A Ferrari parece estar dando passos adiante já no primeiro dia de
testes coletivos da F1 em Barcelona, nesta terça-feira (17). No turno da tarde, Sebastian Vettel foi 0s117 mais veloz do que Nico Rosberg e sua Mercedes. O resultado chama atenção por um detalhe em particular: as duas equipes usaram os mesmos pneus, os macios.
Durante a manhã Vettel também apareceu na frente de Rosberg, mas em situação diferente. Na ocasião, a Mercedes focou em simulação de corrida, usando pneus médios. Durante a tarde, mesmo fazendo voltas lançadas com macios, o resultado não foi melhor do que o do tetracampeão. As duas equipes vinham se revezando no topo da tabela. Sebastian abriu os trabalhos na liderança, foi superado por Nico, e deu o troco algum tempo depois.
Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)
Para a Mercedes, a boa notícia é – como de costume – ser a equipe com mais voltas acumuladas. Somando a manhã e a tarde, Rosberg completou 106 voltas em Barcelona.
Em terceiro apareceu o
líder da manhã, Jenson Button. Para efeito de comparação: ainda sem usar o pneu supermacio, tanto Rosberg quanto Vettel já estavam registrando voltas melhor do que Button. O britânico optou pelo composto mais macio de todos também durante a tarde, e o resultado foi praticamente o mesmo – apenas 0s050 mais lento no turno da tarde. Na sequência, o piloto da McLaren focou em trechos mais longos e tanque cheio, fechando o dia com um total de 81 voltas completas.
Nico Rosberg foi o piloto com maior quilometragem (Foto: Mercedes)
Em quinto, uma surpreendente Manor. Pascal Wehrlein fez uma bela volta com supermacios, sendo apenas 0s4 mais lento do que a Haas de Grosjean. A equipe já havia introduzido parte das atualizações no GP da Espanha, mas ainda tinha mais novidades para aplicar.
Daniel Ricciardo, sexto, teve um dia meio estranho. Desde a última hora da manhã até o fim da primeira hora da tarde, o australiano ficou na garagem, sem qualquer intenção de sair. Não se sabe se houve algum problema mecânico em sua Red Bull. De qualquer forma, Ricciardo soube aproveitar o tempo de pista que teve: foram 89 voltas completas ao longo do dia.
Ninguém teve um dia pior do que a Force India. A equipe, que promete grandes atualizações para a fase europeia do campeonato, sofre com a falta de ritmo do inexperiente Alfonso Celis Jr. Sergio Pérez, que acompanha a sessão, pediu para o compatriota tentar ser mais rápido. Caso contrário, não daria para avaliar as novidades do carro. E, de fato, andar 5s mais lento que os líderes, com os mesmos pneus, é um desempenho para lá de questionável. No fim do teste, com supermacios, até deu para subir para oitavo. Mesmo assim, ficar 0s6 atrás da Manor, com o mesmo composto, é uma bela evidência dos problemas de Alfonso.
Williams testa nova asa traseira em Barcelona (Foto: XPB Images)
Atrás de Celis, duas equipes que não focaram muito em voltas rápidas. Alex Lynn, de Williams, e Esteban Ocon, de Renault, não quiseram testar seu desempenho com a borracha supermacia. A equipe de Frank Williams, aliás, chamou bastante atenção na primeira parte do dia: a equipe testou uma asa traseira fora do regulamento, já pensando nas mudanças de 2017.
A F1 ainda terá mais um dia de testes nesta quarta-feira (18). Depois, só na pré-temporada de 2017.
F1 2016, Barcelona, Testes coletivos, dia 1:
1 |
5 |
SEBASTIAN VETTEL |
ALE |
FERRARI |
1:23.220 |
|
103 |
2 |
6 |
NICO ROSBERG |
ALE |
MERCEDES |
1:23.337 |
+0.117 |
119 |
3 |
22 |
JENSON BUTTON |
ING |
McLAREN HONDA |
1:23.753 |
+0.533 |
86 |
4 |
8 |
ROMAIN GROSJEAN |
FRA |
HAAS FERRARI |
1:23.882 |
+0.662 |
96 |
5 |
94 |
PASCAL WEHRLEIN |
ALE |
MANOR MERCEDES |
1:24.297 |
+1.077 |
86 |
6 |
3 |
DANIEL RICCIARDO |
AUS |
RED BULL TAG HEUER |
1:24.307 |
+1.087 |
89 |
7 |
38 |
PIERRE GASLY |
FRA |
TORO ROSSO FERRARI |
1:24.821 |
+1.601 |
78 |
8 |
34 |
ALFONSO CELIS |
MEX |
FORCE INDIA MERCEDES |
1:25.467 |
+2.247 |
99 |
9 |
41 |
ALEX LYNN |
ING |
WILLIAMS MERCEDES |
1:26.071 |
+2.851 |
86 |
10 |
45 |
ESTEBAN OCON |
FRA |
RENAULT |
1:26.530 |
+3.310 |
104 |
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO RECENTE NOTICIÁRIO SOBRE SCHUMACHER
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.