Em coluna, Webber escreve sobre decepção com Armstrong: “Você nos tratou como idiotas”

Na última coluna escrita para o site da emissora britânica BBC, Mark Webber disse que nutria admiração por Lance Armstrong depois de vencer o câncer, mas se decepcionou com o escândalo de doping no qual o ciclista norte-americano se envolveu e confessou recentemente

Dentre todos os pilotos do grid da F1, provavelmente Mark Webber foi quem mais esteve próximo de Lance Armstrong. Amante do ciclismo, o piloto australiano começou a fazer uso do esporte como parte da sua preparação física quando veio para a Europa, em meados dos anos 90. Logo, Armstrong, que travou dura luta contra um câncer nos testículos, serviu de inspiração e motivação para Webber.

Mas o ‘castelo de cartas’ ruiu depois que eclodiu o escândalo por doping em que Lance se envolveu. O ciclista norte-americano perdeu todos os sete títulos do Tour de France, além da medalha de bronze no ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e milhões de dólares em patrocínios. Mais do que tudo isso, Armstrong perdeu a admiração de todos aqueles que exaltaram seus feitos após a recuperação do câncer. Entre um desses milhões de ex-admiradores está Webber.

Ex-admirador de Armstrong, Webber disparou: "Nos tratou como idiotas" (Foto: Mark Webber/Divulgação)

Em coluna escrita para o site da emissora britânica BBC e publicada nesta terça-feira (29), o piloto da Red Bull se lembrou do seu avô, “um dos meus grandes heróis”, que também travou uma luta contra o câncer e morreu, quando Mark tinha apenas 14 anos. No texto, Webber relatou a admiração que tinha por Armstrong: “Era um conto incrível de como ele superou o câncer como pessoa, paciente e atleta”.

Webber revelou que teve a chance de encontrar com Lance algumas vezes, sendo que a primeira vez que pôde andar ao lado do ex-ídolo foi em 2004, logo depois do GP do Brasil, quando o australiano viajou para o Texas para uma visita ao rancho do ciclista. “Ele fazia várias perguntas de todo o tipo sobre pessoas do esporte. Lembro que ele perguntava sobre Frank Williams e, em particular, sobre Michael Schumacher”.

Mas depois que o próprio Armstrong confessou seu envolvimento no escândalo de doping que abalou o mundo do esporte, Webber não escondeu o desgosto e a decepção com o ciclista. Conhecido por não poupar palavras em qualquer tipo de questão, Mark disparou: “Ele nos tratou como idiotas”.

“Os rumores sobre Armstrong ser um mentiroso em série e [estar envolvido] em uma fraude por doping, além das longas conversas que tive com o respeitado jornalista Paul Kimmage [que esteve por anos no caso Armstrong], me fizeram perceber que talvez ele não era tudo que eu esperava que ele fosse”, comentou o número 2 da Red Bull.

“Isso ficou evidente na entrevista que ele deu para Oprah Winfrey. Ele admitiu que se dopou, mas ainda não vê isso como uma trapaça”, escreveu Webber. “É por isso que, Lance, usando as suas palavras, a punição ‘morte’ não é muito pesada. Você nos tratou como idiotas”, bradou o piloto, que usou o texto também para se despedir: Mark escreveu sua última coluna para a BBC.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.