Equipes pedem, e FIA esclarece novas regras para comunicação via rádio a partir de 2016 na F1

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) reagiu rápido às dúvidas levantadas em Spa-Francorchamps e esclareceu as restrições na comunicação entre equipes e pilotos que entrarão em vigor em 2016

Poucos dias após divulgar uma lista de mensagens permitidas na comunicação entre equipes e pilotos a partir de 2016, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) precisou esclarecer o novo código.
 
Após algumas dúvidas levantadas durante o fim de semana do GP da Bélgica, a entidade máxima do esporte liberou uma nova lista, onde fornece detalhes mais precisos sobre quando as mensagens podem ou não ser transmitidas.
FIA esclareceu restrições à comunicação para 2016 (Foto: AP)
A redução da comunicação via rádio é resultado de uma interpretação mais rigorosa do artigo 20.1 do regulamento esportivo, que estabelece que "o piloto deve guiar seu carro sozinho e sem ajuda”. O objetivo da FIA é garantir que os pilotos recebam o mínimo de assistência possível do pit-wall no futuro durante as corridas.
 
No que diz respeito às mensagens dadas na pista, na entrada ou na saída dos pits para voltas de reconhecimento, com o carro estando em volta de reconhecimento do momento em que deixa o pit-lane até o momento em que retorna ou atinge a posição no grid:
 
1 – Você pode comunicar ao piloto um problema crítico com o carro, como, por exemplo, um alerta de furo ou dano.
 
2 – Você pode comunicar ao piloto um problema com o carro de um competidor.
 
3 – Você pode dizer ao piloto para entrar no pit-lane para reparar o carro ou abandonar.
 
4 – Você pode passar ao piloto informações dos comissários (bandeira amarela, bandeira vermelha, largada abortada ou instruções ou informações similares do controle de corrida).
 
 5 – Você pode informar o piloto sobre pista molhada, óleo ou detritos em certas curvas.
 
6 – Você pode pedir ao piloto que respeite o tempo de volta máximo desde que esteja claro que ele corre o risco de excedê-lo.
 
7 – Você não pode dizer ao piloto para guiar pelo pit-lane.
 
8 – Você não pode dizer ao piloto para se dirigir ao fundo do grid.
 
9 – Você não pode discutir a checagem do balanceamento com o piloto.
 
10 – Você não pode dizer ao piloto para ligar o carro.
 
11 – Você não pode fazer uma checagem de rádio com o piloto.
 
Além disso, os times podem falar livremente quando o carro está no pit-lane antes ou entre qualquer volta de reconhecimento, e, para maior clareza, são permitidos os seguintes pedidos específicos:
 
1 – Você pode instruir o piloto para a volta seguinte.
 
2 – Você pode lembrar ao piloto de treinar a largada na saída do pit-lane.
 
3 – Você pode discutir a checagem do balanceamento com o piloto.
 
4 – Você pode dizer ao piloto para ir para o fundo do grid.
 
5 – Você pode executar uma checagem simples de rádio com o piloto, como, por exemplo, “checagem de rádio” e “ouço alto e claro”.
 
6 – Você pode dizer ao piloto para voltar pelo pit-lane.
 
7 – Você pode alertar ao piloto sobre informações de segurança específicas, como, por exemplo, que a área de pit-stop está cheia de covidados. Esta mensagem (e somente esta mensagem) também pode ser dada na entrada do pit-lane.
 
A FIA esclarece, ainda, que os times podem falar livremente no rádio e transmitir qualquer mensagem para o piloto no grid ou no pit-lane até um minuto antes do início da volta de formação.
 
Entre o sinal de um minuto e o de largada, só é permitido alertar sobre um problema crítico com o carro, como, por exemplo, um furo ou dano, ou informá-lo sobre um problema com o carro de um competidor.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.