Equipes concluem que reintroduzir reabastecimento na F1 prejudicaria espetáculo, diz site

De acordo com informações do site ‘Motorsport.com’, a F1 não deve voltar a ter reabastecimento na temporada 2017: a conclusão foi de que o show, na verdade, perderia com esta regra. Argumento principal é que ultrapassagens aumentaram de 2009 para 2010

As equipes se reuniram em Montreal na quinta-feira e concluíram que reintroduzir o reabastecimento na dinâmica das corridas da F1 seria prejudicial. A informação é do site ‘Motorsport.com’.
 
O tema foi levantado na reunião do Grupo de Estratégia de F1, no mês passado, e inicialmente aprovado. Entretanto, não deve ser levado adiante.
 
O motivo que fez os times desistirem foi a crença de que, em vez de melhorar o espetáculo, na verdade vai deixá-lo pior – os custos envolvidos e a segurança foram fatores secundários.
Pit-stop e reabastecimento de David Coulthard em Barcelona em 2008 (Foto: Red Bull/Mathias Kniepeiss)
Quando existia reabastecimento na F1, a grande reclamação dos fãs era que as ultrapassagens aconteciam nos boxes e não na pista. E, de 2009, último ano com o artifício, para 2010, a média de ultrapassagens por corrida dobrou: foi de 14 para 28 – de acordo com o site ‘Clip the Apex’.
 
Tal número foi levado em conta pelos dirigentes das equipes.
 
Nos anos recentes, o que teve mais ultrapassagens foi o de 2011 com uma média de 59 por corrida – levando em conta apenas as provas disputadas com pista seca. Em 2015, a média das seis primeiras etapas foi de 31.

Fora isso, de fato o reabastecimento representaria um custo adicional para os times, e também havia preocupações com a segurança, uma vez que a intenção é fazer com que a troca de pneus continue definindo o tempo gasto em um pit-stop.

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, foi dois dos que se posicionaram abertamente contra o reabastecimento. Já os pilotos, por outro lado, haviam considerado a proposta interessante.

O próximo passo é reencaminhar o assunto ao Grupo de Estratégia da F1 para que a ideia seja definitivamente enterrada ou, então, reformulada. De todo modo, segundo o 'Motorsport.com', os times tomaram a decisão de forma unânime.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.