Em busca de novo dono, Caterham consegue permissão da FIA para usar carro de 2014 na próxima temporada

Apesar de ter uma temporada longe de exitosa, o CT05 recebeu permissão especial para ver a luz do dia em 2015. O modelo de 2014 da Caterham foi autorizado pela FIA após pedido especial dos administradores legais do time de Leafield, que consideram a permissão um atrativo para os possíveis compradores com quem negociam

A Caterham, sob administração legal desde outubro, recebeu permissão especial da FIA para utilizar em 2015 o mesmo carro usado em 2014, o CT05. Dessa forma, a firma Smith & Williams, que está comandando o ex-time de Tony Fernandes, espera uma contrapartida mais interessante para atrair um comprador.
 
De acordo com o administrador legal Finbar O'Connell, um dos responsáveis pela Caterham, a permissão significa um atrativo aos possíveis novos donos. Numa F1 de altos gastos, o comprador não precisaria correr contra o tempo e contra o banco para desenvolver um projeto em pouco tempo.
Kamui Kobayashi (Foto: Glenn Dunbar/LAT Photographic)
"É do interesse de todas as partes com quem eu estou falando. Dá a eles uma chance, um começo mais fácil para entrar na F1", falou. 
 
"A Comissão da F1 e a FIA concordaram que se era para ajudar os times mais fracos, a Caterham pode usar o carro de 2014 no próximo ano, então dá mais tempo e opções. É uma decisão de compra muito difícil para qualquer pessoa por causa dos grandes custos envolvidos na F1". 
 
Em novembro, a esquadra de Leafield demitiu 230 funcionários, selando a crise. Após perder os GPs de Estados Unidos e Brasil, a Caterham conseguiu paticipar em Abu Dhabi graças a uma vaquinha que arrecadou cerca de R$ 9,6 milhões em 6.466 doações.
 
"Ainda estou falando com alguns investidores interessados, e estou esperando que um deles possa fazer o negócio", encerrou O'Connell.
 
A Caterham começou a afundar em crise ainda em outubro, quando os novos donos, o grupo Engavest SA., e  o antigo, Fernandes, começaram uma troca pública de acusações. Para que não fosse decretado o fim do time, as partes acharam melhor entregar o comando nas mãos dos administradores legais

#GALERIA(5093)

UMA VITÓRIA E UMA PREOCUPAÇÃO

A Porsche encerrou a temporada de retorno à classe LMP1 conquistando a primeira vitória do ano — embora lamente que também terá pontos negativos para se lembrar. Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb triunfaram nas 6 Horas de São Paulo, disputadas neste domingo (30), em Interlagos, e Mark Webber sofreu um fortíssimo acidente com o outro Porsche 919 na Curva do Café a 25 minutos da bandeira quadriculada ser agitada. A última vitória da Porsche em uma corrida de protótipos fora conquistada nas 24 Horas de Le Mans de 1987, há 27 anos, pois.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

determinarTipoPlayer(“15295269”, “2”, “0”);

PANCADA DE RESPEITO

Mark Webber bateu muito forte o Porsche #20 na Curva do Café. Faltando 25 minutos para o final das 6 Horas de São Paulo, o australiano se envolveu em um acidente com a Ferrari #90 de Matteo Cressoni.

O acidente provocou a primeira intervenção de safety-car na prova brasileira, liderada pelo outro Porsche, o #14, que tem Neel Jani no comando. De acordo com a Porsche, o piloto passa bem. Ao ser removido pela maca, Webber acenou para o público.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

SANDUÍCHE DE PRESUNTO, NÃO

Ainda na volta de apresentação, enquanto liderava o pelotão para a largada, Rubens Barrichello disse no rádio que ele e a equipe precisavam fazer o “arroz com feijão” na prova decisiva em Curitiba. Dito e feito. É bem verdade que Barrichello levou um pequeno susto no início, mas isso não o tirou da zona confortável para garantir a taça. E com o terceiro lugar, o ex-piloto da F1 e da Indy se sagrou campeão da Stock Car.

É o primeiro título do paulista desde a conquista da F3 Inglesa em 1991. Fora da briga pelo campeonato, Daniel Serra venceu com tranquilidade a corrida curitibana. Átila Abreu bem que tentou tirar o título de Rubens, mas acabou mesmo em segundo. Cacá Bueno foi o quarto, enquanto Allam Khodair completou o top-5.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.