dos carros batendo no chão e os discos de freio incandescentes, dentre outros, também considerando um corte de custos para as equipes, principalmente as menores. Assim, a discussão destas ideias vai incluir um novo desenho dos carros.

Nigel Mansell e Ayrton Senna na disputa do GP da Espanha de 1992 (Foto: Getty Images)

Neste sentido, até mesmo a volta da suspensão ativa é considerada, bem como o uso de peças de titânio no assoalho dos carros para provocar as fagulhas.

Os times que pertencem a este grupo devem se reunir nas próximas semanas para que sejam debatidas as ideias a tempo de aplicá-las já para a temporada de 2015. Hoje, todas as peças do carro esteticamente têm intenções aerodinâmicas.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da Espanha


Outras propostas que serão faladas, segundo a 'Autosport', são a redução da duração das corridas, a largada parada depois da entrada do safety-car e a liberação de tecnologia para uso nos pit-stops a fim de reduzir ainda mais o tempo das paradas.

Caso sejam aceitas pelo Grupo de Estratégia, as propostas vão para a Comissão da F1 e, posteriormente, para o Conselho Mundial para serem ratificadas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.