Em fim de semana de festa para Mercedes, Rosberg supera Fangio e Senna e Hamilton alcança 100º pódio na F1

O fim de semana do GP do Japão foi histórico para a Mercedes e também para os seus pilotos. A escuderia conquistou o tricampeonato do Mundial de Construtores no último domingo, confirmando a posição de equipe dominante desde o início da nova ‘Era Turbo’. Mas seus pilotos também viveram bons momentos. Até mesmo Lewis Hamilton, que falhou na largada, alcançou uma marca histórica em Suzuka

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

17ª etapa da temporada 2016 do Mundial de F1, o GP do Japão entrou para a história da Mercedes. No último domingo (9), Suzuka viu a coroação da escuderia prateada, que confirmou a conquista do tricampeonato do Mundial de Construtores. O título consolida o time baseado em Brackley, na Inglaterra, como soberano neste primeiro período da nova ‘Era Turbo’, em vigor na F1 desde 2014. Resta saber, contudo, se a supremacia vai permanecer mesmo com a adoção do novo regulamento técnico, que promete chacoalhar o grid da categoria a partir de 2017.
 
Além dos integrantes da própria Mercedes, a quinta equipe da F1 a conquistar três títulos consecutivos — além de Ferrari, McLaren, Williams e Red Bull —, seus pilotos também alcançaram marcas individuais bastante relevantes no fim de semana em Suzuka. Mesmo Lewis Hamilton, que persegue a 50ª vitória na carreira desde o GP da Bélgica, no fim de agosto, tem lá seus motivos para comemorar, ainda que o tetra em 2016 lhe pareça cada vez mais distante.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Em dia de festa pelo tri da Mercedes, Rosberg e Hamilton alcançaram marcas históricas em Suzuka (Foto: Mercedes)
Dominante em todo o fim de semana em Suzuka, Nico Rosberg liderou os três treinos livres, faturou a pole-position com 0s013 de frente para Hamilton e, aproveitando a falha clamorosa do seu companheiro de equipe na largada do GP do Japão, nadou de braçada e venceu com folga pela primeira vez no traçado nipônico, abrindo 33 pontos de vantagem para Lewis.
 
De fato, a jornada de Rosberg no Japão foi brilhante. E histórica. No sábado, Nico faturou a sua 30ª pole-position na carreira, se tornou o oitavo melhor colocado na estatística em toda a F1 e ainda superou uma verdadeira lenda do esporte: o icônico argentino Juan Manuel Fangio, que largou 29 vezes na frente. Neste ano, Nico já faturou oito poles e superou nomes históricos como Fernando Alonso, Nelson Piquet, Niki Lauda e Mika Häkkinen.
 
No domingo, Rosberg foi além e festejou sua 23ª vitória na F1 e igualou o brasileiro Nelson Piquet, tricampeão mundial. Nico está em 13º na lista dos maiores vencedores da história do esporte, sendo o maior vencedor sem título mundial. Caso mantenha a saga vencedora nas próximas etapas do campeonato, o alemão poderá fechar 2016 igualando outro ícone do esporte, o também tricampeão Jackie Stewart, com 27 triunfos. O recordista da estatística é o heptacampeão Michael Schumacher, com 91 vitórias na F1.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Nico também superou outro tricampeão em uma estatística de performance bem relevante na história da F1. Com a nona vitória conquistada na temporada, Rosberg superou Ayrton Senna. Em 1988, ano do seu primeiro título na F1, conquistado também em Suzuka, o brasileiro venceu oito corridas. Assim, Rosberg igualou Senna e empatou com Michael Schumacher, que também alcançou nove vitórias nas temporadas de 1995, 2000 e 2001. Os recordistas são o próprio Schumacher e Sebastian Vettel, que venceram 13 GPs nos anos de 2004 e 2013, respectivamente.

 
Hamilton ainda terá de esperar mais algumas semanas antes de novamente tentar lutar pela 50ª vitória na F1. No entanto, Lewis ainda teve seus motivos para comemorar, em que pese a falha na largada do GP do Japão no último domingo. Ao terminar em terceiro lugar, o britânico conquistou seu 100º pódio na F1, ocupando o terceiro lugar entre os pilotos que mais conquistaram troféus na história do esporte, só atrás de Alain Prost, com 106 pódios, e de Schumacher, com praticamente inalcançáveis 155.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.