Em busca da reação, Ferrari supera Mercedes com Vettel na tarde do primeiro dia de testes da F1 em Barcelona

A Ferrari ainda não conseguiu bater a Mercedes nos cinco GPs realizados até aqui, mas nos testes a situação é outra. Com Sebastian Vettel, os italianos foram mais rápidos que Nico Rosberg. Os conterrâneos estavam com o mesmo tipo de pneu, o macio

A Ferrari parece estar dando passos adiante já no primeiro dia de testes coletivos da F1 em Barcelona, nesta terça-feira (17). No turno da tarde, Sebastian Vettel foi 0s117 mais veloz do que Nico Rosberg e sua Mercedes. O resultado chama atenção por um detalhe em particular: as duas equipes usaram os mesmos pneus, os macios.
 
Durante a manhã Vettel também apareceu na frente de Rosberg, mas em situação diferente. Na ocasião, a Mercedes focou em simulação de corrida, usando pneus médios. Durante a tarde, mesmo fazendo voltas lançadas com macios, o resultado não foi melhor do que o do tetracampeão. As duas equipes vinham se revezando no topo da tabela. Sebastian abriu os trabalhos na liderança, foi superado por Nico, e deu o troco algum tempo depois.
Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)
Para a Mercedes, a boa notícia é – como de costume – ser a equipe com mais voltas acumuladas. Somando a manhã e a tarde, Rosberg completou 106 voltas em Barcelona.
 
Em terceiro apareceu o líder da manhã, Jenson Button. Para efeito de comparação: ainda sem usar o pneu supermacio, tanto Rosberg quanto Vettel já estavam registrando voltas melhor do que Button. O britânico optou pelo composto mais macio de todos também durante a tarde, e o resultado foi praticamente o mesmo – apenas 0s050 mais lento no turno da tarde. Na sequência, o piloto da McLaren focou em trechos mais longos e tanque cheio, fechando o dia com um total de 81 voltas completas.
 
Romain Grosjean, testando um novo chassi após uma performance bastante fraca no GP da Espanha, teve um dia bom. Também com pneus supermacios, o francês foi apenas 0s1 mais lento do que Button. A falta de atualizações – a equipe já está pensando em 2017 – não parece estar sendo tão custosa.
Nico Rosberg foi o piloto com maior quilometragem (Foto: Mercedes)
Em quinto, uma surpreendente Manor. Pascal Wehrlein fez uma bela volta com supermacios, sendo apenas 0s4 mais lento do que a Haas de Grosjean. A equipe já havia introduzido parte das atualizações no GP da Espanha, mas ainda tinha mais novidades para aplicar.

Daniel Ricciardo, sexto, teve um dia meio estranho. Desde a última hora da manhã até o fim da primeira hora da tarde, o australiano ficou na garagem, sem qualquer intenção de sair. Não se sabe se houve algum problema mecânico em sua Red Bull. De qualquer forma, Ricciardo soube aproveitar o tempo de pista que teve: foram 89 voltas completas ao longo do dia.
 

Ninguém teve um dia pior do que a Force India. A equipe, que promete grandes atualizações para a fase europeia do campeonato, sofre com a falta de ritmo do inexperiente Alfonso Celis Jr. Sergio Pérez, que acompanha a sessão, pediu para o compatriota tentar ser mais rápido. Caso contrário, não daria para avaliar as novidades do carro. E, de fato, andar 5s mais lento que os líderes, com os mesmos pneus, é um desempenho para lá de questionável. No fim do teste, com supermacios, até deu para subir para oitavo. Mesmo assim, ficar 0s6 atrás da Manor, com o mesmo composto, é uma bela evidência dos problemas de Alfonso.
Williams testa nova asa traseira em Barcelona (Foto: XPB Images)

Atrás de Celis, duas equipes que não focaram muito em voltas rápidas. Alex Lynn, de Williams, e Esteban Ocon, de Renault, não quiseram testar seu desempenho com a borracha supermacia. A equipe de Frank Williams, aliás, chamou bastante atenção na primeira parte do dia: a equipe testou uma asa traseira fora do regulamento, já pensando nas mudanças de 2017.

A F1 ainda terá mais um dia de testes nesta quarta-feira (18). Depois, só na pré-temporada de 2017.

F1 2016, Barcelona, Testes coletivos, dia 1:

1 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:23.220   103
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:23.337 +0.117 119
3 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:23.753 +0.533 86
4 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:23.882 +0.662 96
5 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:24.297 +1.077 86
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:24.307 +1.087 89
7 38 PIERRE GASLY FRA TORO ROSSO FERRARI 1:24.821 +1.601 78
8 34 ALFONSO CELIS MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:25.467 +2.247 99
9 41 ALEX LYNN ING WILLIAMS MERCEDES 1:26.071 +2.851 86
10 45 ESTEBAN OCON FRA RENAULT 1:26.530 +3.310 104
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO RECENTE NOTICIÁRIO SOBRE SCHUMACHER

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.