Em manhã úmida, Rosberg responde a Hamilton e lidera terceiro treino livre do GP do Brasil

O terceiro treino livre começou com a pista bem úmida e as Mercedes bem atrás. Mas na fase final da sessão que abriu os trabalhos neste sábado, Nico Rosberg respondeu a Lewis Hamilton, que dominou a sexta-feira, e fechou na frente a sessão em Interlagos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Nico Rosberg foi o mais rápido do terceiro treino livre do GP do Brasil, realizado na manhã deste sábado (12) em Interlagos. Depois de ver o rival Lewis Hamilton liderar os trabalhos na última sexta-feira, o alemão respondeu ao rival e se mostrou também muito forte para a disputa para a pole e também para a corrida no domingo. O alemão cravou 1min11s740 em sua melhor passagem, já nos minutos finais da sessão, vendo o companheiro de Mercedes terminar 0s093 atrás. O clima mudou bastante em Interlagos em relação à sexta-feira, com o calor dando lugar a um clima bastante fechado. Tanto que o treino começou com a pista bastante molhada, mas as condições do asfalto melhoraram ao longo das atividades.

Com o clima mais frio, a Ferrari melhorou bastante em relação à sexta-feira e terminou logo atrás da Mercedes. Sebastian Vettel cravou o terceiro mellhor tempo desta manhã, 0s219 atrás da marca de Rosberg. Kimi Räikkönen veio logo atrás, desbancando a dupla da Red Bull: Max Verstappen foi o quinto mais rápido, logo à frente de Daniel Ricciardo. Valtteri Bottas repetiu o bom desempenho da Williams e foi o sétimo. A grande surpresa da sessão foi a colocação de Jolyon Palmer, oitavo com a Renault. Felipe Massa, que faz neste fim de semana sua última corrida no Brasil, e Fernando Alonso, da McLaren, fecharam o rol dos dez primeiros colocados.

No fim da sessão, Felipe Nasr melhorou seu tempo de volta, mas não foi o bastante para sair das últimas colocações. O piloto da Sauber cravou 1min13s922 como seu melhor tempo e terminou em 20º, à frente apenas de Esteban Ocon e do companheiro de equipe Marcus Ericsson, que enfrentou um problema no motor e praticamente não andou nesta manhã.

O treino classificatório que vai definir o grid de largada do GP do Brasil, penúltima etapa da temporada 2016 do Mundial de F1, acontece logo mais, às 14h (horário brasileiro de verão). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo 'in loco', AO VIVO e em TEMPO REAL.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Nico Rosberg fechou na frente o terceiro treino livre em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Saiba como foi o terceiro treino livre do GP do Brasil de F1

Bem diferente do que foi toda a última sexta-feira, o sábado começou com o céu carrancudo em Interlagos. O forte calor deu lugar à chuva que aparecia aqui e ali. A temperatura do ar estava em apenas 19ºC, enquanto o asfalto tinha apenas 23ºC. A chuva que deu as caras durante à noite e nas primeiras horas do dia em São Paulo deixaram a pista bastante úmida em muitos pontos. Mas a direção de prova declarou pista molhada minutos antes do treino.

E dá-lhe capas de chuva ao torcedor nas arquibancadas em Interlagos. A típica garoa paulistana apertou pouco antes do início do terceiro treino livre. Assim, os primeiros carros deixaram os boxes usando pneus de chuva forte, ainda que a pista não estivesse tão encharcada. A Ferrari foi a primeira dentre as equipes a ir para a pista na manhã deste sábado, com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen usando os pneus azuis. E a chuva apertava ainda mais.

A Ferrari abriu o sábado em Interlagos com pneus para chuva forte (Foto: Reprodução)

A dupla da Ferrari fez apenas uma volta de verificação da pista e voltou para os boxes. Outros pilotos, contudo, ganhavam a pista, como Carlos Sainz, Kevin Magnussen, Esteban Gutiérrez e Felipe Nasr. A Mercedes também deixava os pits com Nico Rosberg e Lewis Hamilton, assim como Felipe Massa, Valtteri Bottas, Romain Grosjean, Pascal Wehrlein e Daniil Kvyat, além de Marcus Ericsson. Todos usando pneus 'azuis'. E todos voltaram aos boxes em seguida.

Logo em sua volta de instalação, Hamilton percebeu que não havia tanta necessiade em usar os pneus de chuva extrema e que já era possível colocar os slicks. Assim, logo a Mercedes providenciou a troca para a sequência da sessão em Interlagos. Lewis voltou à pista e teve de desviar de Nico Rosberg, que estava parado na saída do pit-lane quando treinava largada. Só que a chuva, toda marota, teimava em aparecer em alguns trechos da pista.

Hamilton passa reto pelo trecho úmido da Descida do Lago (Foto: Reprodução)

Hamilton colocou pneus macios e foi o primeiro a abrir volta rápida neste sábado. Mas o britânico sentiu o traçado complicado quando passou pela Curva do Lago, após a Reta Oposta — trecho mais úmido do circuito naquele momento —, e foi para a área de escape asfaltada. Mesmo assim, o tricampeão cravou 1min20s910 como a primeira volta rápida do fim de semana, melhorando em seguida para 1min16s980.

Foi a senha para outros pilotos deixarem os boxes com os pneus amarelos. Logo na sequência, vieram as Williams com Valtteri Bottas e Felipe Massa. O finlandês cravou 1min15s048 e assumiu a ponta da sessão deposi de ver um guarda-chuva na pista tão logo abriu sua volta. Em seguida, foi a vez de Massa subir para a ponta com 1min13s848. A pista estava melhorando e permitia aos pilotos tentar marcas cada vez mais baixas.

Enquanto Hamilton estava de volta aos boxes, outros tantos pilotos aceleravam buscando ao máximo aproveitar o tempo disponível com pista seca antes da volta da chuva. Foi aí que Räikkönen subiu para a ponta ao cravar 1min12s860. Ricciardo, com pneus médios, subia para segundo lugar, que logo foi ocupado por Nico Hülkenberg, que estava na pista com os compostos macios, como Räikkönen. Mas outro alemão, Vettel, completou 1min13s198 em seu melhor giro, quase 0s7 atrás de Kimi, mudando de novo o nome do segundo colocado.

Enquanto isso, Hamilton estava novamente na pista com pneus macios, assim como Nico Rosberg. Só que a Mercedes, no momento em que o treino chegava à sua primeira meia hora, nem de longe forçava o ritmo, indicando que trabalhava no ritmo de corrida. Sem a oposição da rival, a Ferrari aproveitava um bom stint de voltas rápidas e tinha Räikkönen ainda mais rápido, com 1min12s530, seguido por Vettel, que melhorava seu tempo e encostava: 0s131 atrás. Max Verstappen vinha em terceiro, com Daniel Ricciardo em quarto.

Nico Rosberg assumiu a liderança do treino nos minutos finais (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A Mercedes voltou a colocar Hamilton na pista, mas com pneus macios usados. Enquanto a chuva não aparecia, pilotos como Bottas, por exemplo, realizavam stints buscando avaliar o ritmo em long-runs, de modo que os tempos de volta permaneciam inalterados naquela fase da sessão. Mas a Red Bull trabalhou de forma diferente e forçou o ritmo com Daniel Ricciardo, que assumiu a liderança depois de cravar 1min12s287, 0s243 mais rápido que Räikkönen, usando pneus macios.

Lá atrás, a Sauber tinha problemas ao detectar uma falha no motor de Marcus Ericsson, que sequer foi à pista depois de ter cumprido com sua volta de instalação. Felipe Nasr, por sua vez, estava em 21º, com os pilotos da Mercedes logo à sua frente. Mas Rosberg deixava os boxes com pneus macios novos para fazer uma última tentativa de volta rápida. Segundos depois de Verstappen tomar a ponta de Ricciardo, Nico deu o troco e foi o primeiro a romper a casa de 1min12s pela manhã ao registrar 1min11s787. Em seguida, era a vez de Hamilton voltar à pista. O tricampeão do mundo melhorou bem sua volta, mas não conseguiu superar Rosberg, ficando em segundo lugar. Também no fim da sessão, Vettel subiu para terceiro, evidenciando uma boa melhora da Ferrari neste sábado. Outro a evoluir sua marca foi Nasr, que subiu duas posições e fechou a manhã em 19º.

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

F1 2016, GP do Brasil, Interlagos, Treino livre 3:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:11.740   19
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:11.833 +0.093 21
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:11.959 +0.219 14
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:12.027 +0.287 16
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO FERRARI 1:12.077 +0.337 19
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:12.287 +0.547 21
7 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:12.614 +0.874 26
8 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:12.968 +1.228 19
9 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:12.990 +1.250 26
10 14 FERNANDO ALONSO BEL McLAREN HONDA 1:13.002 +1.262 12
11 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:13.203 +1.463 14
12 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:13.231 +1.491 19
13 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:13.255 +1.515 15
14 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:13.293 +1.553 19
15 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:13.344 +1.604 15
16 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:13.596 +1.856 16
17 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL TAG HEUER 1:13.609 +1.869 13
18 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:13.750 +2.010 9
19 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:13.972 +2.232 20
20 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:13.992 +2.252 14
21 34 ESTEBAN OCON INA MANOR MERCEDES 1:14.222 +2.482 21
22 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI     1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.