Em casa, Vettel suporta pressão de Räikkönen e garante vitória no GP da Alemanha. Massa abandona
Sebastian Vettel resistiu à pressão de Kimi Räikkönen nos metros finais e venceu em casa. Romain Grosjean conseguiu segurar Fernando Alonso e ficou com o terceiro posto. Felipe Massa abandonou no início da disputa.
Confira como foi o GP da Alemanha da F1
A corrida de Nürburgring começou muito quente e nem foi por causa do forte sol na cidade alemã. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, os carros da Red Bull tracionaram muito bem, ensanduichando e engolindo Lewis Hamilton antes da primeira curva. Sebastian Vettel, que havia apostado na trajetória interna do circuito, tomou a ponta, seguido por Mark Webber. O piloto da Mercedes, por sua vez, caiu para terceiro.
Relacionadas
A quarta colocação era de Kimi Räikkönen, embora o finlandês precisasse se defender do companheiro de equipe, Romain Grosjean, que estava mais rápido. Felipe Massa era o sexto, após fazer uma boa largada, enquanto Fernando Alonso seguia no oitavo ponto.
Só que o brasileiro nem teve tempo para capitalizar a boa largada. Na abertura da quarta volta da prova, ele rodou sozinho na curva 1. Como o motor desligou, Felipe foi obrigado a abandonar o GP. Talvez com o medo do safety-car ser acionado, Paul Di Resta, Jean-Éric Vergne e Charles Pic foram aos boxes, abrindo o ciclo de paradas.
O primeiro piloto de uma equipe grande a fazer o pit-stop foi Lewis Hamilton, na sétima passagem. Vettel parou no giro seguinte, mas conseguindo retornar à pista à frente do carro da Mercedes. Na nona volta foi a vez de Räikkönen e Webber pararem.
E neste momento houve o episódio de maior tensão da prova. O australiano deixou os pits com a roda traseira direita frouxa. Ela acabou se soltando e indo em direção a um cameraman, que foi a nocaute. O profissional logo foi atendido no centro-médico do circuito e passa bem.
Quem não tinha nada a ver com os problemas nos boxes era Romain Grosjean. Mesmo com o pneu macio, o piloto da Lotus permaneceu na pista até o 14º giro, quando aproveitou para abrir cerca de 2s por volta para os rivais. Com isso, assim que o gaulês deixou o pit-lane, já ocupava a segunda colocação, atrás apenas de Vettel.
Um pouco mais atrás, Hamilton finalmente conseguiu a ultrapassagem em Nico Rosberg, como Räikkönen repetindo a manobra no giro seguinte. O piloto da Lotus ainda conseguiu deixar o outro piloto da Mercedes para trás, para assumir a terceira colocação entre aqueles que já haviam parado.
Hamilton, assim, se tornou vítima de Fernando Alonso. Os dois fizeram um bom duelo, com o piloto da Mercedes conseguindo se defender no começo. Entretanto, devido ao desgaste da borracha, a passagem foi inevitável. Por estar sem condições de lutar por posições, o britânico resolveu fazer a segunda parada na volta 23.
O momento não poderia ter sido pior. Na volta seguinte, Jules Bianchi abandonou com o motor Cosworth estourado, deixando o carro em cima de um barranco. Com o piloto já fora, o bólido começou a descer ladeira abaixo, atravessando a pista. Por causa do perigo desta situação insólita, a direção de prova acionou o safety-car, o que levou todo mundo aos boxes para não perder a vantagem.
Na relargada, Grosjean patinou, permitindo que Vettel pulasse na frente. Apesar disso, o francês seguiu na briga, com os dois carros da Lotus escoltando o da Red Bull, mas sem conseguir a ultrapassagem.
Para tentar passar o tricampeão, a equipe inglesa apostou na estratégia, chamando Grosjean aos boxes, antecipando a parada. A Red Bull entendeu o movimento e pediu para que Vettel fizesse o pit-stop na volta seguinte. A estratégia do time austríaco deu certo, e o alemão retornou na frente com uma diferença mínima.
Quem permaneceu na pista foi Kimi Räikkönen. O finlandês apostou em uma tática diferente e só fez a parada na volta 50. Com pneus mais novos, o nórdico começou a tirar a diferença para os dois primeiros. Quem também vinha rápido era Fernando Alonso, em quarto, fazendo uso do pneu macio.
Pelo rádio, a Lotus pediu em duas oportunidades que Grosjean cedesse a segunda posição para o companheiro de equipe. Depois de a equipe insistir bastante, o francês deu passagem quando faltavam cinco voltas para o fim. Entretanto, apesar de todos os esforços da Lotus, Vettel conseguiu manter a diferença para conquistar a primeira vitória da carreira correndo em casa na F1.
Räikkönen fechou em segundo, com Grosjean no pódio. Alonso fechou em quarto, mas deixando o carro parado na volta de desaceleração, o que pode resultar em punição, dependendo do que a inspeção técnica disser. Hamilton, Jenson Button, Mark Webber, Sergio Pérez, Nico Rosberg e Nico Hülkenberg completaram o top-10.
Quer andar de Nascar em Orlando com Christian Fittipaldi? Clique abaixo:
Siga o GRANDE PRÊMIO | Curta o GRANDE PRÊMIO |
F1, GP da Alemanha, Nürburgring, final:
P | |||||||
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:41:14.711 | 60 voltas | 3 | |
2 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | +1.008 | 3 | ||
3 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | +5.830 | 3 | ||
4 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | +7.721 | 3 | ||
5 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +26.927 | 3 | ||
6 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | +27.996 | 2 | ||
7 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | +37.562 | 3 | ||
8 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | +38.206 | 2 | ||
9 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | +46.821 | 3 | ||
10 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | +49.892 | 3 | ||
11 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | +53.771 | 2 | ||
12 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | +56.975 | 3 | ||
13 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | +57.738 | 3 | ||
14 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | +1:00.160 | 3 | ||
15 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | +1:01.900 | 2 | ||
16 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | +1 volta | 2 | ||
17 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | +1 volta | 3 | ||
18 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | +1 volta | 3 | ||
19 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | +1 volta | 4 | ||
20 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | +38 voltas | NC | 3 | |
21 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | +39 voltas | NC | 3 | |
22 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | +57 voltas | NC | ||
Melhor volta | |||||||
Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:33.468 | volta 51 | |||
REC | Takuma SATO | JAP | BAR 006 | 1:27.691 | 29/05/2004 | ||
MV | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:29.398 | 06/07/2013 | ||
Condições do tempo | SOL | ar: 24-26ºC | pista: 42-45ºC |