Equipes da F1 aprovam nova classificação por unanimidade e consolidam mudança para sistema de ‘dança das cadeiras’

Apesar de uma resistência inicial da Ferrari, o novo treino classificatório – que precisa receber apoio unânime das equipes da F1 – foi aprovado. O sistema, que prevê eliminações a cada 90s, será aplicado já na GP da Austrália

O novo formato de treino classificatório da F1, revelado anteriormente e marcado pelas eliminações a cada 90s, foi oficializado nesta quinta-feira (10). As equipes aprovaram a proposta da FIA por unanimidade, consolidando sua introdução já no GP da Austrália.
 
O novo sistema só pôde ser oficializado agora por causa de uma resistência da Ferrari. Se a aprovação não fosse unânime, o novo sistema seria postergado por tempo indeterminado. A escuderia de Maranello, todavia, acabou recuando e aceitou a medida da FIA.
Nova classificação será introduzida em Melbourne (Foto: Getty Images)

O radical formato estabelece que a primeira parte da classificação seja cumprida em 16 minutos. Após os primeiros sete minutos, o piloto mais lento será eliminado. Na sequência, a cada minuto e meio, o último colocado na tabela de tempos deixa a disputa, fazendo com que 15 restantes sigam para o Q2.

 
O Q2 terá 15 minutos, seguindo praticamente o mesmo mecanismo do Q1. Agora, porém, serão seis minutos até que a primeira eliminação aconteça. Depois, o tempo de 90 segundos para a próxima eliminação é mantido. Com mais sete pilotos ficando pelo caminho, os oito mais velozes chegam ao Q3.
 
Na parte derradeira da definição do grid, o tempo para a primeira eliminação cai para cinco minutos. Na sequência, o mecanismo dos 90 segundos entra em ação, até que restem os dois mais rápidos no minuto e meio final de disputa, onde será decidido o pole-position.
 
A temporada 2016 da F1 começa já no próximo dia 20, com a realização do GP da Austrália no circuito de Albert Park, em Melbourne.
 
VEJA A EDIÇÃO #19 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA STOCK CAR, F1, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.