Dispensado pela Sauber no fim de 2014, Sutil é anunciado pela Williams para posto de piloto reserva

Adrian Sutil foi nomeado pela Williams como piloto reserva para a temporada 2015 do Mundial de F1. Piloto está na Malásia e de stand-by para o caso de Valtteri Bottas tornar a sentir a lesão nas costas

A Williams agora tem um piloto reserva. Nesta quinta-feira (26), o alemão Adrian Sutil foi anunciado como o substituto imediato de Valtteri Bottas e Felipe Massa na equipe de Grove.

Sutil está na F1 desde 2007, quando estreou pela equipe Spyker. Seguiu nela após a mudança de nome para Force India e defendeu a Sauber na temporada 2014, sendo dispensado para dar lugar a Felipe Nasr e Marcus Ericsson em 2015.

O veterano de 128 largadas na F1 já chega em alerta à escuderia de Grove devido à lesão nas costas sofrida por Valtteri Bottas no GP da Austrália. O finlandês realizou exames conduzidos pelos médicos da FIA e foi liberado para correr. Se voltar a sentir algo, Sutil assumirá seu lugar.

Adrian Sutil continuará marcando presença nos paddocks da F1 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Na Williams, ele se junta aos titulares Bottas e Felipe Massa, à pilota de testes Susie Wolff e ao piloto de desenvolvimento Alex Lynn.

Nos últimos dias, chegou-se a especular que, sem um piloto reserva, a Williams poderia utilizar Pascal Wehrlein, reserva da Mercedes, se fosse necessário substituir Bottas na Malásia. Também houve alvoroço com a possibilidade de uma mulher retornar à F1 após mais de duas décadas.

"Estou muito orgulhoso por ser parte de uma equipe de F1 tão grande e famosa. Trabalhar com Frank Williams e seu time significa muito para mim. Eu gostaria de agradecer a todos na Williams pela confiança em minhas qualidades e pela oportunidade de trabalhar com uma companhia tão competitiva e vitoriosa", declarou Sutil.

Frank Williams destacou a experiência que o alemão tem com os motores V6 turbo por ter disputado todo o campeonato de 2014. "Isso lhe dá um excelente conhecimento da atual geração de carros e unidades de força híbridas, o que é muito valioso para qualquer um que precisar entrar no cockpit em 2015", disse o chefe da equipe.

Sutil já apareceu no paddock vestindo as cores da Williams (Foto: LAT Photographic)

"A briga por uma posição alta no campeonato de Construtores será intensa nesta temporada, portanto selecionamos um piloto com experiência recente de corrida e estamos confiantes de que, se for necessário, ele seria um par de mãos sólidas para correr com o FW37 e ajudar a nossa campanha", acrescentou.

Sutil é dono de um recorde inglório na F1: é o piloto com mais corridas disputadas a não ter conquistado um pódio sequer. Ele não está confirmado em nenhum campeonato para a temporada 2015.

As atividades de pista em Sepang têm início às 23h (de Brasília) desta quinta-feira.

ISQUEIRINHO

A FIA divulgou a lista de coletivas do fim de semana do GP da Malásia e vai opor as parceiras em estado de guerra. Cyril Abiteboul, diretor da Renault, e Christian Horner, da Red Bull, vão estar na sala de coletiva/ringue na sexta-feira para o segundo assalto da F1 2015. Depois das trocas de farpas, o clima esquentou tanto que Abiteboul divulgou uma foto de um par de luvas de boxe que está levando para Sepang. Coisas de uma categoria mais agitada fora das pistas…

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.