Dono da Force India revela conversa com ‘embaixador’ Prost sobre possibilidade de venda para Renault

Embaixador da Renault, Alain Prost foi o elo entre a montadora e a Force India. Vijay Mallya revelou que o tetracampeão do mundo o convocou para uma conversa no sábado à noite, às vésperas do GP da Bélgica, para sondá-lo sobre um eventual interesse em vender a equipe para a marca, que tem interesse em voltar à F1 como equipe em 2016

Que a Renault procura alternativas para regressar ao grid da F1 como equipe, não chega a ser novidade. O fato novo, revelado pela revista britânica ‘Autosport’ no último domingo, é que a montadora de Viry-Châtillon não negocia apenas com a Lotus e com a Toro Rosso, como chegou a ser noticiado pelo próprio Franz Tost, chefe do time de Faenza, em maio.

Na noite do último sábado (22), em Spa-Francorchamps, Alain Prost, tetracampeão do mundo e embaixador da marca francesa, se reuniu com Vijay Mallya, dono da Force India, para sondar sobre um possível interesse na venda da sua equipe para a Renault.

“No sábado à noite houve uma conversa para me colocar a par sobre de que ainda não houve uma decisão tomada, eles ainda não apresentaram a proposta ao conselho da Renault”, declarou o indiano.

A Force India fez um bom papel em Spa com Pérez, mas perdeu o quinto lugar para a Lotus de Romain Grosjean (Foto: Force India)

“Em segundo lugar, ele queria saber como eu me sentiria sobre uma participação acionária. Estaríamos dispostos a considerar ser uma sócia minoritária? Se assim for, quais seriam nossas aspirações?”, revelou Mallya.

“Não conversamos sobre fornecimento de motores em momento algum. Falamos sobre seu potencial interesse como construtor, o que eles estão conversando com várias equipes e qual a minha visão e o que é possível e o que não é possível. Eles me perguntaram: você estaria preparado para abrir mão de uma participação majoritária? Se eu dissesse não, talvez tivesse sido o fim da conversa. Disse que isso tem de ser considerado, à luz de uma potencial oferta, e depois perguntei sobre a proteção dos direitos do sócio minoritário, o que eles têm a oferecer?”, acrescentou o empresário.

Contudo, Mallya foi claro ao garantir que não existe nada fechado e que foi apenas uma primeira sondagem. “Não há nenhum acordo na mesa. Eles não tomaram uma decisão sobre seus planos. É muito preliminar”, avisou.

No momento, a divisão acionária da Force India compreende a participação de Mallya, do Grupo Sahara e da família Mol. De modo que, para que uma possível negociação de venda para a Renault siga adiante, é preciso o aval dos demais sócios. “Tenho poder para falar pelas três partes, mas se houver algum acordo na mesa, tenho de discutir com o conselho”, esclareceu.

Prost é embaixador da Renault e sondou Mallya sobre uma eventual compra da Force India (Foto: Reuters)

“Estou mais do que confiante sobre o fato de que eles seguirão minha recomendação, mas somos uma organização democrática, a qual está bem gerida. De modo que as coisas, em certos níveis, devem ser decididas pela junta acionária”, concluiu o dono da equipe Force India.

Na ótima briga pelo quinto lugar do Mundial de Construtores, a Force India foi superada em Spa-Francorchamps justamente pela Lotus, outro time no radar de uma possível negociação com a Renault. Graças ao surpreendente pódio de Romain Grosjean, a escuderia aurinegra agora soma 50 pontos, contra 49 da Force India, que também garantiu um bom resultado ao ver Sergio Pérez cruzar a linha de chegada de Spa em quinto lugar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.