Embaixador da Renault, Prost entende que domínio da Mercedes pode acabar em 2015 e crê em volta por cima das rivais

Embaixador da Renault e quatro vezes campeão mundial de F1, Alain Prost entende que o domínio da Mercedes deve acabar em 2015. O francês acha que, agora, as rivais terão condições de colocar na pista um conjunto carro-motor mais competitivo

Tetracampeão mundial, Alain Prost alertou que o domínio da Mercedes pode ter um fim na próxima temporada da F1. O francês, que atualmente representa a Renault no cargo de embaixador da marca gaulesa, entende que a hierarquia do Mundial deve ser diferente em 2015.

Perguntado se há uma chance de a equipe alemã ser batida no próximo ano, Prost acredita que sim. "Temos de esperar, antes de tudo, para ver qual será o regulamento com relação ao desenvolvimento dos motores. Isso será de grande importância", completou o ex-piloto em declaração à revista inglesa 'Autosport'.

Alain Prost entende que domínio da Mercedes acaba em 2015 (Foto: Reuters)

"Quando você tem esse tipo de domínio, é difícil vencer, mas não é impossível. A maneira que você pode trabalhar no chassi é limitada, mas acho que, com relação ao conjunto carro-motor, os rivais da Mercedes podem fazer um trabalho melhor", acrescentou o gaulês.

Prost ainda afirmou que o desempenho acachapante da Mercedes não é bem uma surpresa. Isso porque a montadora já vinha se preparando há muito tempo dentro desse regulamento. "Era quase inevitável", falou.

"Eu não estou falando sobre a diferença de desempenho, mas a Mercedes chegou em vantagem porque eles começaram esse projeto há três anos. Ao mesmo tempo, a Renault vinha lutando para conquistar os quatro campeonatos seguidos."

"E talvez isso tenha dificultado um pouco o trabalho, o investimento e a gestão de tudo, especialmente quando se tem uma mudança tão grande nas regras, com um novo modo de construir motores. É muito complicado fazer tudo junto", declarou.

"Além disso, a Mercedes produz o chassi e o motor, e isso foi bastante importante nesse ano. Se você olhar bem, vai ver que não é apenas um motor, é todo o pacote e a integração", concluiu.

A Red Bull é a melhor equipe equipada com motores da Renault do grid. Os austríacos seguem na segunda colocação no Mundial, com três vitórias neste ano, todas com Daniel Ricciardo, em Montreal, Hungaroring e Spa-Francorchamps.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.