Empolgada com resultado na Hungria, Renault rejeita férias e trabalha por evolução na segunda parte da temporada

O grande — e improvável — resultado obtido pela Renault no último GP da Hungria foi como um impulso para a fábrica de Viry-Châtillon, que não vai parar mesmo durante o período de férias da F1. Tudo para reduzir a diferença em relação a Ferrari e Mercedes no desempenho das unidades de força

Depois de um terrível começo de temporada 2015 da F1, a Renault encerrou a primeira parte do campeonato com um resultado alentador. Afinal, após inúmeros problemas de confiabilidade, que resultaram numa grande crise com a Toro Rosso e, principalmente, com a Red Bull, a fábrica francesa respirou mais aliviada depois de uma performance surpreendente e, ao mesmo tempo, redentora na Hungria. Os taurinos garantiram dois lugares no pódio, com Daniil Kvyat terminou a corrida em segundo lugar, à frente de Daniel Ricciardo. E Max Verstappen, da Toro Rosso, fechou logo atrás, em quarto.

Impulsionado pelo grande resultado em Hungaroring, a Renault trabalha duro para tentar reduzir a diferença de performance que a separa de Mercedes e Ferrari. Por isso, nada de férias neste período de quatro semanas que separa o GP da Hungria em relação à próxima etapa do Mundial, o GP da Bélgica, no próximo dia 23 de agosto.

Aqui é trabalho, meu filho! Rémi Taffin não quer saber de férias: tudo para a Renault evoluir seu motor (Foto: Frederic Le Floch/DPPI)

“A Renault Sport F1 não é uma equipe, por isso estamos isentos das férias, caso assim escolhamos. O calendário deste ano tem sido muito agitado, então o pessoal de pista e design vai usar a pausa para as férias, mas a Renault Sport FT ainda vai ficar oficialmente aberta. Cerca de 35% da nossa força de trabalho vai trabalhar diariamente”, declarou Rémi Taffin, diretor de operações da Renault Sport, ao site ‘F1i.com’.

“Nós vamos alternar as férias entre o pessoal para que o trabalho siga seu curso. Temos um importante número de atualizações vindo para a segunda parte do ano, de modo que é importante correr com isso para o benefício das nossas equipes clientes e seu desempenho na temporada”, explicou o engenheiro.

“O resultado na Hungria mostra que estamos no rumo certo agora. Mesmo parecendo um período de férias para todos, ainda estamos trabalhando e fazendo de tudo”, acrescentou.

Apesar de toda a empolgação depois do resultado em Hungaroring, a Renault tem os pés bem cravados no chão quando o assunto diz respeito à etapa em Spa-Francorchamps, que é um dos circuitos mais rápidos do calendário. A configuração do traçado belga é altamente desfavorável ao motor Renault.

“A Bélgica é uma corrida muito complicada para recomeçar, e vamos iniciar os preparativos para o GP uma semana antes da corrida. Vamos ter os dinamômetros funcionando e os engenheiros buscando o melhor acerto para tentar otimizar o desempenho em Spa”, comentou Taffin.

“Viajaremos para a Bélgica na segunda-feira da semana da corrida, de modo que o tempo vai passar rápido. É bom ter uma pausa e voltar revigorado. Teremos muitas corridas na segunda parte do ano, e temos algumas metas ousadas a cumprir”, concluiu o diretor da Renault.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.