Ecclestone promete criação de F1 Histórica para ex-pilotos veteranos: “Muitos ainda são bons o suficiente”

Bernie Ecclestone manifestou planos de criar em breve uma divisão da F1 destinada apenas a ex-pilotos da categoria. Sob o título de F1 Histórica, série contaria com o apoio financeiro da FOM, e os pilotos inscritos competiriam com carros que utilizaram durante suas carreiras. "Todos iriam querer participar", afirmou Gerhard Berger

A F1 pode ganhar uma novidade aventada e até tentada em outras épocas, mas que nunca recebeu um formato adequado para se tornar um sucesso: o surgimento de uma divisão para veteranos da categoria, batizada de F1 Histórica.
 
O termo já existe e está em uso, atualmente, por uma competição voltada para milionários colecionadores de modelos de carros antigos da série e que corre em circuitos tradicionais como Brands Hatch, Spa-Francorchamps e Nürburgring. A nova configuração, contudo, traria ex-pilotos para competir em carros guiados por eles próprios durante sua passagem na principal categoria do automobilismo do planeta.
 
Nomes de peso da imprensa mundial, como o ‘Wall Street Journal’ e a revista ‘Forbes’, indicam o desejo de Bernie Ecclestone de tirar a ideia do papel.

O próprio chefão da F1 confessa o intuito de realizar o projeto: “Uma categoria de ex-pilotos é uma boa ideia. Conversamos sobre isso e é algo que devemos fazer”, afirmou o britânico.

 
“Muitos desses ex-pilotos ainda são absolutamente bons o suficiente. Eles seriam colocados nos carros que usaram para pilotar”, prosseguiu o dirigente.
Nelson Piquet e o Williams FW11B voltariam à cena na F1 Histórica? (Foto: Mike King/Getty Images)

Martin Brundle, que competiu por equipes como Benetton, McLaren e Jordan, se mostrou empolgado com a novidade. “Uma F1 para veteranos, bem estruturada, seria muito popular entre os pilotos e fãs. Portanto, também para a televisão, os novos meios de comunicação e os patrocinadores. Gostaria de fazer parte dela”, disse. 

 
Gerhard Berger, que guiou por Benetton, Ferrari e McLaren, foi na mesma linha do inglês: “Estou certo de que seria algo bem sucedido e que todos os ex-pilotos gostariam de participar”. Campeão do mundo em 1996, Damon Hill, ex-Brabham e Williams, levantou outra questão: a segurança dos carros usados em suas épocas. “A maioria dos pilotos antigos quer chegar em casa cedo, ir para a cama e ler um livro.”
 
De acordo com o site ‘Pitpass’, recentemente foi solicitado um pedido de registro do nome “F1 Histórica” não só para uma nova competição como também para outros eventos relacionados. Em inglês, o nome cujo registro foi pedido – Historic F1 – difere do utilizado pela categoria amadora que está em atividade atualmente, chamada popularmente por este nome mas originalmente batizada de Masters Historic Racing.
 
A única tentativa de uma categoria com pilotos veteranos foi feita em 2005, quando surgiu a Grand Prix Masters, com carros projetados especialmente para a ocasião. Nomes de peso como Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi e René Arnoux participaram, mas a série acabou naufragando por problemas financeiros – algo que não aconteceria com a nova F1 Histórica se ela contar com o farto dinheiro da FOM.
 
“Minha ideia seria usar nomes como Mansell e [Nelson] Piquet”, disse Ecclestone, em referência à atual categoria conhecida como F1 Histórica, que “tem pilotos diferentes, pois são pessoas que compraram esses carros antigos”, acrescentou.
 
GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.