Ecclestone confirma regresso do GP do México ao calendário da F1 em 2015 após ausência de 22 anos, diz revista

Segundo a revista americana 'Forbes', Bernie Ecclestone confirmou que deu "luz verde" para GP do México, fora do calendário desde 1992, quando Nigel Mansell venceu com a Williams. Anúncio deverá ser feito na manhã da quarta (23)

Bernie Ecclestone confirmou à revista americana 'Forbes' nessa terça (22) que o GP do México vai voltar à cena da F1 em 2015 após 23 anos de ausência. A última vez que a categoria foi ao autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, foi em 1992, e teve Nigel Mansell como vencedor, ainda guiando a Williams.

Para a reportagem da revista, Ecclestone confirmou a informação e disse: "Passamos da luz verde com o México".

 
A corrida deverá ser oficializada no México na quarta pela manhã. O novo GP mexicano tem como idealizadores Tavo Hellmund, dono da USGP e do Circuitos das Américas em Austin, no Texas, e Alejandro Soberón, diretor-geral da Corporación Interamericana de Entretenimento (CIE). Entre os outros envolvidos com o projeto estão Carlos Slim Domit, filho do homem mais rico do mundo Carlos Slim e parte do Comitê Executivo da FIA; George González, executivo-chefe da CIE; e Federico Alaman, presidente da automobilismo da Ocesa.

Por trás desses nomes, ainda está Carlos Slim, dono da Telmex e patrocinador dos dois pilotos mexicanos na F1, Sergio Pérez e Estebán Gutiérrez. Além disso, o presidente do México, Felipe Calderón é fã de automobilismo e esteve no GP da Alemanha.

Roberto Moreno e Nelson Piquet no GP do México de 1991 (Foto: Pascal Rondeau/Getty Images)
O preço do GP do México é estimado em algo como US$ 30 milhões e levará o calendário da F1 ao número de 20 provas, algo feito apenas em 2012. 
 
Com o GP do Azerbaijão, em Baku, sendo o próximo na linha de adições da F1, o número de provas pode subir nos próximos anos. No entanto, Ferrari, McLaren e Red Bull teriam a chance de aprovar ou não essa situação, já que seu contrato prevê um máximo de 20 corridas por temporada. Para as equipes, que recebem 63% do todo arrecadado pela F1 em um ano, talvez não seja tão ruim. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.