Em classificação marcada por chuva e Alonso líder do Q1, Hamilton crava pole e Massa sai em 15º na Inglaterra
Lewis Hamilton garantiu a 67ª pole da carreira e agora está a apenas uma de igualar o recordista na estatística, Michael Schumacher. O tricampeão do mundo fez a festa diante da sua torcida e comprovou o amplo favoritismo da Mercedes em Silverstone diante de uma sessão que foi marcada pela chuva no Q1 em que Fernando Alonso voltou a brilhar
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Dono da casa, Lewis Hamilton fez a festa da torcida britânica na nublada tarde deste sábado (15) em Silverstone. O tricampeão do mundo confirmou o favoritismo e garantiu a pole do GP da Inglaterra, a sua 67ª na carreira. Assim, o piloto da Mercedes fica a apenas uma de empatar com seu antecessor na equipe, Michael Schumacher, recordista absoluto na estatística no Mundial de F1.
Hamilton quebrou o recorde de Silverstone neste atual traçado ao cravar 1min27s600. A surpresa foi a presença de Kimi Räikkönen em segundo após ter superado Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe. Valtteri Bottas garantiu apenas o quarto tempo, mas vai largar em nono com a punição imposta pela troca de câmbio. Max Verstappen completou o rol dos cinco primeiros da classificação.
A sessão foi marcada pela chuva no Q1. E quem brilhou foi Fernando Alonso, que brilhou. Com pneus supermacios, o bicampeão abriu sua volta derradeira com o cronômetro quase zerado e fez levantar o público nas arquibancadas ao pular de último para primeiro, liderando um segmento de classificação pela primeira vez desde 2013. Mas o espanhol acabou sendo eliminado no Q2, assim como Felipe Massa.
Há uma dúvida — que é gerada pela confusa regra da FIA — sobre quem é o último colocado no grid. Apesar de ter 30 lugares perdidos na lomba, as punições a Alonso foram aplicadas antes da de Ricciardo — que teve sua caixa de câmbio alterada depois do TL3 nesta manhã —, o que colocariam o espanhol à frente do australiano na última fila. Mas ficaria incoerente ter um piloto com 30 posições de punição à frente de alguém que tomou apenas cinco. A dúvida só será dirimida apenas quando a entidade confirmar.
Saiba como foi a classificação do GP da Inglaterra de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Pouco antes da sessão, a chuva voltou a dar as caras na região do autódromo. Tal cenário tornava a definição do grid de largada uma verdadeira loteria, até mesmo sobre a luta pela pole-position. Como o volume de água não era tão grande, alguns pilotos abriram o Q1 usando pneus intermediários, mas outros nomes, como Esteban Ocon, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein e Lewis Hamilton arriscaram com os supermacios. Mas quem optou pelo risco teve de optar pelo seguro. Em poucos minutos, todos estavam com os pneus 'verdes'.
A primeira melhor marca foi feita por Ricciardo, que cravou 1min42s966. A título de comparação, o recorde estabelecido por Hamilton pela manhã era de 1min28s063. Mas pouco depois de anotar seu tempo, Daniel enfrentou problemas no motor Renault do seu Red Bull e teve de encostar na grama no fim do setor 2. A direção de prova teve de acionar a bandeira vermelha quando restavam dez minutos para o fim do Q1 para retirar o carro do australiano, que teve o câmbio trocado na noite da última sexta-feira. A última vez que o sorridente piloto ficou fora do Q3 foi no GP da Itália de 2015, 38 corridas atrás.
Mas a pista foi liberada minutos depois. A pista se mostrava um pouco mais rápida, de modo que os pilotos conseguiam melhorar suas marcas antes da interrupção. Hamilton era o primeiro a superar Ricciardo com 1min41s296. Mas o tempo de Lewis não foi páreo para a grande volta feita por Vettel em seguida. O tetracampeão cravou 1min40s056, 1s240 mais rápido que o rival no molhado.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Verstappen, no entanto, provou seu talento em tais condições e subiu para a ponta com 1min38s912, seguido por Hamilton, que conseguiu melhorar seu tempo, e Bottas em terceiro. Vettel caía para quarto, enquanto Alonso, que estava em último, ia para o tudo ou nada e arriscava com pneus supermacios. Fernando passou no limite para abrir sua volta rápida e só faltou fazer chover: com um tempo excepcional, anotou o melhor tempo do Q1: 1min37s598, superando de longe a marca de Verstappen.
O último se tornou o primeiro e o primeiro caiu para último. Ricciardo teve a pior marca do Q1 e foi eliminado, assim como Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein, Kevin Magnussen e Lance Stroll.
A espetacular performance de Alonso no fim do Q1, aliada à pista mais seca e ao fim da chuva, levou os pilotos a deixarem os boxes com pneus slicks no começo do Q2. A primeira grande marca da segunda parte do treino coube a Räikkönen, com 1min32s171. O tempo foi batido em seguida por Hamilton e por Hülkenberg, que mostravam o quanto o asfalto estava melhor e menos imprevisível, também. O alemão colocava a Renault na ponta com 1min31s085.
Com pneus macios — em estratégia visando a corrida —, Bottas foi o primeiro a andar abaixo de 1min30s e tomou a ponta do Q2, com Vettel superando Verstappen. Mas Hamilton destruiu todas as marcas para cravar 1min29s097, pouco mais de 1s do recorde estabelecido pela manhã, se colocando como grande candidato à pole.
Massa, por sua vez, lutava para se colocar entre os dez melhores para avançar ao Q3, assim como Sergio Pérez. O mexicano era criticado por Vettel. O alemão reclamou que 'Checo' não lhe abriu passagem durante uma volta rápida, e o incidente foi investigado pelos comissários. As McLaren seguiam bem e estavam na briga por um lugar no top-10 com Stoffel Vandoorne em oitavo e Alonso em décimo.
Os tempos continuaram a despencar. Verstappen subiu para segundo, 0s334 atrás de Hamilton. Só que o britânico foi desbancado por Räikkönen e, depois, por Vettel, que foi 0s119 mais rápido que o britânico. Mas Lewis não deixou pedra sobre pedra e comprovou sua condição de favorito com o novo recorde da pista: 1min27s893. Bottas subiu para segundo, deixando Vettel mais atrás. Vandoorne passou ao Q3, mas Alonso ficou em 13º. O bicampeão foi eliminado, assim como Jolyon Palmer, Daniil Kvyat, Carlos Sainz e Massa, que não conseguiu encaixar uma boa volta no Q2.
Os 12 minutos derradeiros definiram o pole-position do GP da Inglaterra. Bottas foi o primeiro a fazer sua tentativa de volta, mas foi Hamilton quem novamente marcou o melhor tempo ao cravar 1min27s231. Vettel tentou chegar perto ao registrar 1min27s430, seguido pelo finlandês. Durante sua volta rápida, Romain Grosjean chegou a ser bloqueado por Hamilton e reclamou via rádio para a Haas.
Na última tentativa de volta rápida, Hamilton só faltou fazer chover. O britânico levantou as arquibancadas ao fazer um tempo espetacular: 1min27s600, novo recorde de Silverstone. No fim, Räikkönen surpreendeu Vettel ao garantir o segundo lugar, deixando o alemão em terceiro no grid de largada do GP da Inglaterra.
F1 2017, GP da Inglaterra, Silverstone, treino classificatório, final:
1 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:26.600 | 25 | |||
2 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:27.147 | +0.547 | 26 | ||
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:27.356 | +0.756 | 24 | ||
4 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:28.130 | +1.530 | 23 | ||
5 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:28.856 | +2.256 | 21 | ||
6 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:28.902 | +2.302 | 26 | ||
7 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:29.074 | +2.474 | 25 | ||
8 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:29.418 | +2.818 | 24 | ||
9 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | P +5 | 1:27.376 | +0.776 | 26 | |
10 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:29.549 | +2.949 | 26 | ||
11 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:30.193 | +3.593 | 18 | ||
12 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:30.355 | +3.755 | 20 | ||
13 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:31.368 | +4.768 | 12 | ||
14 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:31.482 | +4.882 | 15 | ||
15 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:42.798 | +16.198 | 21 | ||
16 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:42.573 | +15.973 | 11 | ||
17 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:42.577 | +15.977 | 11 | ||
18 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:42.593 | +15.993 | 10 | ||
19 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | P +5 | 1:30.600 | +4.000 | 4 | |
20 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | P +30 | 1:42.633 | +16.033 | 17 | |
Tempo 107% | 1:32.662 | +6.062 | |||||||
Recorde | Lewis HAMILTON | FIN | Mercedes | 1:26.600 | 15/07/2017 | ||||
Melhor volta | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:30.874 | 11/07/2010 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }