Ecclestone defende trabalho da Pirelli e critica Michelin por impor condições para retornar à F1

Dirigente máximo da F1, Bernie Ecclestone entende que não há espaço para as condições que a Michelin impôs para regressar à categoria como fornecedora de pneus. O britânico entende que a Pirelli tem feito um bom trabalho e que não há razões para mudar

A Michelin acenou com a possibilidade de retornar à F1 e fornecer pneus à categoria depois de quase dez anos de ausência. Mas para regressar ao grid, impôs condições que não agradaram em nada ao dirigente máximo do esporte, Bernie Ecclestone. Entre as propostas da fábrica francesa estão a adoção de um pneu de 18 polegadas, similar ao que é empregado na F-E, além de uma borracha que seja mais durável. Entretanto, o britânico se mostrou totalmente contrário às condições e defendeu o trabalho que a Pirelli, fornecedora italiana que entrega pneus à F1 desde 2011, indicando que não há motivos para mudar.

“No momento, a Pirelli passa por um período em que ela sabe exatamente o que nós queremos. É sempre difícil para eles, porque se eles fazem um pneu que esteja um pouco no limite, como nós sabemos, eles seriam trucidados. Mas eles estão preparados para fazer isso”, declarou Ecclestone quando indagado sobre o tema pela reportagem da revista britânica ‘Autosport’.

Bernie Ecclestone bradou contra a Michelin e entende que a Pirelli tem feito bom trabalho na F1 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Bernie, ao contrário, criticou a Michelin por propor um caminho exatamente contrário ao que a Pirelli adota na F1. “Toda a Michelin gostaria de fazer um pneu duro como pedra, que você poderia colocar em janeiro e trocá-lo em dezembro, porque eles não querem estar numa posição em que sejam criticados”, bradou.

“Isso, com absolutamente 100% de certeza, se colocasse em xeque a Mercedes vencendo, seria retirado. E isso é tudo o que você não quer, e vai contra todas as outras coisas que a Pirelli teve a coragem de fazer com base no que nós pedimos, que foi tornar as corridas mais empolgantes”, disse Ecclestone. “Se tivéssemos um pneu duro como pedra, poderíamos simplesmente esquecer isso”, salientou o chefão da F1.

Questionado a respeito de uma possível mudança no tamanho dos pneus da F1 para 18 polegadas, Bernie mais uma vez aproveitou para rejeitar a ideia da Michelin e elogiar o trabalho da Pirelli. “Não gosto deles. Eles parecem horríveis. Queremos que nossos carros tenham um visual agressivo para parecer com carros de corrida. A Pirelli sempre vai fazer o que lhes for pedido, e se tivermos de ter um pneu de 18 polegadas, eles poderão fazê-lo. Mas nós não vamos mudar aquilo que não precisa ser mudado. No momento, não precisamos mudar os pneus porque eles atualmente têm trabalhado bem”, finalizou.

SEM NOVIDADES

Cinco corridas se passaram no Mundial de F1 de 2015, e a McLaren Honda dos campeões Jenson Button e Fernando Alonso ainda nem chegou perto de pontuar na temporada. Para a Honda, passar várias provas longe da zona de pontuação — ou andando nas últimas posições do grid da categoria — não chega a ser uma novidade. A montadora japonesa já enfrentou fases tão ruins quanto no passado, e não é nem preciso voltar muito no tempo

STOP & GO

Já se passaram 14 anos desde que um piloto argentino correu na F1 pela última vez. Foi em 2001, ano em que Gaston Mazzacane disputou quatro provas pela equipe Prost. O país voltou a ter um piloto confirmado por uma equipe da categoria para a temporada 2010: José María López, o “Pechito”, foi anunciado como titular da USF1. Faltou a USF1 correr. Depois disso, Pechito se voltou de vez para as categorias de turismo. Antes, já havia conquistado títulos em dois dos três campeonatos da Argentina. Depois, voltou a ser campeão por lá para se credenciar a uma vaga na equipe de fábrica da Citröen no Mundial de Carros de Turismo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.